ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)
Re: ETFs
"Os mercados" não são só o S&P 500. Uma carteira diversificada está-se a portar bem.
viewtopic.php?p=4273#p4273
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Acham boa ideia/boa altura para começar a alocar algum investimento em obrigações tendo em conta a baixa que os principais ETF da área tiveram? É melhor aguardar que as taxas de juro estabilizem?
Não tenho obrigações no meu porfolio (tirando exposição indirecta via AR PPR e Certificados de Aforro (que não são bem obrigações)).
Muito obrigado.
Não tenho obrigações no meu porfolio (tirando exposição indirecta via AR PPR e Certificados de Aforro (que não são bem obrigações)).
Muito obrigado.
Tu é que sabes. Obrigações são super matemáticas. Diz-me periodo e rentabilidades que desejes e vemos se é esperado/possível. Para preiodos abaixo de 5 anos anda tudo pelos 3% de rentabilidade esperada e 3.5% para 8 anos, gov europeia.fhff Escreveu: ↑18 mar 2023 16:12 Acham boa ideia/boa altura para começar a alocar algum investimento em obrigações tendo em conta a baixa que os principais ETF da área tiveram? É melhor aguardar que as taxas de juro estabilizem?
Muito obrigado.
acho que os CA se poderão portar tão bem ou melhor. Se estivessmos nos EUA a história seria diferente!
Achas que os CAs se poderão portar melhor a 5 ou 8 anos?Virtua Escreveu: ↑18 mar 2023 18:40 Tu é que sabes. Obrigações são super matemáticas. Diz-me periodo e rentabilidades que desejes e vemos se é esperado/possível. Para preiodos abaixo de 5 anos anda tudo pelos 3% de rentabilidade esperada e 3.5% para 8 anos, gov europeia.
acho que os CA se poderão portar tão bem ou melhor. Se estivessmos nos EUA a história seria diferente!
Sim, As taxas estão mais ou menos em linha com o esperado dos CA nesses período e sempre tens um produto que "Só sobe"tcs Escreveu: ↑18 mar 2023 19:29Achas que os CAs se poderão portar melhor a 5 ou 8 anos?Virtua Escreveu: ↑18 mar 2023 18:40 Tu é que sabes. Obrigações são super matemáticas. Diz-me periodo e rentabilidades que desejes e vemos se é esperado/possível. Para preiodos abaixo de 5 anos anda tudo pelos 3% de rentabilidade esperada e 3.5% para 8 anos, gov europeia.
Muito obrigado. Boa questão. A ideia seria ir para um ETF generalista que englobe todas as maturidades, tipo o EUNA/AGGH.Virtua Escreveu: ↑18 mar 2023 18:40Tu é que sabes. Obrigações são super matemáticas. Diz-me periodo e rentabilidades que desejes e vemos se é esperado/possível. Para preiodos abaixo de 5 anos anda tudo pelos 3% de rentabilidade esperada e 3.5% para 8 anos, gov europeia.fhff Escreveu: ↑18 mar 2023 16:12 Acham boa ideia/boa altura para começar a alocar algum investimento em obrigações tendo em conta a baixa que os principais ETF da área tiveram? É melhor aguardar que as taxas de juro estabilizem?
Muito obrigado.
Se calhar estou a complicar. Posso manter-me apenas nos CA.
Pessoalmente continuo a comprar EUNA (ETF generalista que englobe todas as maturidades), mas com maturidade média de 8 anos. É como um IWDA de bonds . Só não esperes retornos mais altos que CA, só isso. No curto prazo até pode correr bem, como na crise bancária dos últimos 15 dias, nunca se sabe, mas...
P.S. => Podes ver aqui como as coisas têm corrido:viewtopic.php?t=185
Levantaram uma questão interessante e que por acaso já há algum tempo venho a colocar a mim próprio, sobre bonds vs CA.Virtua Escreveu: ↑20 mar 2023 22:00Pessoalmente continuo a comprar EUNA (ETF generalista que englobe todas as maturidades), mas com maturidade média de 8 anos. É como um IWDA de bonds . Só não esperes retornos mais altos que CA, só isso. No curto prazo até pode correr bem, como na crise bancária dos últimos 15 dias, nunca se sabe, mas...
P.S. => Podes ver aqui como as coisas têm corrido:viewtopic.php?t=185
Com as taxas atuais e que se prevê que se venham a manter no médio prazo, porque é que não preferes investir em CA?
Pá, posso-te tentar justificar de mil e uma formas (fiscalidade sendo uma delas). Verdade? Não vejo diferença de rentabilidades previstas que justifique alterar o plano. Já o mudei tanto ao longo dos últimos 10 anos que sinto que deixei bastante "dinheiro na mesa". Jurei que esta alteração onde incluí o ouro era a "última". Vou ter de parar com as brincadeiras/alterações senão começo a colocar o plano em risco.
Dito isto, quem quiser fazer CA para diversificar não me parece assim tão mau plano.
Dito isto, quem quiser fazer CA para diversificar não me parece assim tão mau plano.
Não uso nada em USD. Sempre eur. Teria de ver o que há na XTB. Pesquisa pelo ISIN: IE00B5BMR087 e procura por qualquer coisa em EUR por exemplo na alemanhã. Pode ter outro ticker como o SXR8André Ventura Escreveu: ↑21 mar 2023 22:29 O ETF CSPX que está no site é em USD é que o mesmo na XTB é em USD.
Na bolsa de Londres
Obrigado