ETFs

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Rmad
Mensagens: 77
Registado: 04 out 2022 18:28
Has thanked: 18 times
Been thanked: 14 times

Re: ETFs

Mensagem por Rmad »

Guernica Escreveu: 04 set 2023 18:49
Rmad Escreveu: 03 set 2023 18:47
100Medos Escreveu: 02 set 2023 20:07
Equity. Quanto ao sector ainda não defini.
Vou “testar me” para ver se consigo aguentar os drawdowns.
Vais aguentar os DD na boa se utilizares o ETF normal não alavancado com risco 5 (a maioria parece ter este risco s&p 500 etc...)
Agora se vais para ETF com designação 2x, 3x... etc. aí podes ficar em maus lençóis.
Gosto de investir e de dormir tranquilo. Na manhã seguinte se o mercado estiver a cair não me preocupo e se for caso disso reforço.
Deves fazer na mesma para que o investimento seja saudável e não se torne doentio.
It´s a healthy finance advice.

O investimento uso dca e concordo com essa estratégia.
Este projecto é mais um “teste”. Mas não pretendo usar alavancados. Thks
“I am skeptical about stock market forecasting by anybody, and particularly by bankers.” - Benjamin Graham :)


"De salientar que não faço recomendações mas sim promover a troca de ideias sobre esta temática."
tulipa
Mensagens: 3
Registado: 16 set 2023 17:41
Has thanked: 4 times

Re: ETFs

Mensagem por tulipa »

Boa tarde
Encontrei este forum e gostava de ajuda para iniciar em ETF SP&500, digamos brincar um pouco com alguns €.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1908
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 666 times
Been thanked: 776 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

tulipa Escreveu: 16 set 2023 17:42 Boa tarde
Encontrei este forum e gostava de ajuda para iniciar em ETF SP&500, digamos brincar um pouco com alguns €.
Que tipo de ajuda queres ou dificuldades que tenhas?
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
tulipa
Mensagens: 3
Registado: 16 set 2023 17:41
Has thanked: 4 times

Re: ETFs

Mensagem por tulipa »

Virtua Escreveu: 17 set 2023 00:56
tulipa Escreveu: 16 set 2023 17:42 Boa tarde
Encontrei este forum e gostava de ajuda para iniciar em ETF SP&500, digamos brincar um pouco com alguns €.
Que tipo de ajuda queres ou dificuldades que tenhas?
Qual a plataforma que recomendam?
ETF funciona como um Fundo de Investimento?
superkinas
Mensagens: 418
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 27 times
Been thanked: 81 times

Re: ETFs

Mensagem por superkinas »

Depende de algumas coisas qual banco corretora que utilizas, qual o montante a subscrever , reforços ou não que periocidade etc...
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 106
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 10 times
Been thanked: 48 times

Re: ETFs

Mensagem por 100Medos »

tulipa Escreveu: 17 set 2023 10:20 Qual a plataforma que recomendam?
Este site pode ajudar-te, tem muita informação útil:
https://brokerchooser.com/

Como disse o superkinas é uma escolha pessoal, mas penso que ficarás bem servido com a Interactive Brokers (https://www.interactivebrokers.eu/) ou a Degiro (https://www.degiro.pt/).

tulipa Escreveu: 17 set 2023 10:20 ETF funciona como um Fundo de Investimento?
Tem semelhanças na medida em que é um “bolo” que junta o dinheiro dos investidores e o mesmo é investido em conjunto.
Há muitas diferenças, mas a principal é que que os ETFs são de gestão passiva e limitam-se a seguir um determinado índice, e como tal a comissão de gestão é substancialmente mais baixa.

Operacionalmente também há diferenças.
Os ETFs são transacionados em bolsa em “real time” e como tal as suas unidades têm que ser compradas como se fossem uma ação.
Os fundos normalmente são subscritos (com cotações de fim de dia).
tulipa
Mensagens: 3
Registado: 16 set 2023 17:41
Has thanked: 4 times

Re: ETFs

Mensagem por tulipa »

E recomendam algum ETF para iniciar com poucos € e ir vendo e percebendo como funciona?
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: ETFs

Mensagem por D@emoon »

Também podem sempre dar uma vista de olhos no nosso site:

https://sitedoinvestidor.pt/como-investir
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
superkinas
Mensagens: 418
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 27 times
Been thanked: 81 times

Re: ETFs

Mensagem por superkinas »

tulipa Escreveu: 17 set 2023 15:14 E recomendam algum ETF para iniciar com poucos € e ir vendo e percebendo como funciona?
no caso eu sugeria um fundo, visto os etf terem normalmente custos compra e venda exceto em algumas corretoras.
no caso dos fundos é gratuito a sua subscrição, se quiseres iniciar eu escolheria ou um fundo ações mundiais ou um fundo de ações americanas. Por exemplo dentro fundos ações americanas podes ter alguns mais agressivos ou outros mais calmos existe de tudo.
Só para começar deixo-te duas sugestões depois com o tempo podes criar portfólio de fundos.
Caixa lideres globais - fundo ações globais onde o mínimo de subscrição é 100 euros
JPM-America Equity Fd.D(acc)EUR um fundo misto de acçoes EUA que podes subscrever por ~30 euros cada unidade participação.

mas existem fundos que podes subscrever com 10-15 euros. Tens ver tb que fundos e etf existem no banco corretora que usas
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 106
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 10 times
Been thanked: 48 times

Re: ETFs

Mensagem por 100Medos »

tulipa Escreveu: 17 set 2023 15:14 E recomendam algum ETF para iniciar com poucos € e ir vendo e percebendo como funciona?
Olha, para procurares ETFs, bem como informação sobre os mesmos, tens o site JustETF (https://www.justetf.com/).

Como queres transacionar com pouco dinheiro deixo-te duas sugestões “baratas”:

78.22 Eur. - VUAA - IE00BFMXXD54 - SP 500 (https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... 00BFMXXD54)
28.89 Eur. - SPPW - IE00BFY0GT14 - MSCI World (https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... 00BFY0GT14)

São apenas sugestões, no site JustETF poderás encontrar outros ETFs semelhantes que talvez gostes mais.
Gajo
Mensagens: 421
Registado: 05 out 2022 15:29
Has thanked: 121 times
Been thanked: 126 times

Re: ETFs

Mensagem por Gajo »

tulipa Escreveu: 17 set 2023 15:14 E recomendam algum ETF para iniciar com poucos € e ir vendo e percebendo como funciona?
Não é assim que funciona (ou devia funcionar).

Primeiro que tudo tens de definir a estratégia que queres seguir e depois os activos onde vais investir. Só depois é que deves olhar para o veículo de investimento (ETF, fundo de investimento, index fund, etc) e correctora/banco onde irás investir nesse veículo de investimento.

Ou seja, se não percebes nada de investimento, deves fazer estas perguntas e depois tentar responder às mesmas:

- vou investir quanto $$$ e com que periocidade?
- qual é o valor das perdas a 5 ou 10 anos que estou disposto a ter, sabendo que após esse prazo deverei recuperar das mesmas?
- atendendo às 2 questões anteriores, qual a alocação entre activos que deverei ter para maximizar o retorno no longo-prazo, sem adoptar risco superior aquele que estou disposto a suportar?
- finalmente, já sei quanto vou investir, com que periocidade e a respectiva alocação de activos; como e aonde é que irei investir nos mesmos?

(o fácil era dizer para fazeres all-in no IWDA, mas não me parece ser essa a resposta sensata que te deveremos dar)
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: ETFs

Mensagem por D@emoon »

Concordo com o Gajo, aliás, o mais importante é sabermos bem o que estamos a fazer ( por isso a minha assinatura ) porque se o produto estiver a subir está sempre tudo bem, quando cai ( porque sempre cai ), parece que passa a estar tudo mal.

Desculpem dizer, mas a mim arrepia-me sempre ouvir alguém dizer "brincar" um pouco com isto ou aquilo, a não ser que sejamos milionários o dinheiro custa a ganhar a todos, basta pensar um pouco no tempo que a maioria passa metida num determinado sitio 8h por dia para ganhar € no final do mês, pensem só no que podiam estar a fazer nessas 8h diárias que não trocar o vosso tempo por dinheiro, é preciso ponderar, estudar e saber muito bem onde vamos investir, e não só ouvir de ânimo leve o gestor de conta, ou alguém num fórum, façam sempre a vossa pesquisa, o dinheiro é vosso, não é de mais ninguém, e ninguém vai zelar por ele tanto como vocês.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 106
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 10 times
Been thanked: 48 times

Re: ETFs

Mensagem por 100Medos »

Só para dizer que concordo plenamente com o Gajo e com o D@emoon, que o primeiro (e melhor) investimento deve ser na literacia financeira.

O ideal era obter todo o conhecimento primeiro e só depois investir.
Embora não seja realista esperar isso de quem se inicia nestas lides.
Aliás, de todos os investidores que conheço, não me recordo de nenhum que o tenha feito por essa ordem….

Ter algum “skin in the game” também pode ser um bom incentivo para procurar aprofundar o conhecimento e manter o interesse pelos mercados.
Se é para aprender (e cometer erros) que seja o mais cedo possível e com pouco dinheiro.
Se o tulipa quer aprender, que seja com pouco dinheiro, como ele próprio refere. E participar neste fórum já é um bom indicador de que está à procura de mais conhecimento.
Se “rebobinar” o Fórum encontra aqui muita informação e opiniões valiosas.

Mas infelizmente cometer erros faz parte do processo de crescimento e amadurecimento do investidor.
Quem aqui nunca cometeu erros ? Eu certamente já cometi bastantes…
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: ETFs

Mensagem por D@emoon »

100Medos é isso mesmo, mas repara numa coisa, se tiveres convicto do que estás a fazer, se tens na tua posse as infomações suficentes daquilo que vais fazer, por exemplo, alguém falou no IWDA, vamos lá investigar bem isso, onde investe? que acções? de que países? concordo com algumas empresas que lá estão? ou países? qual foi a performance e resiliência em tempos passados? estou confortável em ter algum drawdown de 34% (segundo o nosso site ) nos últimos 5 anos? 10% de média ao ano nos últimos 5 anos de rentabilidade é suficiente ou já é muito bom? se a resposta for sim a tudo, então porquê começar com pouco? eu acho sempre que a conversa de começar com pouco é sempre um pouco naquela de que eu não sei bem o que estou a fazer, claro está, também podemos não ter € para investir o suficiente e começamos por pouco claro, cada um tem a sua vida, mas é preciso salientar que 10% de 100€ é diferente de 10% de 10.000€...

Hoje em dia a informação é tanta, e tão diferente daquela que muito de nós tinhamos há 20 anos quando eu comecei, por isso quem investe agora tem de ter um conhecimento maior do que tinhamos, o erro tem de ser muito menos, podemos é encarar as coisas de maneira diferente, há quem faça uma festa com quedas de 20% e há quem entre em "depressão" lol, mas também digo, quem entra em "depressão" é porque realmente não sabe bem o que tem...

Nas APPs tinhamos um questionário de perfil de investimento, era interessante a/o tulipa fazer, mas reparei agora que o site está em baixo..Virtuaaaaaaa
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
100Medos
Mensagens: 106
Registado: 27 jun 2023 10:03
Has thanked: 10 times
Been thanked: 48 times

Re: ETFs

Mensagem por 100Medos »

Claro D@emoon, mas essa convicção advém do conhecimento e experiência enquanto investidor, que no inicio não se tem.

Certamente hoje tens uma convicção que há 20 anos não tinhas.
Isso advém do conhecimento e capacidade de análise e escrutínio que obtiveste ao longo dos anos.

Eu há 20 anos ainda andava a aprender Análise Técnica para “ficar rico rápido” !! :mrgreen:
(enfim, um dos meus primeiros erros :roll: )
Responder