Depósitos a Prazo

Fórum de discussão sobre produtos de capital garantido sejam CA, seguros ou depósitos
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por D@emoon »

JRJordao Escreveu: 20 set 2023 15:18
D@emoon Escreveu:
D@emoon, caso sejas subscritor Deco, consegues partilhar este artigo?

https://www.deco.proteste.pt/investe/de ... itos-prazo
Tem de se ser assinante da proteste investe parece-me.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1007
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 288 times
Been thanked: 508 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por JRJordao »

D@emoon Escreveu: 20 set 2023 16:33
JRJordao Escreveu: 20 set 2023 15:18
D@emoon Escreveu:
D@emoon, caso sejas subscritor Deco, consegues partilhar este artigo?

https://www.deco.proteste.pt/investe/de ... itos-prazo
Tem de se ser assinante da proteste investe parece-me.
Consegui criar uma conta que me dá acesso gratuito durante 1 mês :D
O artigo está formatado de forma a não se conseguir produzir um pdf ou screenshots em condições.
Vou extrair os dados e recriar a tabela.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1007
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 288 times
Been thanked: 508 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por JRJordao »

Os 60 melhores depósitos a prazo em setembro
ontem - 19 de setembro de 2023

Em setembro há 60 depósitos com taxas brutas iguais ou superiores a 2,5%, tanto ou mais do que os Certificados, mas abaixo da inflação este ano.

De acordo com os preçários dos bancos do início de setembro, identificámos 60 depósitos a prazo a oferecer tanto ou mais do que os Certificados de Aforro, ou seja, com taxas brutas iguais ou superiores a 2,5 por cento.

São depósitos com prazos entre 3 e 24 meses, espalhados por 18 bancos. Ao longo dos últimos meses, um número cada vez maior de instituições está a propor taxas mais elevadas. Contudo, desta lista não constam alguns dos nomes mais sonantes, como o Banco BPI, o Millennium bcp, ou o NovoBanco.

A Caixa Geral de Depósitos é a que apresenta melhores propostas, ainda que algumas delas exijam a subscrição e contratação de outros produtos.

Como tem sido habitual, continuam a ser os bancos de menor dimensão e de capitais estrangeiros os mais generosos (Banco BAI Europa e BiG, como já foi referido).

Na maior parte dos casos, são contas promocionais para novos clientes ou novos montantes, sendo que alguns exigem montantes muito elevados.

Noutros bancos, também se exige a subscrição de serviços e produtos. É o caso do Banco CTT, que, pede, no entanto, um montante mínimo de 1000 euros para constituir o Depósito a Prazo Mais, limitado a 5000 euros. Na prática, a taxa não é mais do que um isco para captar novos clientes.

Depósitos ainda não batem a inflação

De acordo com as projeções do Banco de Portugal, a taxa de inflação esperada para este ano é de 5,2 por cento. O banco central estima 3,3%, em 2024, e 2,1%, em 2025. Significa que, se se confirmarem estas previsões, será necessário esperar uns largos meses para assistir ao abrandamento do preço dos bens.

A PROTESTE INVESTE encontrou a melhor taxa de um depósito a prazo (4% bruta; 2,9% líquida) em três instituições: Banco BiG, Banco BAI Europa (a 6 meses) e Banco CTT (no prazo de 12 meses).

Em resumo, muito abaixo da inflação estimada para este ano e 2024. Por outras palavras, o rendimento real proporcionado é negativo, o dinheiro está a perder valor. Só mesmo em 2025, caso a taxa de inflação estimada se confirme e as remunerações dos depósitos não encolham, é que terá rendimento real positivo com os depósitos a prazo.

Montantes depositados a aumentar

Entre janeiro e maio deste ano, os tão apreciados depósitos a prazo sofreram um duro golpe. Saíram 8,7 mil milhões de euros dos bancos rumo aos Certificados de Aforro. Todavia, a alteração da série destes títulos do Estado, ocorrida no início de junho, inverteu o destino das aplicações. A fuga de poupanças dos bancos estancou, como prevíramos.

Muito provavelmente, foi esse o objetivo da suspensão da série E. Com efeito, vários responsáveis de instituições bancárias já haviam manifestado, publicamente, preocupação com a diminuição dos montantes depositados por particulares, que, no final de 2022, totalizavam 182,4 mil milhões de euros. O Governo fez-lhes a vontade, aprovando uma nova série (F), com condições menos favoráveis.

Segundo os últimos dados do Banco de Portugal, a recuperação dos depósitos é já bem visível em junho e julho. Neste mês, somaram mais 1,3 mil milhões de euros do que no mês precedente.

Apesar desta subida, o volume depositado ainda não atingiu o montante registado em dezembro de 2022. Grandes bancos continuam a oferecer 0% .
A taxa de juro média dos novos depósitos a prazo de particulares aumentou de 1,58%, em junho, para 1,69% em julho, o valor mais alto desde julho de 2014.

Ainda assim, há instituições, como o Banco BPI, o Santander Totta e o BBVA, que mantém os preçários da maioria dos seus depósitos a prazo corridos a 0 por cento. Não são os únicos. Também há bancos de menor dimensão cujos depósitos a prazo são remunerados a zero. É o caso do Abanca.

Algumas instituições até atribuem nomes sugestivos às suas contas, mas são enganadores e resultam apenas de uma estratégia de marketing. No Crédito Agrícola, exemplos não faltam. O Depósito Especial Rendimento rende zero. Nesse caso, o que tem de especial? O mesmo acontece com o Depósito Juros Intercalares a 6 e 12 meses. Quais juros, se o rendimento é zero? E o que dizer do DP Rendimento Mensal, se não proporciona qualquer rendimento? Ou ainda o CA Depósito Juros à sua Medida!

Os grandes bancos são, contudo, os merecedores de maiores críticas por continuarem a não refletir nos seus depósitos a subida das taxas de referência, ao invés do que acontece nos créditos, cujas taxas são imediatamente atualizadas. Por exemplo, a Euribor a 12 meses já ultrapassou os 4%, e a 6 meses está muito próxima (3,9 por cento). Se somar os spreads praticados por cada um dos bancos, facilmente atingem ou superam os 5 por cento. É, portanto, injusto não subirem as taxas. Trata-se de uma questão de responsabilidade social perante os contribuintes, que têm sustentado a banca nos períodos difíceis.

No quadro apresentamos as melhores taxas do mercado. É certo que não superam a inflação, mas ao escolher as melhores remunerações consegue minimizar o efeito negativo da inflação sobre o valor das suas poupanças, seja com Certificados de Aforro ou os melhores depósitos a prazo. O importante é não ceder à inércia e manter o seu dinheiro parado num depósito a prazo que nada rende.
Anexos
1.jpg
1.jpg (146.67 KiB) Visto 1384 vezes
2.jpg
2.jpg (116.26 KiB) Visto 1384 vezes
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1007
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 288 times
Been thanked: 508 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por JRJordao »

Como o artigo tem já algumas taxas desatualizadas, atualizo a minha tabela.

Novidades
  • Novo BNI Europa 3,60% (tinha-me esquecido dele)
  • Novo CGD 3,50%
  • Openbank 3,50% deixa de exigir novo cliente
Anexos
image.png
image.png (17.47 KiB) Visto 1380 vezes
Ricardo
Mensagens: 78
Registado: 06 out 2022 08:49
Has thanked: 7 times
Been thanked: 18 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por Ricardo »

JRJordao Escreveu: 20 set 2023 17:16 Como o artigo tem já algumas taxas desatualizadas, atualizo a minha tabela.

Novidades
  • Novo BNI Europa 3,60% (tinha-me esquecido dele)
  • Novo CGD 3,50%
  • Openbank 3,50% deixa de exigir novo cliente
Obrigado pela partilha e pelo resumo!

Na tua opinião, é expectável que as taxas sejam aumentadas nos próximos tempos, refletindo o recente novo aumento das taxas de juro? Ou seja, haverá algo melhor que esses 4% a surgir nas próximas semanas?
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1007
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 288 times
Been thanked: 508 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por JRJordao »

Ricardo Escreveu: 21 set 2023 09:19 Na tua opinião, é expectável que as taxas sejam aumentadas nos próximos tempos, refletindo o recente novo aumento das taxas de juro? Ou seja, haverá algo melhor que esses 4% a surgir nas próximas semanas?
Acho improvável ultrapassar-se os 4,00% (4,10% no BiG com protocolos) em breve. Penso que seria necessário primeiro mais 2 ou 3 bancos lá chegarem, para haver necessidade de algum/ns ir(em) mais além.

Recomendo de qualquer forma aguardar até ao final da primeira semana de outubro por eventuais atualizações. Com as subidas na CGD, acho que o risco de descidas enquanto se aguarda é mínimo.
pge
Mensagens: 147
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 66 times
Been thanked: 26 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por pge »

No openbank é preciso declarar os juros em IRS?
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1007
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 288 times
Been thanked: 508 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por JRJordao »

pge Escreveu: 21 set 2023 10:29 No openbank é preciso declarar os juros em IRS?
Sim, pois o banco não faz retenção de imposto, recebes os juros brutos.
Ricardo
Mensagens: 78
Registado: 06 out 2022 08:49
Has thanked: 7 times
Been thanked: 18 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por Ricardo »

JRJordao Escreveu: 21 set 2023 10:13
Ricardo Escreveu: 21 set 2023 09:19 Na tua opinião, é expectável que as taxas sejam aumentadas nos próximos tempos, refletindo o recente novo aumento das taxas de juro? Ou seja, haverá algo melhor que esses 4% a surgir nas próximas semanas?
Acho improvável ultrapassar-se os 4,00% (4,10% no BiG com protocolos) em breve. Penso que seria necessário primeiro mais 2 ou 3 bancos lá chegarem, para haver necessidade de algum/ns ir(em) mais além.

Recomendo de qualquer forma aguardar até ao final da primeira semana de outubro por eventuais atualizações. Com as subidas na CGD, acho que o risco de descidas enquanto se aguarda é mínimo.
Obrigado pela partilha! Vou então aguardar mais 2 semaninhas.
JRJordao Escreveu: 21 set 2023 10:34
pge Escreveu: 21 set 2023 10:29 No openbank é preciso declarar os juros em IRS?
Sim, pois o banco não faz retenção de imposto, recebes os juros brutos.
Informação interessante, no meu caso estou fora e como benefício fiscal no país onde me encontro não sou taxado em mais valias nos 5 primeiros anos... Ou seja caso vá pelas opções "portuguesas" como os bancos fazem logo a retenção iria ser tributado, no caso do Openbank então diria que a TANB seria "líquida" no meu caso.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1007
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 288 times
Been thanked: 508 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por JRJordao »

Ricardo Escreveu: 22 set 2023 08:09 Informação interessante, no meu caso estou fora e como benefício fiscal no país onde me encontro não sou taxado em mais valias nos 5 primeiros anos... Ou seja caso vá pelas opções "portuguesas" como os bancos fazem logo a retenção iria ser tributado, no caso do Openbank então diria que a TANB seria "líquida" no meu caso.
Em Portugal os juros são rendimentos de capital, não mais-valias. Não sei se a distinção tem importância no teu caso.

Se a isenção se aplicar também a rendimentos obtidos no estrangeiro, então provavelmente no caso do Openbank ficarias com os juros brutos.

Quanto aos bancos portugueses,
A taxa de retenção na fonte de IRS aplicável aos rendimentos provenientes de depósitos nacionais poderá ser reduzida em virtude de aplicação de Convenção para evitar a Dupla Tributação celebrada por Portugal com o país de residência do contribuinte. A taxa reduzida poderá variar entre 10% e 15%, consoante o país da fonte. Para a aplicação da taxa reduzida em Portugal poderá ter que apresentar um formulário devidamente preenchido, acompanhado de um certificado de residência fiscal, emitido pelas autoridades fiscais do seu país de residência, a confirmar que é aí residente fiscal e sujeito a imposto sobre o rendimento.
mj1313
Mensagens: 30
Registado: 22 set 2023 23:03
Has thanked: 8 times
Been thanked: 36 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por mj1313 »

A adicionar à tabela do @JRJordao temos agora a igualar o novo da CGD também o Bankinter:

Bankinter Depósito Net Boas Vindas: 3.5% TANB | Prazo: 6 meses | Condição: Novos clientes | Minimo: 5.000€

Também dou a sugestão de acrescentar a Conta Mais Ordenado do Bankinter à tabela. Apesar de ser em teoria um DO, pode funcionar na prática como DP a 6 meses e a 12 meses, a 5% TANB, com máximo 10.000€
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1007
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 288 times
Been thanked: 508 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por JRJordao »

mj1313 Escreveu: 22 set 2023 23:07 A adicionar à tabela do @JRJordao temos agora a igualar o novo da CGD também o Bankinter:

Bankinter Depósito Net Boas Vindas: 3.5% TANB | Prazo: 6 meses | Condição: Novos clientes | Minimo: 5.000€

Também dou a sugestão de acrescentar a Conta Mais Ordenado do Bankinter à tabela. Apesar de ser em teoria um DO, pode funcionar na prática como DP a 6 meses e a 12 meses, a 5% TANB, com máximo 10.000€
Obrigado :)

Incluí o Bankinter 6 meses para a próxima atualização.

Quanto à Conta Mais Ordenado, não se tratando realmente de um DP e tendo requisitos extra (transferências mensais, adesão/utilização de cartão de crédito) e o limite de 10.000€, opto por não a incluir. Até porque há outras contas ordenado remuneradas (ex: a da ABanca) e seria mais uma categoria de produtos a seguir, por vezes difíceis de equiparar a DP. Mas já se falou sobre ela no tópico do Bankinter e é um produto bastante interessante.
mj1313
Mensagens: 30
Registado: 22 set 2023 23:03
Has thanked: 8 times
Been thanked: 36 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por mj1313 »

Mais um a bater a barreira dos 3,5%.

ActivoBank | Novos Clientes | Com ordenado domiciliado | 6 meses | Mínimo: 2.500€ | Máximo: 100.000€
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1007
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 288 times
Been thanked: 508 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por JRJordao »

mj1313 Escreveu: 25 set 2023 09:37 Mais um a bater a barreira dos 3,5%.

ActivoBank | Novos Clientes | Com ordenado domiciliado | 6 meses | Mínimo: 2.500€ | Máximo: 100.000€
Obrigado :)

O DP 3,50% está-se a tornar uma norma.
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1007
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 288 times
Been thanked: 508 times

Re: Depósitos a Prazo

Mensagem por JRJordao »

Novidades (obrigado @mj1313)
  • ActivoBank 3,50%
  • Bankinter 3,50%
Anexos
TopDPs.jpg
TopDPs.jpg (58.16 KiB) Visto 1361 vezes
Responder