ETFs

Local de discussão sobre fundos e ETFs
pintob
Mensagens: 19
Registado: 18 jul 2023 15:15
Has thanked: 20 times
Been thanked: 8 times

Re: ETFs

Mensagem por pintob »

lmcaet Escreveu: 04 mar 2024 14:01 Ficaria portanto algo assim do género?
Meu plano:
iShares Core MSCI World UCITS (EUNL) - 60%
Deutsche Commodities GmbH Xetra-Gold (4GLD) - 20%
Vanguard EUR Eurozone Governments Bonds UCITS (VGEA) - 10%
iShares Core Global Aggregate Bond UCITS (EUNA) - 10%

Plano para os filhos:
Vanguard S&P500 UCITS (VUAA) - 70%
iShares Physical Gold ETC (EGLN) - 25%
ETC Issuance GmbH (BTCE) ou VanEck Bitcoin ETN (VBTC) 5%


"STOXX600" ou "MSCI Europe" num destes planos passivos não são de considerar?
EUNA é um fundo que já engloba obrigações governamentais europeias (i.e. EUNA > VGEA). Incluir os dois não aumenta a diversificação, apenas dá mais peso às obrigações europeias. Da mesma forma, juntar STOXX600 ou MSCI Europe ao EUNL (que é o IWDA, só bolsas diferentes) não aumenta a diversificação.

Em suma, a diversificação é uma excelente ferramenta para reduzir risco e incerteza, mas não é uma questão de "quantos fundos tens". É importante perceber a carteira desses fundos e reduzir sobreposição. Só faz sentido aumentar o peso de um país, sector ou etc se se está confiante nessa aposta (IMHO). E só é claro perceber se se fez uma boa aposta em retrospectiva.

Do meu POV, é boa ideia uma carteira diversificada, mas quanto mais simples melhor. Menos trabalho a declarar no IRS, menos comissões de corretagem, menos custos a transferir portefólio se necessário, etc.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2558
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 564 times
Been thanked: 638 times

Re: ETFs

Mensagem por D@emoon »

Uma consideração de leigo, sendo a XTB uma plataforma estrangeira que não aparece no mapa de contas do Banco de Portugal, convêm avisar a família que se tem esse capital investido, uma vez que em caso de acontecer algo ao seu titular os herdeiros nunca irão saber desse capital certo? :D
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
lmcaet
Mensagens: 14
Registado: 02 mar 2024 14:52
Has thanked: 22 times
Been thanked: 1 time

Re: ETFs

Mensagem por lmcaet »

Virtua Escreveu: 03 mar 2024 21:58 A tua carteira é a uma das 6 carteiras do fórum. A agressiva com ouro (a azul no gráfico). https://analises.sitedoinvestidor.pt/fo ... portfolios
Honestamente não vejo grande "extra" em colocares obrigações ao teu filho, bem pelo contrário, mas isso também depende do período. Diria que a 20 anos por exemplo bonds dificilmente vai trazer mais valia. Preferia 5% de Bitcoin por exemplo (5% é o valor máximo que recomendo). Do género, caso vá a 0 não afecta muito, MAS se bitcoin for o futuro pode correr MUITO bem.
Nesse sentido, então até para mim as bonds também seriam desnecessárias, visto eu querer manter este investimento por 10/15 anos seguramente.

Sem as bonds, os planos ficariam +- assim:
Meu plano:
iShares Core MSCI World UCITS (EUNL) - 80%
Deutsche Commodities GmbH Xetra-Gold (4GLD) - 20%

Plano para os filhos:
Vanguard S&P500 UCITS (VUAA) - 80%
iShares Physical Gold ETC (EGLN) - 20%

Mas desta forma, por limitar o gold a 20%, as stocks passam a 80% e é uma exposição demasiada alta para o meu perfil de risco. Alguma sugestão de outros ETFs a considerar para fazer diminuir a % de stocks? Ou reformular a distribuição é o caminho?

Por último, a sugestão de 5% em Bitcoins é muito válida, já no meu post original esta aposta tinha sido considerada. O problema é que no meu plano acima mencionado, 5% de um "ETC Issuance GmbH (BTCE)" são +600€, e um VanEck Bitcoin ETN (VBTC) são +1100€, valores que não pretendo alocar de uma só vez nesta fase embrionária em que me estou a iniciar em ETFs e na plataforma XTB. Talvez mais tarde quando o plano de investimento dos filhos já esteja mais recheado...


Mais uma vez o meu muito obrigado a todos pelas vossas excelentes recomendações.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1980
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 700 times
Been thanked: 825 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

lmcaet Escreveu: 04 mar 2024 19:20 Mas desta forma, por limitar o gold a 20%, as stocks passam a 80% e é uma exposição demasiada alta para o meu perfil de risco.
O mais importante é sentires-te à vontade com o teu perfil de risco. Se é meter 10% Bonds qua assim seja (eu tenho 30% por isso...)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
lmcaet
Mensagens: 14
Registado: 02 mar 2024 14:52
Has thanked: 22 times
Been thanked: 1 time

Re: ETFs

Mensagem por lmcaet »

30% bonds?
Agora fiquei confuso. Pensei que não fosse um ativo que considerasses sequer, por teres dito que "Honestamente não vejo grande "extra" em colocares obrigações ao teu filho, bem pelo contrário, mas isso também depende do período. Diria que a 20 anos por exemplo bonds dificilmente vai trazer mais valia."
Dos bonds que gostaria de me focar, todos estão com retornos negativos neste momento. Por exemplo o conhecido EUNA está com um retorno de -5.64% desde 2019. Dos que considerei o único com registo positivo é o "Xtrackers II EUR High Yield Corp Bond UCITS" (XHYA).
Obrigado.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1980
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 700 times
Been thanked: 825 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

lmcaet Escreveu: 04 mar 2024 22:10 "Agora fiquei confuso. Pensei que não fosse um ativo que considerasses sequer, por teres dito que Honestamente não vejo grande "extra" em colocares obrigações ao teu filho."
Ainda bem que não sou o teu filho :lol:

Tenho a minha carteira aqui: viewtopic.php?t=340

Ainda vou desenvolver melhor as razões etc etc mas basicamente vai tudo ter ao nível de risco que pretendes/aceitas e à idade/horizonte temporal. Com 99.9% de probabilidade o teu filho vai viver mais tempo que eu uma vez que já tenho 40 anos!

P.S. - Não colocaria obrigações numa carteira de um filho meu
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
superkinas
Mensagens: 421
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 27 times
Been thanked: 82 times

Re: ETFs

Mensagem por superkinas »

Na carteira de etf do invest as minhas bonds vem do ARPPR
jcab
Mensagens: 240
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 18 times

Re: ETFs

Mensagem por jcab »

IE00BF11F565- iShares Core € Corp Bond ETF EUR Acc | IEAA

IE00B3VTML14- iShares Euro Government Bond 3-7yr UCITS ETF (Acc) | SXRP

Algum ETF melhor que estes, dentro da mesma classe?
@Virtua, que dizes?

Seria para colocar 300k euros em cada.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1980
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 700 times
Been thanked: 825 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

jcab Escreveu: 07 mar 2024 16:57 @Virtua, que dizes?
Analisaste já as YTM e as maturidades médias?

iShares € Govt Bond 3-7yr UCITS ETF - YTM 2.75% - Maturidade - 4.8 anos
iShares Core € Corp Bond UCITS ETF - YTM 3.8% - Maturidade - 4.96 anos

Penso que também tens boas opções em ETFs com data de fim.Deixa cá ver o que a iShares tem disponível.

https://www.blackrock.com/pt/profission ... -ucits-etf
https://www.blackrock.com/pt/profission ... -ucits-etf
https://www.blackrock.com/pt/profission ... -ucits-etf

Estes quase de certeza que vão ter rentabilidade muito em linha com a yield quando acabarem. (Provavelmente o de 2027 é o mais interessante).

Todavia, não ignores ETFs de curo prazo, se estás a falar de YTM de 2.75%. Claro que se as taxas descerem vais ganhar para aí 4.5% por cada ponto percentual que as taxas baixem mas já está bastante descontado.

Principalmente o float tem vindo a correr muito bem, com rentabilidades anualizadas na ordem dos 4.5 a 5.2% desde junho do ano passado. https://analises.sitedoinvestidor.pt/short-term-bonds
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
jcab
Mensagens: 240
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 18 times

Re: ETFs

Mensagem por jcab »

@Virtua, obrigado pela tua resposta.

Não percebo muito bem o que significa por exemplo o ano 2027 num dos ETFs que indicas. Ou seja, imagina que estamos em 2028, esse ETF ainda existirá ?

A ideia de investimento em ETFs obrigacionistas, seria uma alternativa em investir directamente em obrigações com maturidade entre 5 e 10 anos, onde poderia ter uma YTM a rondar os 4,50%.
Mas a YTM dos dois ETFs que eu mencionei pelo vistos é bastante inferior aos 4,50%…

Ou seja, eu estaria à procura de ETFs Corp ou Gov onde poderia obter uma rentabilidade pelo menos de 4,50%. Para aplicar 600k a 700k euros.

Parece que investindo em obrigações com Maturity de 5 a 10 anos, tenho rentabilidade de 4,50%, superior a estes ETFs…
Última edição por jcab em 07 mar 2024 18:36, editado 2 vezes no total.
jcab
Mensagens: 240
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 18 times

Re: ETFs

Mensagem por jcab »

E a YTM e maturidade destes ETFs consegues calcular ?

Vanguard Eur Govs: IE00BH04GL39
Vanguard Eur Corps: IE00BGYWT403
Vanguard Global Aggregate: IE00BG47KH54
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1980
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 700 times
Been thanked: 825 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

Está na casa gestora. Só pesquisa pelo isin no google.

Depois na página (neste caso da vanguard) tens "Portfolio Data" e tem lá a YTM e a Maturidade média

Exemplo para um:

https://www.nl.vanguard/professional/pr ... cumulating

A melhor estimativa de retorno esperado é a YTM (anualizada) para o período médio de maturidade
Anexos
Captura de ecrã 2024-03-07 183917.png
Captura de ecrã 2024-03-07 183917.png (83.6 KiB) Visto 1163 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
jcab
Mensagens: 240
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 18 times

Re: ETFs

Mensagem por jcab »

Obrigado @Virtua!
Não sei se leste o post anterior … :)
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1980
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 700 times
Been thanked: 825 times

Re: ETFs

Mensagem por Virtua »

jcab Escreveu: 07 mar 2024 18:46 Não sei se leste o post anterior …
Não tinha visto
jcab Escreveu: 07 mar 2024 18:31 Ou seja, imagina que estamos em 2028, esse ETF ainda existirá ?
Não. Esse ETF tem maturidade em Dezembro 2027. São ETFs de bonds especiais, para imitar uma carteira com maturidade
jcab Escreveu: 07 mar 2024 18:31 Parece que investindo em obrigações com Maturity de 5 a 10 anos, tenho rentabilidade de 4,50%, superior a estes ETFs…
Não tens maior nem menor, senão ng comprava os ETFs ou as bonds individuais. Os ETFs não são mais do que uma carteira diversificada de bonds. A questão foi que as obrigações que viste e colocaste no outro tópico eram high yield, ou quase, e mesmo a governamental era da roménia.

Estás a comparar bonds da roménia com Bonds alemãs e a dizer que ganhas mais se comprares a romena. Não posso discordar disso. :)

Este ETF tem YTM de 6.48% com maturidade apenas a 3 anos. https://www.ishares.com/uk/individual/e ... -ucits-etf (comprei um pouco quando estava quase a 8% de YTM)

O risco conta muito! Aliás praticamente só o risco e a maturidade contam para a rentabilidade esperada de uma obrigação.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
lmcaet
Mensagens: 14
Registado: 02 mar 2024 14:52
Has thanked: 22 times
Been thanked: 1 time

Re: ETFs

Mensagem por lmcaet »

Virtua Escreveu: 04 mar 2024 22:35 Ainda bem que não sou o teu filho :lol:
Ele também se queixa muitas vezes de o ser! :lol: :lol: :lol:


Voltando ao tema da elaboração dos planos cá de casa, ficaram agora assim:

Meu plano:
iShares Core MSCI World UCITS (EUNL) - 50%
iShares Core Global Aggregate Bond UCITS (EUNA) - 30%
Deutsche Commodities GmbH Xetra-Gold (4GLD) - 20%

Plano para os filhos:
Vanguard S&P500 UCITS (VUAA) - 70%
iShares Physical Gold ETC (EGLN) - 20%
iShares Core MSCI Europe UCITS (IMAE) - 10%

Mais alguma dica/sugestão/opinião?
Muito obrigado a todos(as) quanto queiram contribuir.
Responder