Boa tarde a todos.
Ando a comparar algumas plataformas de criptoactivos e há um ponto em que me perco sempre: a comissão anunciada raramente corresponde ao que se paga no fim.
Quase todas apresentam uma percentagem por transacção, mas depois existem escalões consoante o volume mensal, diferenças entre ordens maker e taker, e ainda custos de levantamento que variam de moeda para moeda. Numa plataforma que à primeira vista parece barata, o custo real pode acabar por ser mais alto para quem investe pouco de cada vez.
O que noto é que o peso dos custos fixos é muito diferente consoante o padrão de investimento. Quem faz reforços mensais pequenos sente muito mais um valor mínimo por levantamento do que quem faz uma entrada única maior.
As minhas dúvidas:
- Olham só para a comissão por transacção, ou fazem as contas ao ano inteiro incluindo levantamentos?
- Que peso dão aos escalões de volume, se nunca chegam perto desses valores?
- Já encontraram custos que só se percebem depois de já se estar a usar a plataforma?
Interessa-me sobretudo a experiência de quem faz reforços periódicos de valores pequenos, porque é aí que as diferenças me parecem maiores. Obrigado.
Como comparam as comissões entre corretoras de criptoactivos?
-
tiagomcosta
- Registado: 18 ago 2026 03:07