Carteira do Sr. Irs

Fórum onde membros da comunidade podem partilhar as suas carteiras e portfolios.
Responder
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 43
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 14 times
Been thanked: 15 times

Carteira do Sr. Irs

Mensagem por Sr IRS »

Boas,

Partilho a minha carteira de novato e gostava de ouvir as vossas sugestões, mas queria imenso de partilhar as minhas estratégias, uma vez que muitos podem estar numa situação semelhante à minha.

A minha carteira de momento tem:
Certificados de aforro série E - 24%
Depósitos a prazo - 32%
PPR Optimize agressivo- 14% (ISIN PTOPZEHM0017)
ETF IWDA - 26% (ISIN IE00B4L5Y983)
Dinheiro (a render 2% à ordem) - 3%
Outros (ofertas, experimentar como funcionam as ações e outros ETF) - 1%


Contexto para justificar as alocações:
Ainda não cheguei aos 30 anos e vivo com os meus pais, pelo que tenho poupado ultimamente cerca de 900€ por mês, (saem logo no dia que recebo no ordenado, para os diferentes locais e vivo com o resto, como uma mesada). O objetivo é dar uma entrada para uma casa modesta daqui a 5 anos, sendo que haverá um período de pelo menos 1 ano em que a taxa de poupança deverá cair significativamente quando for morar com a namorada para ver se somos compatíveis a viver juntos.

Cada um dos investimentos do portfólio tem o seu raciocínio base, e para este exercício acho que é mais interessante colocar o montante em valores e não em %:
- A prioridade tem sido colocar 500€ (55%) por mês em CA/DP para poupar para a entrada da casa. É dinheiro que não estou disposto a arriscar para atingir o meu objetivo, e inclui também um fundo de emergência para cobrir 6 meses da renda dos meus pais para qualquer eventualidade;
- PPR com débito direto de 150€ (17%) por mês, com reforço de 200€ do subsídio de férias para maximizar o benefício fiscal no IRS. 1º depósito foi há 2 anos. Será utilizado para pagar as primeiras prestações da casa enquanto há aquele esforço de comprar os equipamentos mínimos para viver (colchão, frigorífico, fogão...). É o que tenho mais dúvidas porque a comissão de gestão é 1.8%, apesar do bom crescimento que tem gerado. Também estou às escuras sobre quando passar a reforçar um PPR defensivo ou se nessa altura fará sentido mudar tudo para o defensivo ou apenas uma %. Agradecia a vossa opinião.
- O IWDA (28%) é reforçado com "o que sobra", assim como o reembolso do IRS, o subsídio de natal e um pedaço do subsídio de férias (metade vai para as férias, e da outra metade, 200€ para PPR e o resto para IWDA). O objetivo é apoiar a compra de casa. Se estiver negativo não há mal, não me importo que seja a minha poupança real para a reforma. Também poderia ponderar vender daqui a muitos anos para liquidar o crédito habitação. A segurança de colocar 500€ por mês para a entrada permite-me tolerar perdas e é um valor que estou mentalmente disposto a que esteja negativo durante vários anos.
- O dinheiro é um mini fundo de emergência de liquidez imediata e cobre 3 meses de despesas mensais.
- A categoria "outros", foi uma brincadeira para experimentar como funcionam as ações, os dividendos, e para aproveitar a campanha de adesão da Trade Republic.

De momento estou a utilizar corretoras Low-cost.

Queria deixar a nota que sei que estou um bocado obcecado com a questão da compra de casa, considerando até sacrificar a maravilha do juro composto, mas é um objetivo porque sempre morei com os meus pais em casas alugadas, às vezes com muita dificuldade, e esta insegurança custa-me, então quero aproveitar ao máximo a posição privilegiada que tenho agora para garantir um futuro mais tranquilo.

Gostava mesmo de saber a vossa opinião sobre os raciocínios por detrás do portfólio e sugestões de melhoria. Acho que um tema que se fala muito pouco é a questão das alturas ideais em risco/benefício para preparar vendas e acho que a minha dúvida com o PPR é muito associada a isso.
Obrigado!
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Lvsitano
Mensagens: 319
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 77 times
Been thanked: 71 times

Re: Carteira do Sr. Irs

Mensagem por Lvsitano »

Esse PPR da Optimize é um absurdo de comissão de gestão, 1.8% :shock: O teu IWDA tem uma performance muito parecida com uma TER de 0.2%. Tudo bem que tens depois o benefício no resgate (já nem falo do benefício fiscal na adesão), mas tens que fazer bem as contas se compensa no longo prazo. Na minha modesta opinião não compensa. Só para veres, em 2022 esse fundo com uma gestão ativa conseguiu uma desvalorização de 25% enquanto o IWDA no mesmo período teve uma desvalorização de 12.96%, e é passivo. Supostamente estás a pagar uma comissão para quem gere o fundo ter um melhor desempenho do que os mercados, e não é isso que se verifica, pelo menos até agora.

Não deves ter dinheiro em ETF que vais precisar para compra de habitação. Esse dinheiro tens de colocar em produtos financeiros que te permitam resgatar o capital sem ter problemas de ter ocorrido uma desvalorização. Essa conversa de não te importares com a desvalorização é uma tolice. Ainda por cima a compra da habitação será nos próximos 5 anos.

Porque não mover esse dinheiro à ordem com juros, para prazo, nem que seja mais curto? É que mesmo num depósito a prazo, resgatas a qualquer momento e utilizas de imediato. Perdes os juros, mas tens o capital todo. É que um fundo de emergência não é a mesma coisa que despesa corrente.

Podes também seguir a sugestão do Virtua e investir algum em bonds de muito curto prazo, tem liquidez imediata.

Já agora que depósito a prazo tens?
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 43
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 14 times
Been thanked: 15 times

Re: Carteira do Sr. Irs

Mensagem por Sr IRS »

Obrigado pelo feedback Lvsitano, é muito bom discutir o meu pensamento e combater as minhas crenças relativas ao dinheiro.
Lvsitano Escreveu: 14 jun 2024 16:47 Esse PPR da Optimize é um absurdo de comissão de gestão, 1.8% :shock: O teu IWDA tem uma performance muito parecida com uma TER de 0.2%. Tudo bem que tens depois o benefício no resgate (já nem falo do benefício fiscal na adesão), mas tens que fazer bem as contas se compensa no longo prazo. Na minha modesta opinião não compensa. Só para veres, em 2022 esse fundo com uma gestão ativa conseguiu uma desvalorização de 25% enquanto o IWDA no mesmo período teve uma desvalorização de 12.96%, e é passivo. Supostamente estás a pagar uma comissão para quem gere o fundo ter um melhor desempenho do que os mercados, e não é isso que se verifica, pelo menos até agora.
Vou fazer essas contas. Em cima não dei o contexto por uma questão de espaço, mas investi pela primeira vez no PPR perto do mínimo histórico, exatamente porque estava a cair 25% e as empresas principais do portfólio não me chocavam. Além disso, eles deram um bónus de subscrição de 3% (que se tirar o dinheiro antes de 5 anos, eles retiram o bónus pelo tempo proporcional em falta). Sem contar com o benefício no IRS, e líquido de comissões, a 1a subscrição, com este bónus incluido, está neste momento com uma valorização de ~30,38%. Considerando exatamente os mesmos dias, o IWDA estaria a valorizar 31.06%, então a diferença não é muita. Mesmo que quisesse trocar, estou preso a PPRs por causa do IRS. Vou fazer uma listagem dos PPR com menos comissões para ver qual será o melhor para mim. Estava a pensar trocar para um PPR com muito menos volátil quando vir que vou começar mesmo a procurar casa no espaço de 2-3 anos.

Lvsitano Escreveu: 14 jun 2024 16:47 Não deves ter dinheiro em ETF que vais precisar para compra de habitação. Esse dinheiro tens de colocar em produtos financeiros que te permitam resgatar o capital sem ter problemas de ter ocorrido uma desvalorização. Essa conversa de não te importares com a desvalorização é uma tolice. Ainda por cima a compra da habitação será nos próximos 5 anos.
A minha lógica é quase como uma árvore de decisão. A entrada daqui a uns anos vai estar lá com o dinheiro que guardo todos os meses nos depósitos a prazo. Se o ETF estiver a valorizar, vendo para a entrada. Se estiver a desvalorizar, fica a crescer até poder liquidar o crédito à habitação daqui a muitos anos. Se nessa altura estiver confortável e os juros baixos, continua lá para até à idade da reforma para aproveitar o juro composto. Admito que pode ser ingénuo, hoje foi a 1ª vez que escrevi no papel e estou a precisar de reler amanhã com a cabeça fresca.

Lvsitano Escreveu: 14 jun 2024 16:47 Porque não mover esse dinheiro à ordem com juros, para prazo, nem que seja mais curto? É que mesmo num depósito a prazo, resgatas a qualquer momento e utilizas de imediato. Perdes os juros, mas tens o capital todo. É que um fundo de emergência não é a mesma coisa que despesa corrente.

Podes também seguir a sugestão do Virtua e investir algum em bonds de muito curto prazo, tem liquidez imediata.
Sobre o dinheiro à ordem, já não tenho a certeza se para os cálculos estava a contar também o meu "pocket money". Os 2% é o 2º ano da conta mais ordenado do bankinter, que acaba no próximo mês, por isso vou ver alternativas à domiciliação do ordenado. A questão do depósito a prazo para considerares ter "liquidez imediata", precisa de ser no teu banco principal (o bankinter não tem depósitos a prazo bons e o moey nem tem) ou num banco com cartão. Era uma complicação para o pouco dinheiro que tenho nessa conta à ordem.

Vi os posts de hoje sobre os ETF de bonds de muito curto prazo, obrigado Virtua, já vou ter trabalho para este fim-de-semana. :D Mas aqui prende-se a mesma questão da "liquidez imediata".

Lvsitano Escreveu: 14 jun 2024 16:47 Já agora que depósito a prazo tens?
Está distribuído entre a Trade Republic e num depósito promocional da blackfriday do Openbank (4,05% TAMB a 6 meses), que acaba no início do próximo mês. Liguei para o Openbank antes de terem descido os juros para fazer 2 depósitos com maturidades de 3.6% a 12 meses e 3.25% a 24 meses. As opções melhores +1 ano que vi neste fórum não me convenceram porque tinham comissões de gestão da conta ou eram semelhantes à proposta que eu tive.
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Lvsitano
Mensagens: 319
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 77 times
Been thanked: 71 times

Re: Carteira do Sr. Irs

Mensagem por Lvsitano »

Sr IRS Escreveu: 14 jun 2024 18:39 Vou fazer essas contas. Em cima não dei o contexto por uma questão de espaço, mas investi pela primeira vez no PPR perto do mínimo histórico, exatamente porque estava a cair 25% e as empresas principais do portfólio não me chocavam. Além disso, eles deram um bónus de subscrição de 3% (que se tirar o dinheiro antes de 5 anos, eles retiram o bónus pelo tempo proporcional em falta). Sem contar com o benefício no IRS, e líquido de comissões, a 1a subscrição, com este bónus incluido, está neste momento com uma valorização de ~30,38%. Considerando exatamente os mesmos dias, o IWDA estaria a valorizar 31.06%, então a diferença não é muita. Mesmo que quisesse trocar, estou preso a PPRs por causa do IRS. Vou fazer uma listagem dos PPR com menos comissões para ver qual será o melhor para mim. Estava a pensar trocar para um PPR com muito menos volátil quando vir que vou começar mesmo a procurar casa no espaço de 2-3 anos.
Mas lá está, mesmo com bónus e gestão "profissional" o fundo não está a bater um fundo de gestão passiva que segue um índice. Só vejo justificar pagar tanto de gestão se realmente o gestor for o "CR7 dos mercados" e bater todos os índices :lol: Por acaso gostava que existisse um simulador (se calhar até há) para quem tiver mais preguiça em fazer contas, onde se colocasse o número de anos, o capital investido por mês, a TER, e finalmente o imposto a pagar, para se poder comparar a grosso modo entre um PPR e um ETF de MSCI World ou S&P500.
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 43
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 14 times
Been thanked: 15 times

Re: Carteira do Sr. Irs

Mensagem por Sr IRS »

Lembraste-me agora da wiki do subrredit da literacia financeira.

Quando li a 1ª vez não percebia nada do que estava lá escrito, mas este artigo interativo do David Almas ficou-me na cabeça:

https://tlim.pt/ppr-vs-fundo/


A TER não sei até que ponto faz sentido porque a comissão de gestão está incluída na rentabilidade, mas se o artigo tivesse a comparação entre TER quando se considera a mesma carteira, era interessante.
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Lvsitano
Mensagens: 319
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 77 times
Been thanked: 71 times

Re: Carteira do Sr. Irs

Mensagem por Lvsitano »

Um dos mandamentos de bom investidor é manter os custos ao mínimo, onde menos custos é mais dinheiro no teu bolso

Aconselho a dares uma vista de olhos pelos mandamentos de bom investidor
Responder