The Dividend Experiment

Fórum de discussão sobre acções
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 112
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 28 times
Been thanked: 7 times

The Dividend Experiment

Mensagem por morgoth »

Alguém conhece o método?

Investir em 50 ações americanas que pagam dividendos em 264 dos 365 dias do ano.

Investi na T212 (copiei o Pie) e adicionei entretanto MCST, KO, AAPL e MCD que já tinha a vulso.

Alguém que tenha feito? Feedback?
O céu é o limite. Já a minha carteira...
jcab
Mensagens: 219
Registado: 04 out 2022 11:32
Localização: planet earth
Has thanked: 14 times
Been thanked: 16 times

Re: The Dividend Experiment

Mensagem por jcab »

Nao é muito perceptível o que estás a dizer
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 112
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 28 times
Been thanked: 7 times

Re: The Dividend Experiment

Mensagem por morgoth »

Peço desculpa vou tentar melhor.

Então, para quem conhece a T212, podes investir naquilo que eles chamam de Pie.

És tu quem monta o Pie metendo lá os ativos que quiseres (e que estejam em negociação obviamente).

Um dos pies que fiz, copiado pelo criador do site The Dividend Experiment, foi constituir um Pie com 50 ações cotadas em bolsa norte americana em que todas elas pagam dividendos.

E pagam dividendos em 264 dias do ano já que todas elas, ou praticamente todas elas, pagam dividendos mais que uma vez por ano, algumas até pagam todos os meses.

O objetivo é fácil. Investes a partir de 50€ e compras frações de ações já que como é óbvio não consegues comprar ações inteiras com tão pouco valor.

O mínimo ideal, segundo o método são cerca de 500€.

Depois vais reforçando se quiseres e os próprios dividendos são reinvestidos, caso queiras, na própria carteira.
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1833
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 631 times
Been thanked: 744 times

Re: The Dividend Experiment

Mensagem por Virtua »

Não só é fiscalmente ineficiente como dá imenso trabalho quando tiveres que entregar o IRS. Ainda por cima acções americanas. Pagas uma carrada de impostos nos dividendos. Lá e cá
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 112
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 28 times
Been thanked: 7 times

Re: The Dividend Experiment

Mensagem por morgoth »

Há um acordo entre Portugal e USA. Basta preencheres um determinado modelo para não pagares impostos num dos países...
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 35
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 12 times
Been thanked: 14 times

Re: The Dividend Experiment

Mensagem por Sr IRS »

O @Virtua tem razão sobre o trabalho que dá e a questão da otimização fiscal.

Em jeito de brincadeira, se o objetivo é fazer uma carteira que tenha crescimento literalmente todos os dias, sempre podes fazer a minha experiência dos certificados de aforro:

- Colocar 10€ por dia durante 3 meses.

À taxa máxima de 2,5%, 10€ dão 4 ou 5 cêntimos líquidos (não sei como funcionam os arredondamentos neste caso) por trimestre e assim todos os dias se vê o valor crescer no aforronet. Custo total de 930€.

Para alguém que gosta de otimizar tudo, na verdade há 2 pontos que se deve considerar:
- Para obter a 5 cêntimos na 1ª capitalização e não se perder muita rentabilidade nos arredondamentos faz sentido colocar 12€ diários (deveria ser 11,12€, mas só dá para subscrever unidades completas). Custo total de 1116€.
- Para cumprir o critério de "todos os dias", também é preciso escolher fazer as subscrições numa combinação de cada um dos seguintes grupos:
  • janeiro, julho ou outubro
  • março ou dezembro
  • maio
A capitalização é automática e nem é preciso colocar no IRS.
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1833
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 631 times
Been thanked: 744 times

Re: The Dividend Experiment

Mensagem por Virtua »

morgoth Escreveu: 21 jun 2024 12:30 Há um acordo entre Portugal e USA. Basta preencheres um determinado modelo para não pagares impostos num dos países...
hummmm. Olha que não, o acordo faz com que pagues menos impostos, de forma a não haver dupla tributação, mas penso que no mínimo pagas 35% (não percebo muito de fiscalidade, quem está a ler deverá confirmar o que estou a dizer, mas estou relativamente convencido que pagas mais de 28%)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2332
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 522 times
Been thanked: 585 times

Re: The Dividend Experiment

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 21 jun 2024 13:39
morgoth Escreveu: 21 jun 2024 12:30 Há um acordo entre Portugal e USA. Basta preencheres um determinado modelo para não pagares impostos num dos países...
hummmm. Olha que não, o acordo faz com que pagues menos impostos, de forma a não haver dupla tributação, mas penso que no mínimo pagas 35% (não percebo muito de fiscalidade, quem está a ler deverá confirmar o que estou a dizer, mas estou relativamente convencido que pagas mais de 28%)
Sem acordo pagarias 58%, 30% lá ( taxa dos EUA ) e 28% cá ( taxa em Portugal ), preenchendo o W-8BEN, em vez de seres taxado em 30% nos EUA serás em 15%.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Lvsitano
Mensagens: 309
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 74 times
Been thanked: 68 times

Re: The Dividend Experiment

Mensagem por Lvsitano »

Sr IRS Escreveu: 21 jun 2024 13:03 O @Virtua tem razão sobre o trabalho que dá e a questão da otimização fiscal.

Em jeito de brincadeira, se o objetivo é fazer uma carteira que tenha crescimento literalmente todos os dias, sempre podes fazer a minha experiência dos certificados de aforro:

- Colocar 10€ por dia durante 3 meses.

À taxa máxima de 2,5%, 10€ dão 4 ou 5 cêntimos líquidos (não sei como funcionam os arredondamentos neste caso) por trimestre e assim todos os dias se vê o valor crescer no aforronet. Custo total de 930€.
Vê lá que os CA não têm reforços, ou seja, cada valor que entra é uma nova subscrição. O que existe é capitalização dos juros de cada subscrição, mas podes passar os dias a meter lá dinheiro, e cada tranche é uma nova subscrição.
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 112
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 28 times
Been thanked: 7 times

Re: The Dividend Experiment

Mensagem por morgoth »

Certificados de Aforro, pelo menos no aforronet, têm uma subscrição minima de 100€. Há com 10€?
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 35
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 12 times
Been thanked: 14 times

Re: The Dividend Experiment

Mensagem por Sr IRS »

Lvsitano Escreveu: 21 jun 2024 15:27
Vê lá que os CA não têm reforços, ou seja, cada valor que entra é uma nova subscrição. O que existe é capitalização dos juros de cada subscrição, mas podes passar os dias a meter lá dinheiro, e cada tranche é uma nova subscrição.
É exatamente, é esse o objetivo e por isso é que só é preciso colocar durante 3 meses. Quando comecei a "investir" em produtos financeiros tinha subscrições dos certificados de aforro em muitos dias diferentes. Claro que não aumenta a rentabilidade, mas era motivador ver o dinheiro a crescer tantas vezes, ainda que fosse pouco. Isto foi uma ideia que tive na altura e quis partilhar a brincadeira, não é propriamente uma recomendação de investimento.
morgoth Escreveu: 21 jun 2024 15:34 Certificados de Aforro, pelo menos no aforronet, têm uma subscrição minima de 100€. Há com 10€?
Informação do aforronet:
A 1ª subscrição é no mínimo de 100 unidades e depois de 10 unidades, podendo subscrever até 50 000 unidades.
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 112
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 28 times
Been thanked: 7 times

Re: The Dividend Experiment

Mensagem por morgoth »

Sr IRS Escreveu: 21 jun 2024 16:14
Informação do aforronet:
A 1ª subscrição é no mínimo de 100 unidades e depois de 10 unidades, podendo subscrever até 50 000 unidades.
Ires lá todos os dias ao aforronet e reforçar 10€ foi isso que fizeste?
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1833
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 631 times
Been thanked: 744 times

Re: The Dividend Experiment

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 21 jun 2024 14:09
Virtua Escreveu: 21 jun 2024 13:39
morgoth Escreveu: 21 jun 2024 12:30 Há um acordo entre Portugal e USA. Basta preencheres um determinado modelo para não pagares impostos num dos países...
hummmm. Olha que não, o acordo faz com que pagues menos impostos, de forma a não haver dupla tributação, mas penso que no mínimo pagas 35% (não percebo muito de fiscalidade, quem está a ler deverá confirmar o que estou a dizer, mas estou relativamente convencido que pagas mais de 28%)
Sem acordo pagarias 58%, 30% lá ( taxa dos EUA ) e 28% cá ( taxa em Portugal ), preenchendo o W-8BEN, em vez de seres taxado em 30% nos EUA serás em 15%.
Isso dá 28%+15%?

43% Outch
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 112
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 28 times
Been thanked: 7 times

Re: The Dividend Experiment

Mensagem por morgoth »

Virtua Escreveu: 21 jun 2024 17:26
Isso dá 28%+15%?

43% Outch
Alguém tem de alimentar o sistema financeiro senão ninguém ganha :)
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 937
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 272 times
Been thanked: 445 times

Re: The Dividend Experiment

Mensagem por JRJordao »

Sr IRS Escreveu: 21 jun 2024 16:14 É exatamente, é esse o objetivo e por isso é que só é preciso colocar durante 3 meses. Quando comecei a "investir" em produtos financeiros tinha subscrições dos certificados de aforro em muitos dias diferentes. Claro que não aumenta a rentabilidade, mas era motivador ver o dinheiro a crescer tantas vezes, ainda que fosse pouco. Isto foi uma ideia que tive na altura e quis partilhar a brincadeira, não é propriamente uma recomendação de investimento.
Isso para mim tem uma grande desvantagem. Se queres resgatar sem perder juros para aplicar em outro produto, tens de esperar 3 meses.
Responder