Portugueses têm menos literacia financeira do que os alemães tinham há 15 anos

Viram, ouviram ou leram ao interessante? Partilhem!!
Lvsitano
Mensagens: 419
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 111 times

Portugueses têm menos literacia financeira do que os alemães tinham há 15 anos

Mensagem por Lvsitano »

Com níveis de literacia comprovadamente baixos, um novo estudo procurou compreender o estado atual do bem-estar financeiro dos portugueses. Os resultados não são animadores, nem surpreendentes.
https://pplware.sapo.pt/informacao/port ... a-15-anos/
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 120
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 34 times
Been thanked: 7 times

Re: Portugueses têm menos literacia financeira do que os alemães tinham há 15 anos

Mensagem por morgoth »

E com os "youtubers" que temos a "ensinar" não me parece que a coisa melhore...

Passa obrigatoriamente por um plano curricular nas escolas.
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Lvsitano
Mensagens: 419
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 111 times

Re: Portugueses têm menos literacia financeira do que os alemães tinham há 15 anos

Mensagem por Lvsitano »

morgoth Escreveu: 09 jul 2024 20:24 E com os "youtubers" que temos a "ensinar" não me parece que a coisa melhore...

Passa obrigatoriamente por um plano curricular nas escolas.
Olha que com a qualidade de muitos professores, ainda ouviam nas aulas: metam tudo em CA e DP, não arrisquem nem um cêntimo, olhem só o que aconteceu aos lesados do BES, ficaram sem nada :lol:
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: Portugueses têm menos literacia financeira do que os alemães tinham há 15 anos

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 09 jul 2024 21:07
morgoth Escreveu: 09 jul 2024 20:24 E com os "youtubers" que temos a "ensinar" não me parece que a coisa melhore...

Passa obrigatoriamente por um plano curricular nas escolas.
Olha que com a qualidade de muitos professores, ainda ouviam nas aulas: metam tudo em CA e DP, não arrisquem nem um cêntimo, olhem só o que aconteceu aos lesados do BES, ficaram sem nada :lol:
Mas esses meteram em papel comercial, se tivessem metido em depósitos não tinham perdido 🤣🤣
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Lvsitano
Mensagens: 419
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 111 times

Re: Portugueses têm menos literacia financeira do que os alemães tinham há 15 anos

Mensagem por Lvsitano »

D@emoon Escreveu: 09 jul 2024 21:39 Mas esses meteram em papel comercial, se tivessem metido em depósitos não tinham perdido 🤣🤣
É isso mesmo que a professora vai dizer aos alunos :lol: E até diz mais, "jogar na bolsa" é um jogo de roleta russa :D
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1007
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 288 times
Been thanked: 508 times

Re: Portugueses têm menos literacia financeira do que os alemães tinham há 15 anos

Mensagem por JRJordao »

Lvsitano Escreveu: 09 jul 2024 21:07 Olha que com a qualidade de muitos professores, ainda ouviam nas aulas: metam tudo em CA e DP, não arrisquem nem um cêntimo, olhem só o que aconteceu aos lesados do BES, ficaram sem nada :lol:
Os lesados do BES não aplicaram em DPs. Espero que estivesses a brincar ;)
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1007
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 288 times
Been thanked: 508 times

Re: Portugueses têm menos literacia financeira do que os alemães tinham há 15 anos

Mensagem por JRJordao »

Lvsitano Escreveu: 10 jul 2024 09:24
D@emoon Escreveu: 09 jul 2024 21:39 Mas esses meteram em papel comercial, se tivessem metido em depósitos não tinham perdido 🤣🤣
É isso mesmo que a professora vai dizer aos alunos :lol: E até diz mais, "jogar na bolsa" é um jogo de roleta russa :D
Tirando o "russa", até certo ponto é, imprevistos acontecem. So que há vários niveis de jogo/risco, e quem os souber identificar e selecionar estará em vantagem.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1908
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 666 times
Been thanked: 776 times

Re: Portugueses têm menos literacia financeira do que os alemães tinham há 15 anos

Mensagem por Virtua »

morgoth Escreveu: 09 jul 2024 20:24 Passa obrigatoriamente por um plano curricular nas escolas.

Só cobro 40 euros à hora :mrgreen:
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Lvsitano
Mensagens: 419
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 111 times

Re: Portugueses têm menos literacia financeira do que os alemães tinham há 15 anos

Mensagem por Lvsitano »

JRJordao Escreveu: 10 jul 2024 09:33 Os lesados do BES não aplicaram em DPs. Espero que estivesses a brincar ;)
Se leres o que eu escrevi, é que a professora irá dizer para os alunos aplicarem tudo em DPs e CA, e evitar produtos com risco com o exemplo do que aconteceu aos leados do BES. Mas acho que não foste o único a entender mal ;)
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 120
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 34 times
Been thanked: 7 times

Re: Portugueses têm menos literacia financeira do que os alemães tinham há 15 anos

Mensagem por morgoth »

Parece-me que existem académicos, investidores e profissionais de gestão com capacidade de montar um sistema de ensino com pernas para andar.

Com uma boa supervisão, um plano curricular de iniciação não me parece muito difícil. Durante 4 anos da minha vida dei aulas, num contexto específico, e tive o privilegio de construiu os planos curriculares e não é muito difícil.

Mas sinto que cada vez se fala mais em investir investir investir. Pior é que poupar também é importante.

Além do que o Estado nunca vai ser bom amigo do investidor. 28% são sempre garantidos (agora com o desconto mas não sabemos se dura muitos anos).
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: Portugueses têm menos literacia financeira do que os alemães tinham há 15 anos

Mensagem por D@emoon »

morgoth Escreveu: 10 jul 2024 17:00 Parece-me que existem académicos, investidores e profissionais de gestão com capacidade de montar um sistema de ensino com pernas para andar.

Com uma boa supervisão, um plano curricular de iniciação não me parece muito difícil. Durante 4 anos da minha vida dei aulas, num contexto específico, e tive o privilegio de construiu os planos curriculares e não é muito difícil.

Mas sinto que cada vez se fala mais em investir investir investir. Pior é que poupar também é importante.

Além do que o Estado nunca vai ser bom amigo do investidor. 28% são sempre garantidos (agora com o desconto mas não sabemos se dura muitos anos).
No meu tempo de primária tive de levar com um padre que ia falar nas aulas e fazer actividades, não me recordo se uma vez por semana ou assim, podiam fazer o mesmo...mas sem padres :lol: teriam de ser entidades independentes dentro do possível, algo tipo DECO para a primária, gestoras de activos para os restantes :D
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1908
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 666 times
Been thanked: 776 times

Re: Portugueses têm menos literacia financeira do que os alemães tinham há 15 anos

Mensagem por Virtua »

morgoth Escreveu: 10 jul 2024 17:00 não é muito difícil.
Difícil é haver dinheiro público (e/ou interesse) para avançar com um projecto destes :mrgreen:

Pode ser que haja interesse privado em aumentar a literacia financeira (mais um projecto meu para Setembro, vamos lá ver...)

Para já estou focado numa cena que vai sair já para a semana :shock:
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
morgoth
Mensagens: 120
Registado: 14 jun 2024 16:05
Localização: Lisboa
Has thanked: 34 times
Been thanked: 7 times

Re: Portugueses têm menos literacia financeira do que os alemães tinham há 15 anos

Mensagem por morgoth »

Virtua Escreveu: 10 jul 2024 18:02
Pode ser que haja interesse privado em aumentar a literacia financeira (mais um projecto meu para Setembro, vamos lá ver...)

Para já estou focado numa cena que vai sair já para a semana :shock:
É público? És conhecido? :)
O céu é o limite. Já a minha carteira...
Lvsitano
Mensagens: 419
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 111 times

Re: Portugueses têm menos literacia financeira do que os alemães tinham há 15 anos

Mensagem por Lvsitano »

D@emoon Escreveu: 10 jul 2024 17:16 No meu tempo de primária tive de levar com um padre que ia falar nas aulas e fazer actividades, não me recordo se uma vez por semana ou assim, podiam fazer o mesmo...mas sem padres :lol: teriam de ser entidades independentes dentro do possível, algo tipo DECO para a primária, gestoras de activos para os restantes :D
DECO a ensinar investimento? Há ali um grande conflito de interesses, a DECO recebe comissões de certos produtos de investimento, estou mesmo a ver a conversa: reparem meninos, coloquem todas as vossas poupanças neste PPR que a DECO aconselha, é o melhor de todos :lol:
morgoth Escreveu: 10 jul 2024 17:00 Mas sinto que cada vez se fala mais em investir investir investir. Pior é que poupar também é importante.

Além do que o Estado nunca vai ser bom amigo do investidor. 28% são sempre garantidos (agora com o desconto mas não sabemos se dura muitos anos).
Poupar para investir depois, isso é que é. Não é poupar para meter debaixo do colchão :lol:

Acredito que num futuro não muito distante, com mudança política no governo, voltem a colocar novamente os 28% ou quem sabe mais ainda, porque "quem investe é rico" e é preciso tributar bem esses magnatas do grande capital :P

A literacia financeira não interessa de todo a uma certa classe política, que sobrevive da ignorância das pessoas. E quanto menos literacia financeira tiverem mais dependentes do Estado serão, e isso garante votos.
Avatar do Utilizador
D@emoon
Mensagens: 2485
Registado: 03 out 2022 16:41
Localização: Lisboa
Has thanked: 551 times
Been thanked: 607 times

Re: Portugueses têm menos literacia financeira do que os alemães tinham há 15 anos

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 11 jul 2024 10:14
DECO a ensinar investimento? Há ali um grande conflito de interesses, a DECO recebe comissões de certos produtos de investimento, estou mesmo a ver a conversa: reparem meninos, coloquem todas as vossas poupanças neste PPR que a DECO aconselha, é o melhor de todos :lol:
Sim tem, mas não sei se és cliente do Best e viste aquele evento online do dia de aniversário com um tipo da DECO, foi imparcial nas dicas que deu, claro que quem fosse dar esse tipo de "disciplina" teria de ser imparcial, senão não faria sentido, falei na DECO como poderia falar na CFA Society Portugal por exemplo, que já partilhei vídeos deles aqui no fórum bastante interessante.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Responder