Portfólio (o meu)

Fórum onde membros da comunidade podem partilhar as suas carteiras e portfolios.
SimaoD
Mensagens: 6
Registado: 11 jul 2024 06:47
Been thanked: 1 time

Portfólio (o meu)

Mensagem por SimaoD »

Vou deixar aqui o meu portfólio, sou novato nestas andanças, mas comecei a ler mais sobre literacia financeira e percebi o que todos vocês também já perceberam mas tarde demais talvez...estou com 42 anos...

EUNK - 1000 €
EUNL - 1000€
IU5C - 200€
QDVE - 1000€
DFEN - 200€
VVSM - 500€
VUAA - 1000€

A minha ideia agora é investir todos os meses 200€ nos ETF que me parecerem estarem a evoluir melhor, a estratégia é a de investir pelo DCA (Dollar cost averaging). Abri conta na degiro, no mês de junho e julho eles tinham uma promoção para novos clientes, todas as comissões gastas até 100€ é devolvido em agosto.
Tenho o meu fundo de emergência na serie E dos certificados de aforro.
Gostaria de investir num ETF de grande volatilidade mas apenas 5% do valor total que tenho investido em ETF mais ainda não descobri qual seria...Coloquei este aqui para análise mas já percebi que não recomendam IE00BMDKNW35.
Certamente não optei pela melhor estratégia com este portfólio mas espero equilibrar a carteira aos longo dos próximos anos.
Abraço e bons investimentos
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1908
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 666 times
Been thanked: 776 times

Re: Portfólio (o meu)

Mensagem por Virtua »

SimaoD Escreveu: 11 jul 2024 11:27 A minha ideia agora é investir todos os meses 200€ nos ETF que me parecerem estarem a evoluir melhor,
Isso não é mais do que correr atrás de retornos passados. Não acho que seja a melhor política! Até porque os que tiveram melhores retornos passados são muitas vezes os que têm piores retornos futuros!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
SimaoD
Mensagens: 6
Registado: 11 jul 2024 06:47
Been thanked: 1 time

Re: Portfólio (o meu)

Mensagem por SimaoD »

Falas da questão do reforço mensal de 200€ que falei ou da minha escolha de ativos?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1908
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 666 times
Been thanked: 776 times

Re: Portfólio (o meu)

Mensagem por Virtua »

SimaoD Escreveu: 11 jul 2024 11:46 Falas da questão do reforço mensal de 200€ que falei ou da minha escolha de ativos?
Da questão do reforço. O DCA deve ser imparcial a quedas ou subidas, por isso é que ele funciona tão bem!! Quando o activo cai os 200 euros serve para comprar ainda mais UPs, como se o activo tivesse em "desconto".
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
SimaoD
Mensagens: 6
Registado: 11 jul 2024 06:47
Been thanked: 1 time

Re: Portfólio (o meu)

Mensagem por SimaoD »

Então a estratégia devendo passar pelos reforços mensais, devo equilibrar as unidades do meu portfólio de forma equilibrada pelos meus ETF será isso?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1908
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 666 times
Been thanked: 776 times

Re: Portfólio (o meu)

Mensagem por Virtua »

SimaoD Escreveu: 11 jul 2024 11:54 Então a estratégia devendo passar pelos reforços mensais, devo equilibrar as unidades do meu portfólio de forma equilibrada pelos meus ETF será isso?
Correcto. Deves usar os reforços para aproximar as alocações o mais possível das originais!
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
SimaoD
Mensagens: 6
Registado: 11 jul 2024 06:47
Been thanked: 1 time

Re: Portfólio (o meu)

Mensagem por SimaoD »

Obrigado pela dica, já agora o que achas do meu portfólio?
Lvsitano
Mensagens: 419
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 111 times

Re: Portfólio (o meu)

Mensagem por Lvsitano »

Na minha opinião, tens aí muita sobreposição de ativos, e muito ETF setorial. 3 ETF S&P500, depois 2 MSCI, embora um seja da Europa, o World também tem holdings europeias.

Olha eu comecei ainda mais tarde do que tu, quando tinha 42 anos nem queria ouvir falar em coisas com risco :lol: E também já cometi alguns dos mesmos erros que comeste aí nos ETFs, na minha carteira inicial.

Se queres investir num ETF com grande volatilidade, aquele é ótimo :lol: Também podes sempre comprar diretamente Bitcoin, também é muito volátil.
SimaoD Escreveu: 11 jul 2024 11:27 A minha ideia agora é investir todos os meses 200€ nos ETF que me parecerem estarem a evoluir melhor, a estratégia é a de investir pelo DCA (Dollar cost averaging).
Isso é market timing. Estás a apostar nuns em detrimento de outros. Os que "parecem estar a evoluir melhor" hoje, podem não ser os que estão a evoluir melhor daqui a 1 ano. A minha sugestão é que simplifiques a tua carteira, não é necessário deter 100 ETF para obter melhores resultados.
E também que faças a tua investigação de forma a reduzir os custos. Menos custos é menos dinheiro na carteira dos outros, e mais na tua ;)
Última edição por Lvsitano em 11 jul 2024 14:54, editado 3 vezes no total.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 1908
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 666 times
Been thanked: 776 times

Re: Portfólio (o meu)

Mensagem por Virtua »

SimaoD Escreveu: 11 jul 2024 12:00 Obrigado pela dica, já agora o que achas do meu portfólio?
Tenho que ver os ETFs todos. Mas parece-me que vou partilhar da opinião do Lvsitano.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Carlos R
Mensagens: 20
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 14 times
Been thanked: 11 times

Re: Portfólio (o meu)

Mensagem por Carlos R »

SimaoD Escreveu: 11 jul 2024 11:27 Vou deixar aqui o meu portfólio, sou novato nestas andanças, mas comecei a ler mais sobre literacia financeira e percebi o que todos vocês também já perceberam mas tarde demais talvez...estou com 42 anos...

EUNK - 1000 €
EUNL - 1000€
IU5C - 200€
QDVE - 1000€
DFEN - 200€
VVSM - 500€
VUAA - 1000€

A minha ideia agora é investir todos os meses 200€ nos ETF que me parecerem estarem a evoluir melhor, a estratégia é a de investir pelo DCA (Dollar cost averaging). Abri conta na degiro, no mês de junho e julho eles tinham uma promoção para novos clientes, todas as comissões gastas até 100€ é devolvido em agosto.
Tenho o meu fundo de emergência na serie E dos certificados de aforro.
Gostaria de investir num ETF de grande volatilidade mas apenas 5% do valor total que tenho investido em ETF mais ainda não descobri qual seria...Coloquei este aqui para análise mas já percebi que não recomendam IE00BMDKNW35.
Certamente não optei pela melhor estratégia com este portfólio mas espero equilibrar a carteira aos longo dos próximos anos.
Abraço e bons investimentos

Olá, começar tarde não é problema. No entanto vejo aqui o que eu entendo ser uma grande sobreposição de posições. As empresas que fazem parte do QDVE estão no VUAA, e as empresas do VUAA estão no EUNL.
Quando comecei a investir em ETFs (e também quarentão) cheguei a investir em 6 ETFs diferentes, 3 corretoras, a optimizar as TER, a fazer quase market timing. A certa altura decidi que para quem faz DCA como eu, que era mais simples mandar tudo ao galheiro, vender tudo, fazer reset e começar de novo com apenas 1 ETF global. Assim nem penso em bater o mercado. Eu sou o mercado. Acho que ajudou à minha sanidade mental e a simplificar o processo de investimento. A componente accionista do meu portfólio é apenas 1 ETF. :lol:
Lvsitano
Mensagens: 419
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 111 times

Re: Portfólio (o meu)

Mensagem por Lvsitano »

Nem é preciso vender. É deixar estar lá, e não investir mais. Um dia logo vende, entretanto já valorizou alguma coisa.
Carlos R
Mensagens: 20
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 14 times
Been thanked: 11 times

Re: Portfólio (o meu)

Mensagem por Carlos R »

Lvsitano Escreveu: 11 jul 2024 21:05 Nem é preciso vender. É deixar estar lá, e não investir mais. Um dia logo vende, entretanto já valorizou alguma coisa.
Sim, o mais sensato é mesmo deixar estar a valorizar. Eu apenas decidi despachar os ETFs porque tinha menos de um ano a investir neles. Eram valores pequenos em cada um, deixar estar só me fazia mal à vista. Optei por gerir as mais e menos valias para limpar o "cadastro".
Não recomendo fazer isto :D
Lvsitano
Mensagens: 419
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 111 times

Re: Portfólio (o meu)

Mensagem por Lvsitano »

Eu por acaso vendi 2 ETF este ano e já me arrependi pela chatice que vai ser no próximo ano no IRS :lol: Mas vendi com mais valias.
Carlos R
Mensagens: 20
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 14 times
Been thanked: 11 times

Re: Portfólio (o meu)

Mensagem por Carlos R »

Lvsitano Escreveu: 11 jul 2024 21:33 Eu por acaso vendi 2 ETF este ano e já me arrependi pela chatice que vai ser no próximo ano no IRS :lol: Mas vendi com mais valias.
Vê o lado positivo, vais passar pela experiência de declarar no IRS. No processo aprende-se sempre. Aprendi por exemplo que confiar nas declarações das corretoras nem sempre é boa ideia. Passei a fazer registos de compra e venda, datas, valores, comissões num excel. :D
Melhor ter aprendido cedo e com poucas transações.
Lvsitano
Mensagens: 419
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 111 times

Re: Portfólio (o meu)

Mensagem por Lvsitano »

Carlos R Escreveu: 11 jul 2024 21:40 Vê o lado positivo, vais passar pela experiência de declarar no IRS. No processo aprende-se sempre. Aprendi por exemplo que confiar nas declarações das corretoras nem sempre é boa ideia. Passei a fazer registos de compra e venda, datas, valores, comissões num excel. :D
Melhor ter aprendido cedo e com poucas transações.
Por acaso não fiz isso, deveria ter feito, mas guardei os e-mails que a T212 envia quando se compra alguma UP, lá tem os dados. Mas já sei que vai ser um "filme" nos ETF. Juros e dividendos é fácil, isso já declarei, agora o problema são os ETF com aquela história do FIFO e não ponderação média.
Responder