Os Certificados de Aforro vão mudar? Governo quer produto de poupança mais atrativo

Viram, ouviram ou leram ao interessante? Partilhem!!
Responder
Lvsitano
Mensagens: 419
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 116 times
Been thanked: 111 times

Os Certificados de Aforro vão mudar? Governo quer produto de poupança mais atrativo

Mensagem por Lvsitano »

Desde o final de 2023, as famílias portuguesas têm retirado dinheiro dos certificados de aforro, levando o Governo a estudar medidas para reverter esta tendência. A principal preocupação é equilibrar o atrativo destes produtos com a gestão sustentável da dívida pública.

Durante uma audição na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, o ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, admitiu que o Executivo está a analisar o tema e que novas medidas estão sendo consideradas para tornar os certificados mais atrativos.

https://executivedigest.sapo.pt/noticia ... -atrativo/
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 60
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 26 times
Been thanked: 20 times

Re: Os Certificados de Aforro vão mudar? Governo quer produto de poupança mais atrativo

Mensagem por Sr IRS »

Queria aproveitar este tópico para promover a seguinte discussão:

Eu fiquei com mágoa por terem acabado com as subscrições dos certificados da série E, porque na verdade não estavam a pagar 3.5% de TAMB (fora prémios de permanência), mas sim 2,544% porque estamos a fazer retenção na fonte para o emissor... E porque é que não temos oportunidade de investir na dívida de mais longo prazo como os investidores institucionais? O estado não tem um "desconto" de 28% sobre os investidores internacionais?

Ok que se pode englobar os rendimentos para baixar a taxa, mas quem investe maiores quantidades em princípio vai ter rendimentos acima da taxa dos 28%...
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1007
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 288 times
Been thanked: 508 times

Re: Os Certificados de Aforro vão mudar? Governo quer produto de poupança mais atrativo

Mensagem por JRJordao »

Sr IRS Escreveu: 26 jul 2024 11:17 Queria aproveitar este tópico para promover a seguinte discussão:

Eu fiquei com mágoa por terem acabado com as subscrições dos certificados da série E, porque na verdade não estavam a pagar 3.5% de TAMB (fora prémios de permanência), mas sim 2,544% porque estamos a fazer retenção na fonte para o emissor... E porque é que não temos oportunidade de investir na dívida de mais longo prazo como os investidores institucionais? O estado não tem um "desconto" de 28% sobre os investidores internacionais?

Ok que se pode englobar os rendimentos para baixar a taxa, mas quem investe maiores quantidades em princípio vai ter rendimentos acima da taxa dos 28%...
A TANB dos série E ia até aos 4,50% (com Euribor 3m >= 2,50%).

Podes comprar obrigações do tesouro no mercado secundário (por exemplo, no BiG).

Normalmente, o escalão com taxa > 28% (~25k brutos por conta de outrem em 2024) atinge-se mais por "culpa" dos salários. Mas se for pelos investimentos, good for you! ;)
Avatar do Utilizador
Sr IRS
Mensagens: 60
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 26 times
Been thanked: 20 times

Re: Os Certificados de Aforro vão mudar? Governo quer produto de poupança mais atrativo

Mensagem por Sr IRS »

JRJordao Escreveu: 26 jul 2024 11:49
A TANB dos série E ia até aos 4,50% (com Euribor 3m >= 2,50%).

Podes comprar obrigações do tesouro no mercado secundário (por exemplo, no BiG).

Normalmente, o escalão com taxa > 28% (~25k brutos por conta de outrem em 2024) atinge-se mais por "culpa" dos salários. Mas se for pelos investimentos, good for you! ;)
Mesmo assim são 3,24% + capitalização dos juros.

Obrigado.

Sim, o que queria dizer era a incluir os rendimentos do trabalho. :P
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Responder