O que acham de uma carteira composta pelos seguintes ETFs:
* SXR8 ou VUAA (90%);
* CSBGU3 - iShares $ Treasury Bond 1-3yr UCITS ETF USD Acc B (5%). Subscreveria em EUR na Euronext Milan;
* 4GLD (5%).
Pretendo direcionar os meus investimentos para o mercado dos EUA, minimizando quedas abruptas via OT dos EUA de prazo reduzido e ouro.
Tenho uma boa apetência ao risco.
Vou investir entre 25k-30k e deixar o portefólio valorizar-se ao longo do tempo (até à idade da reforma, pois tenho 34 anos), efetuando alguns reforços pontuais e rebalanceamentos da carteira (em milhares de EUR).
Não pretendo efetuar muitas transações.
Acredito que com a estratégia que pretendo prosseguir não interesse o timing de entrada.
Que vos parece?
Carteira Annie
Re: Carteira Annie
Assumo que o CSBGU3 seja para ser estável/equivalente a cash. O subjacente é em USD, não interessa a moeda em que é cotado o ETF. Aqui podes ver a performance dele em euros.Annie Escreveu: ↑29 ago 2024 18:51 O que acham de uma carteira composta pelos seguintes ETFs:
* SXR8 ou VUAA (90%);
* CSBGU3 - iShares $ Treasury Bond 1-3yr UCITS ETF USD Acc B (5%). Subscreveria em EUR na Euronext Milan;
* 4GLD (5%).
Pretendo direcionar os meus investimentos para o mercado dos EUA, minimizando quedas abruptas via OT dos EUA de prazo reduzido e ouro.
Vou investir entre 25k-30k e deixar o portefólio valorizar-se ao longo do tempo (até à idade da reforma, pois tenho 34 anos), efetuando alguns reforços pontuais e rebalanceamentos da carteira (em milhares de EUR).
Acredito que com a estratégia que pretendo prosseguir não interesse o timing de entrada.
Que vos parece?
https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... N179#chart
O objectivo é o que eu achava? Tinhas noção da volatilidade do ETF, mesmo sendo cotado em euros? Em alternativa podes achar que as treasuries a longo prazo são melhores que obrigações europeias equivalentes, e não te importares com a cotação no curto prazo.
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Obrigada Virtua As percentagens que apresentei dizem apenas respeito àquela que será a minha carteira de ativos com maior risco, mas na verdade possuo também cash à parte. Ficaria uns 50% de ativos sem risco (DP/Cert.Aforro) e 50% de ativos com risco.Virtua Escreveu: ↑29 ago 2024 19:26Assumo que o CSBGU3 seja para ser estável/equivalente a cash. O subjacente é em USD, não interessa a moeda em que é cotado o ETF. Aqui podes ver a performance dele em euros.Annie Escreveu: ↑29 ago 2024 18:51 O que acham de uma carteira composta pelos seguintes ETFs:
* SXR8 ou VUAA (90%);
* 4GLD (5%).
Que vos parece?
https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... N179#chart
O objectivo é o que eu achava? Tinhas noção da volatilidade do ETF, mesmo sendo cotado em euros? Em alternativa podes achar que as treasuries a longo prazo são melhores que obrigações europeias equivalentes, e não te importares com a cotação no curto prazo.
Os Treasury Bonds dos EUA e Ouro entram numa lógica de ‘amortecimento’ de um período de maior turbulência no mercado acionista (minimizar fortes quedas do S&P 500). Os Treasury Bonds porque iria receber a yield média e o ouro por ser um ativo de refúgio.
Poderia optar por um ETF direcionado para as OTs alemãs (não sei se existe) ou por um índice global de obrigações (iShares Core Global Aggregate Bond Hedged), mas não me agradou nada que no ano da invasão da Rússia à Ucrânia (2022) o ETF tivesse desvalorizado significativamente, à semelhança do ETF do S&P 500.
Outra coisa que me deixa a pensar são as valorizações contínuas do ouro e se vale a pena o ter como investimento a longo prazo. Também tenho dúvidas em relação ao facto do 4GLD apresentar 0% de TER e o EGLN 0,12%. Algo está aqui a escapar-me.
Não necessariamente. Há pessoal que investe em treasuries mesmo sendo europeu, numa lógica que no longo prazo o EUR/USD vai-se manter +/- estável
Isso teve a haver com o facto de nos etfs de obrigações não deves apenas olhar para a qualidade creditícia mas também para a longevidade das mesma. Houve ETF de treasuries que caíram que nem uma pedra em 2020/2021. O TLT teve 50% de queda.
O ETF de que falas em particular tem é baixas maturidades (1 a 3 anos). Vai ser muito estável, muito devido a isso. Eu próprio tenho obrigações de estados europeus que não caíram "aquando da invasão da Russia à Ucrânia".
Podes ver aqui exemplos:
viewtopic.php?t=258
como podes ver aqui: https://analises-do-investidor.s3.eu-we ... term-bonds a performance deles é muito estável
Volta e meia a diversificação não funciona, outras vezes funciona. As correlações são dinâmicas ao longo do tempo.
Se é para longo prazo e por 5% não tens que ter receio
Já discuti isso com alguém. O 4GLD tem custos escondido que não o TER. Não o uso pessoal nem profissionalmente.
Sim, é verdade, agora resta saber se isso vai acontecer como pensam
O ouro deve ser encarado para salvaguarda de valor.