Devo investir mais num PPR ou nos dois ETF que já tenho?

Viram, ouviram ou leram ao interessante? Partilhem!!
Responder
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 199 times
Been thanked: 157 times

Devo investir mais num PPR ou nos dois ETF que já tenho?

Mensagem por Lvsitano »

O Diogo tem 34 anos e tem 1 PPR e 2 ETF. Ao ouvir um episódio anterior, percebeu que a fiscalidade à saída dos PPR é muito mais vantajosa do que a dos ETF e ficou com uma dúvida: habitualmente, ele coloca o mínimo no PPR para obter o máximo da dedução fiscal e coloca o máximo que pode nos ETF. Será que devia fazer o contrário e investir mais no PPR e menos nos ETF, por causa do benefício fiscal à saída (só paga 8% em vez de 28%)?
https://expresso.pt/podcasts/contas-pou ... --b0d3ba5e
Lvsitano

Re: Devo investir mais num PPR ou nos dois ETF que já tenho?

Mensagem por Lvsitano »

Então o homem já tem ETF Nasdaq e outro mundial (que deve ter pelo menos 60% EUA), e o PA ainda diz para "diversificar" e investir no S&P500 :lol: Vá lá que desta vez deu a mão à palmatória e disse que muitos ETF têm uma rentabilidade melhor do que muitos PPR, mesmo com a fiscalidade do PPR, e que muito se deve às comissões de gestão. Algo que curiosamente nenhum jornalista financeiro fala.
wot89
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 46 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por wot89 »

Ainda hoje ao ouvir isto, lembrei-me da conversa que tivemos aqui ha uns tempos.

Eu que o defendi, e continuo achar que tem um trabalho com mérito em (tentar) educar minimamente os portugueses sobre literacia financeira, fiquei em modo WTF quando ouvir o que ele respondeu ao ouvinte.

O rapaz já tinha um ETF global, outro de nasdaq e responde-lhe para se meter em mais um, não de obrigações, ouro, small caps..mas SP 500 :?
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Vindo dele já se esperava a tirada do S&P 500, visto que no portfolio tem um ETF S&P 500 e outro ETF S&P 500 Information Technologies, o homem gosta mesmo de sobrepor ativos :D E a ideia de diversificação dele é comprar vários ETFs de ações, todos dos EUA :lol: Conseguiu dar a volta e aconselhar o ouvinte a "esquecer" o ETF, e a apostar forte e feio nos PPRs :roll:
Mas há uma coisa que temos de dar crédito, desta vez falou dos custos elevados associados ao PPR, só que justifica pelo facto de ter "alguém ou uma equipa a tomar decisões de gestão". O problema é estar-se a pagar mesmo quando são más decisões. Era o mesmo que um clube de futebol não afastasse o treinador, após uma época só de derrotas :lol:
faraine82
Registado: 04 out 2024 10:43
Has thanked: 12 times
Been thanked: 20 times

Mensagem por faraine82 »

Este episódio foi uma coisa surreal...
O homem é bom na questão da poupança, no que toca a investimentos not so much.
O que me está a desiludir bastante é que se o lema dele é educar todos os portugueses sobre literacia financeira então ele também devia apostar em si no que toca a investimentos.
Responder