Investir xbt e Activobank

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Responder
S_M
Registado: 05 mar 2025 13:31
Has thanked: 2 times

Investir xbt e Activobank

Mensagem por S_M »

Olá a todos,

Antes de mais, quero agradecer a todos os comentários e posts que tenho visto e lido sobre investimentos aqui no forum. Tenho aprendido muito nos últimos 2 anos (pena não ter começado há 20 anos atrás).

Queria pedir a vossa opinião sobre a minha situação, visto que alguns têm muitos mais anos disto do que eu.

Tenho lido que a melhor coisa para investir em ETFs é fazer DCA (Dollar-Cost Averaging), mas estou numa situação um pouco diferente.

Depois de 20 anos de muita luta, sacrifícios e lágrimas no estrangeiro, decidi finalmente voltar ao meu país, Portugal. Tenho 300.000 euros para investir em ETFs. Estava a pensar dividir em 2. Investir 150.000 euros através da XTB (porque não tem comissões e dá para ter subcontas, e quero investir lá o dinheiro dos meus 2 filhos) e os outros 150.000 euros através do ActivoBank (sei que as taxas são superiores, mas dá-me um sentimento de segurança por ser um banco), com o plano AB PLUS, visto que também dá outras regalias, e tem 2 ordens grátis por mês e sem comissão de serviço de bolsa.

Para os meus filhos, será, no mínimo, um investimento de 15 a 20 anos, mas o objetivo é que eles possam continuar a investir por muitos mais anos (estava a pensar num ETF mundial e num de mercados emergentes ACC).

Para mim, o objetivo é que, daqui a 10 anos, possa viver só deste investimento (estava a pensar num ETF mundial e talvez 10% em ouro físico para me dar mais estabilidade ACC).

A minha pergunta é: como devo fazer o meu investimento?
Tudo de uma vez? Penso que não seja a melhor opção devido aos altos e baixos do mercado…
Investir inicialmente 20.000 euros na XTB e mais 20.000 euros no ActivoBank, e fazer reforços mensais de 5.000 em cada, para minimizar a volatilidade do mercado até atingir os 150.000 em cada? Enquanto o dinheiro estiver à espera de ser investido, estava a pensar em depósitos a prazo de 6 meses.

Digam-me a vossa opinião, pode me estar a escapar algo, estou aberto a alterar a minha estratégia para este investimento.

Agradeço desde já as vossas respostas.
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 854 times
Been thanked: 1062 times

Re: Investir xbt e Activobank

Mensagem por Virtua »

"Investir inicialmente 20.000 euros na XTB e mais 20.000 euros no ActivoBank, e fazer reforços mensais de 5.000 em cada, para minimizar a volatilidade do mercado até atingir os 150.000 em cada? "

isto é DCA, e em linha com o que eu faria na tua situação (provavelmente não colocaria os 20k iniciais, mas de resto era isso +/-. )
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 672 times
Been thanked: 830 times

Mensagem por D@emoon »

S_M Escreveu: 05 mar 2025 13:41 Olá a todos,

Antes de mais, quero agradecer a todos os comentários e posts que tenho visto e lido sobre investimentos aqui no forum. Tenho aprendido muito nos últimos 2 anos (pena não ter começado há 20 anos atrás).

Queria pedir a vossa opinião sobre a minha situação, visto que alguns têm muitos mais anos disto do que eu.

Tenho lido que a melhor coisa para investir em ETFs é fazer DCA (Dollar-Cost Averaging), mas estou numa situação um pouco diferente.

Depois de 20 anos de muita luta, sacrifícios e lágrimas no estrangeiro, decidi finalmente voltar ao meu país, Portugal. Tenho 300.000 euros para investir em ETFs. Estava a pensar dividir em 2. Investir 150.000 euros através da XTB (porque não tem comissões e dá para ter subcontas, e quero investir lá o dinheiro dos meus 2 filhos) e os outros 150.000 euros através do ActivoBank (sei que as taxas são superiores, mas dá-me um sentimento de segurança por ser um banco), com o plano AB PLUS, visto que também dá outras regalias, e tem 2 ordens grátis por mês e sem comissão de serviço de bolsa.

Para os meus filhos, será, no mínimo, um investimento de 15 a 20 anos, mas o objetivo é que eles possam continuar a investir por muitos mais anos (estava a pensar num ETF mundial e num de mercados emergentes ACC).

Para mim, o objetivo é que, daqui a 10 anos, possa viver só deste investimento (estava a pensar num ETF mundial e talvez 10% em ouro físico para me dar mais estabilidade ACC).

Tudo de uma vez? Penso que não seja a melhor opção devido aos altos e baixos do mercado…
Investir inicialmente 20.000 euros na XTB e mais 20.000 euros no ActivoBank, e fazer reforços mensais de 5.000 em cada, para minimizar a volatilidade do mercado até atingir os 150.000 em cada? Enquanto o dinheiro estiver à espera de ser investido, estava a pensar em depósitos a prazo de 6 meses.

Digam-me a vossa opinião, pode me estar a escapar algo, estou aberto a alterar a minha estratégia para este investimento.

Gabo sempre a vossa coragem em colocar capitais tão altos em plataformas...

Já agora uma dica, eles que tenham acesso á plataforma, em caso de falecimento, e não tenha dado conhecimento desse capital, o banco de portugal não vai saber e é capital perdido.

Eu separava entre Activo e Best ou Invest, não ia para plaformas de negociação, mas isto cada um é que toma as suas decisões claro.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
S_M

Mensagem por S_M »

Virtua Escreveu: 05 mar 2025 13:51 "Investir inicialmente 20.000 euros na XTB e mais 20.000 euros no ActivoBank, e fazer reforços mensais de 5.000 em cada, para minimizar a volatilidade do mercado até atingir os 150.000 em cada? "

isto é DCA, e em linha com o que eu faria na tua situação (provavelmente não colocaria os 20k iniciais, mas de resto era isso +/-. )

Sim, é DCA, mas será a curto prazo, visto que em pouco mais de 2 anos atingiria o montante desejado.

Mas fico satisfeito pelo teu feedback positivo. Quanto aos 20k, é algo em que posso pensar.

Obrigado
S_M

Mensagem por S_M »

D@emoon Escreveu: 05 mar 2025 13:55
S_M Escreveu: 05 mar 2025 13:41 Olá a todos,

Gabo sempre a vossa coragem em colocar capitais tão altos em plataformas...

Já agora uma dica, eles que tenham acesso á plataforma, em caso de falecimento, e não tenha dado conhecimento desse capital, o banco de portugal não vai saber e é capital perdido.

Eu separava entre Activo e Best ou Invest, não ia para plaformas de negociação, mas isto cada um é que toma as suas decisões claro.
Obrigado pelo teu feedback.

É verdade que o montante é elevado para uma plataforma. Também não estou 100% à vontade, por isso queria dividir pelo Activobank. Pelo que tenho lido, os ETFs ficam em nosso nome. No caso da XBT abrir falência, posso pedir para transferir para outra corretora.

O acesso será fornecido à minha esposa no momento, e quando eles forem mais velhos, também terão acesso.

Vou estudar o Best e o Invest, pode ser que considere uma alternativa melhor.

Obrigado.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 296 times
Been thanked: 298 times

Mensagem por Lvsitano »

S_M Escreveu: 05 mar 2025 13:41 e os outros 150.000 euros através do ActivoBank (sei que as taxas são superiores, mas dá-me um sentimento de segurança por ser um banco), com o plano AB PLUS, visto que também dá outras regalias, e tem 2 ordens grátis por mês e sem comissão de serviço de bolsa.
Na realidade está a pagar para não pagar :lol: Só vejo razão para pagar essa conta AB Plus se vai fazer reforços mensais, porque se for no Banco Invest não tem comissão de custódia de títulos, mas paga por cada ordem de compra.
Eu não colocaria 150 mil euros na XTB, e especialmente a XTB. Negócios que gastam imenso dinheiro em publicidade na TV com jogadores de futebol, etc, desconfio bastante. O Omegapro também usava estrelas para publicidade e foi o que foi... Preferia dividir isso em bancos nacionais. Eu tenho conta em corretora online e capital lá investido, só não tenho 150k :lol:

Não faria lump sum desse capital, iria dividir e comprar aos poucos, não necessariamente mensal, e nem 5000 por mês.
S_M

Mensagem por S_M »

Lvsitano Escreveu: 05 mar 2025 23:03
S_M Escreveu: 05 mar 2025 13:41 e os outros 150.000 euros através do ActivoBank (sei que as taxas são superiores, mas dá-me um sentimento de segurança por ser um banco), com o plano AB PLUS, visto que também dá outras regalias, e tem 2 ordens grátis por mês e sem comissão de serviço de bolsa.
Na realidade está a pagar para não pagar :lol: Só vejo razão para pagar essa conta AB Plus se vai fazer reforços mensais, porque se for no Banco Invest não tem comissão de custódia de títulos, mas paga por cada ordem de compra.
Eu não colocaria 150 mil euros na XTB, e especialmente a XTB. Negócios que gastam imenso dinheiro em publicidade na TV com jogadores de futebol, etc, desconfio bastante. O Omegapro também usava estrelas para publicidade e foi o que foi... Preferia dividir isso em bancos nacionais. Eu tenho conta em corretora online e capital lá investido, só não tenho 150k :lol:

Não faria lump sum desse capital, iria dividir e comprar aos poucos, não necessariamente mensal, e nem 5000 por mês.

Obrigado pelo comentário.

Como referi, a conta AB PLUS tem outras regalias que me interessam, sem contar com os ETFs, e é uma questão de "juntar o útil ao agradável". Depois de algum estudo sobre corretoras apenas escolhi a XBT por poder ter varias contas e principalmente por ter escritório em Portugal, o que me inspira mais confiança por me poder deslocar a algum lugar e "dar um murro na mesa" em caso de problema. :lol:

Vou ter em conta a sua opinião e farei um estudo dos bancos nacionais.

Obrigado.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 296 times
Been thanked: 298 times

Mensagem por Lvsitano »

Se já ia pagar a conta por outros motivos, então é utilizar os benefícios. O facto de ter escritório aqui de pouco vale, a Dona Branca também tinha :lol:
faraine82
Registado: 04 out 2024 10:43
Has thanked: 21 times
Been thanked: 34 times

Mensagem por faraine82 »

Para esse tipo de valores eu utilizaria a Interactive Brokers. Tem uma reputação e histórico incomparavel.
Podes criar várias contas também e inclusivé uma conta de gestão familiar em que podes gerir as outras contas "centralmente" na conta familiar.
Responder