Nunca tinha ouvido falar deste, PPR Oxy Capital, alguém conhece ?
Deixo aqui algumas informações.
O que é o Oxy Capital PPR:
O Oxy Capital Liquid Opportunities A PPR é um fundo de investimento aberto registado na CMVM e - à semelhança de outros PPR que tenho - é um produto de ações de risco 4, (num máximo de 7) dentro do universo dos Planos Poupança Reforma (PPR).
A estratégia de investimento:
Portefólio concentrado em 8-15 small caps (pequenas empresas) europeias e canadianas com forte ligação aos setores onde a gestora tem experiência. Não tem nada de Teslas, Amazons e Apples.
Acompanhamento ativo das equipas de gestão e horizonte de médio-longo prazo.
Possibilidade, ainda que residual, de investir em obrigações quando surgem oportunidades.
Desempenho desde o início (2 de março 2023):
Rentabilidade líquida de comissões (1º valor)
Índice comparável (MSCI ACWI) (2º valor)
2023 +14,9 % +12,3 %
2024 +16,8 % +25,3 %
2025 (até Maio) +13,7 % -3,9 %
Taxa anualizada
(março 23 a maio 25) +20,7% +14,5%
As comissões e os custos:
Sem comissão de subscrição.
Comissão de gestão 1,2%/ano para investimentos inferiores a 100.000 €.
Comissão de gestão variável: só é cobrada se o desempenho superar o objetivo definido de 8% líquidos por ano: nesse caso, pagará 20% de comissão sobre as mais-valias. É fazer as contas. Em todo o caso, quando olhar para o meu saldo, já estará líquido de todas as comissões (incluindo esta sobre a performance).
Comissão de resgate: 3% nos primeiros dois anos, depois deixa de existir.
A liquidez é fraca
Este PPR é o menos líquido de todos os que tenho. O resgate pode ser pedido em qualquer momento, mas a gestora dispõe de até 6 meses para liquidar, comprometendo-se a fazê-lo, na prática, em menos de um mês. Este é um ponto negativo, em comparação com os meus outros PPR.
Em caso de forte correção dos mercados e de todos querem vender ao mesmo tempo, pode levar a grandes desvalorizações da unidade de participação.
Tem mais informação mas para o que queria perguntar, estes dados são suficientes.
Para a malta que percebe mais disto que eu, não é nada usual um PPR ser baseado apenas em small caps pois não ?
Ainda por cima sem empresas americanas (apenas europeias e canadianas)..como é possível terem apresentado (até agora/curto espaço de tempo, certo) lucros desta dimensão ?
Acham que isto é passível de ser reproduzido a longo prazo e bater-se com um PPR 100% acções mas com grande % de empresas americanas, europeias, etc ?
Fiquei muito curioso, gostaria de saber o que vocês acham, e se possível @Virtua, por uma questão de curiosidade, que o adicionasses aquele teu gráfico onde já estão o PPR da Save & Grow e o Tendênciais Globais do Banco Invest.