wot89 Escreveu: ↑24 set 2024 21:44
Tenho uma duvida e mesmo correndo o risco da pergunta ser um bocado absurda, aqui vai.
O QDVE é um ETF mais arriscado do que o SP500, porque incide apenas sobre o sector da tecnologia.
É mais volátil e tem tido por isso mais lucros nos últimos anos.
Ora eu ao ver a chart (justEtf) do QDVE nos últimos 5 anos, dá-me um crescimento de mais de 200 % enquanto o VUAA por exemplo, no mesmo período (5 y) tem um crescimento de pouco mais de 100 %.
No entanto, e aqui é a minha duvida, se for ver há cinco anos (2019) uma unidade de QDVE custava pouco mais de 9€ e hoje em dia (2024) está acima dos 28€.
No VUAA, também há cinco anos (2019), cada unidade custava pouco mais de 48€ e ao dia de hoje está nos 97€.
A minha pergunta é, se o QDVE tem tido maiores ganhos nos últimos 5 anos (200 % vs 100 %) cada unidade de QDVE não deveria ter um maior aumento no seu valor ?
Ou seja, de 2019 a 2024, cada unidade de QDVE apenas aumentou de valor cerca de 19€ enquanto cada unidade de VUAA aumentou 49€.
Fico com a sensação que um SP500 normal, rende mais/tem valorizado mais que o QDVE, o que não acontece na realidade, certo ?
O que é que me está a falhar/qual o meu erro de analise ?