PPR sem capital garantido

Local de discussão sobre tudo o que é relacionado com PPRs
takito
Mensagens: 1
Registado: 07 out 2024 20:39

PPR sem capital garantido

Mensagem por takito »

Viva.

Estou a equacionar subscrição de PPR sem capital garantido, com o objetivo de estabelecer poupança de longo prazo, não tem como objetivo amortizar crédito habitação. Tenho 40 anos, e pretendo fazer entregas mensais, não investindo mais de 1000-1500€/ano.

Estou incluso a ponderar criar os PPRs para os meus filhos, dependendo da rentabilidade (com investimento menor claro). Neste caso estou a ponderar também produtos com risco (pois é dinheiro que não é para mexer, mas pondero investir pouco e sem entregas mensais).

Face a estes requisitos, estou indeciso entre o PPR Alves Ribeiro (que já tenho em meu nome) ou o Invest Tendencias Globais.

Contudo, gostaria de perguntar aos mais entendidos, face a este perfil e pela vossa experiência em termos de confiança se recomendam outro caso não esteja a fazer a analise correta. Claro que vale o que vale porque ninguém adivinha o amanhã, contudo agradeço os conselhos dos entendidos ;)
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2010
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 707 times
Been thanked: 835 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por Virtua »

takito Escreveu: 07 out 2024 20:43 Viva.

Estou a equacionar subscrição de PPR sem capital garantido, com o objetivo de estabelecer poupança de longo prazo, não tem como objetivo amortizar crédito habitação. Tenho 40 anos, e pretendo fazer entregas mensais, não investindo mais de 1000-1500€/ano.

Estou incluso a ponderar criar os PPRs para os meus filhos, dependendo da rentabilidade (com investimento menor claro). Neste caso estou a ponderar também produtos com risco (pois é dinheiro que não é para mexer, mas pondero investir pouco e sem entregas mensais).

Face a estes requisitos, estou indeciso entre o PPR Alves Ribeiro (que já tenho em meu nome) ou o Invest Tendencias Globais.

Contudo, gostaria de perguntar aos mais entendidos, face a este perfil e pela vossa experiência em termos de confiança se recomendam outro caso não esteja a fazer a analise correta. Claro que vale o que vale porque ninguém adivinha o amanhã, contudo agradeço os conselhos dos entendidos ;)
A partir dos 12 anos de investimento os PPR custam dinheiro (as vantagens iniciais do IRS são sobrecompensadas pelos custos). ver aqui: https://www.investidorfrugal.com/e-melh ... u-em-etfs/

Se ainda quiseres ir para PPRs os que falas acabam por ser os melhorzinhos, se bem que um é 100% acções e o outro mais focado em obrigações. Assumindo que é para longo prazo talvez seja melhor um 100% accionista, mas apenas se souberes os riscos do mesmo.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Louie
Mensagens: 274
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 118 times
Been thanked: 82 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por Louie »

takito Escreveu: 07 out 2024 20:43 Estou incluso a ponderar criar os PPRs para os meus filhos, dependendo da rentabilidade (com investimento menor claro). Neste caso estou a ponderar também produtos com risco (pois é dinheiro que não é para mexer, mas pondero investir pouco e sem entregas mensais).
Nos PPR para os teus filhos não vais ter benefícios fiscais à entrada (considerando que já tens com o teu), terás apenas à saída.
Já foram feitas varias simulações entre o investimento em PPR vs ETF como por exemplo o que o Virtua aí colocou e o resultado final sai sempre favorável ao ETF ao fim de x anos.
E m especial agora, que existe uma redução da tributação:
Segundo a lei n.º 31/2024, os valores mobiliários detidos há mais de dois anos ficam sujeitos a uma tributação entre 19,6% e 25,2 por cento. Caso o investimento perdure entre dois e cinco anos, 10% do rendimento é excluído de tributação. Entre cinco e oito anos, 20% do rendimento está isento. Se aplicar por mais de oito anos, a lei exclui 30 por cento.

Considerando que o investimento é para longo prazo, o investimento em ETF será uma aposta mais rentável.
Lvsitano
Mensagens: 456
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 142 times
Been thanked: 126 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por Lvsitano »

Também depende do ETF, se escolher um mau ETF pode ficar igual ou pior do que um PPR :lol: Mas fora de brincadeira, escolhendo um ETF da praxe, ainda por cima começando com crianças, tendo toda uma vida pela frente, compensa muito mais face aos PPR, ainda para mais o AR PPR ou o Invest Tendências.
Em relação à fiscalidade no resgate eu não faria muita festa com a alteração à fiscalidade, isto porque estamos a falar em horizontes temporais alargados, e como sabemos em Portugal não existe uma estabilidade legislativa, e tudo muda ao sabor da maré. Basta mudar o governo, e se forem daqueles contra o capital, mudam logo de novo para os 28%. Por isso mais vale a fazer logo as contas com os 28%, do que com a benesse atual.

Face a tudo isto, se ainda estiver decidido a avançar com PPR, que seja um de ações, visto que vai ter tempo para sarar eventuais quedas nos mercados.
wot89
Mensagens: 42
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 38 times
Been thanked: 4 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por wot89 »

Lvsitano Escreveu: 09 out 2024 22:48 Também depende do ETF, se escolher um mau ETF pode ficar igual ou pior do que um PPR :lol: Mas fora de brincadeira, escolhendo um ETF da praxe, ainda por cima começando com crianças, tendo toda uma vida pela frente, compensa muito mais face aos PPR, ainda para mais o AR PPR ou o Invest Tendências.
Só não percebi esta parte.

Ou melhor dizendo, sobre o AR percebi, tem pouca % de acções (ou seja, nunca seria/será tão rentável como um ETF, mesmo tendo sido durante muitos anos, provavelmente, diria, o melhor PPR português disponível ao investidor comum, antes de começarem aparecer os novos PPR's com maior % de acções, como o Stoik,Optimize Agressivo, etc).

Não percebi foi a menção especifica do TG, que até seria aquele que, em teoria, mais possibilidades tinha de se aproximar do rendimento de um ETF, tendo em conta a % de acções que tem e os resultados que tem vindo a ter (salvo erro, acho que é o que tem tido mais rendimento nos últimos dois anos, acho eu).
Lvsitano
Mensagens: 456
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 142 times
Been thanked: 126 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por Lvsitano »

É um PPR com 2 anos ainda. Apanhou uma época boa, parece ser a quinta maravilha. Neste momento até o AR PPR parece ótimo :D 1.5% de comissão anual, e uma de 0.0012% mensal.
wot89
Mensagens: 42
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 38 times
Been thanked: 4 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por wot89 »

Lvsitano Escreveu: 10 out 2024 11:35 É um PPR com 2 anos ainda. Apanhou uma época boa, parece ser a quinta maravilha. Neste momento até o AR PPR parece ótimo :D 1.5% de comissão anual, e uma de 0.0012% mensal.

Para ti, se tivesses que escolher um, qual o PPR que escolherias neste momento ?

O novo da Golden, o SGF ETF ? Também é muito recente ainda.

Ou outro ?
Lvsitano
Mensagens: 456
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 142 times
Been thanked: 126 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por Lvsitano »

wot89 Escreveu: 11 out 2024 00:23 Para ti, se tivesses que escolher um, qual o PPR que escolherias neste momento ?

O novo da Golden, o SGF ETF ? Também é muito recente ainda.

Ou outro ?
Sinceramente teria dificuldade em o fazer, porque basicamente é "entregar o ouro ao bandido" :lol: Custa-me pagar uma comissão elevada por um trabalho que pode não ser bom. É o mesmo que contratares alguém para te limpar a casa, mas pagas sempre, mesmo que não limpe nada :lol:
Essas sociedades gestoras de PPR que eu saiba não têm nenhuma bola de cristal. Não vou dizer que o benefício fiscal à saída não seja vantajoso, porque o é (nem falo da entrada, porque no meu caso não teria vantagem). O Invest Tendências Globais parece porreiro, só que como eu disse, neste momento parece a quinta maravilha porque os mercados têm estado de feição, quando houver um bear market será que vai ter uma resposta melhor do que os mercados, ou quanto muito idêntica? É que não me serve de nada agora estar com uma boa valorização, se num altura de tempestade nos mercados cai 40%, quando um outro índice só cai 20%. Um PPR de ações com um bom track record acho que seria o indicado.
wot89
Mensagens: 42
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 38 times
Been thanked: 4 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por wot89 »

Lvsitano Escreveu: 11 out 2024 13:48
wot89 Escreveu: 11 out 2024 00:23 Para ti, se tivesses que escolher um, qual o PPR que escolherias neste momento ?

O novo da Golden, o SGF ETF ? Também é muito recente ainda.

Ou outro ?
Um PPR de ações com um bom track record acho que seria o indicado.
Conheces algum ? :D
Lvsitano
Mensagens: 456
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 142 times
Been thanked: 126 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por Lvsitano »

wot89 Escreveu: 11 out 2024 21:03 Conheces algum ? :D
Não, porque até tens o PPR Agressivo da Optimize com 100% ações, tem vários anos muito bons, e existe desde 2018, mas se vires o desempenho anual médio é de 4.99%. Só para termo de comparação o MSCI World tem um desempenho anual médio de 8.44%, desde 1987. Ou seja, um ETF que replique o MSCI World consegue melhor desempenho anual do que um fundo de investimento gerido por "malta xpto". E até alguns se descuidam e dizem que os próprios PPR investem em ETFs :lol:
wot89
Mensagens: 42
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 38 times
Been thanked: 4 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por wot89 »

Lvsitano Escreveu: 11 out 2024 21:55
wot89 Escreveu: 11 out 2024 21:03 Conheces algum ? :D
Não, porque até tens o PPR Agressivo da Optimize com 100% ações, tem vários anos muito bons, e existe desde 2018, mas se vires o desempenho anual médio é de 4.99%. Só para termo de comparação o MSCI World tem um desempenho anual médio de 8.44%, desde 1987. Ou seja, um ETF que replique o MSCI World consegue melhor desempenho anual do que um fundo de investimento gerido por "malta xpto". E até alguns se descuidam e dizem que os próprios PPR investem em ETFs :lol:
Pois, eu já conhecia o da Optimize e outros como o Save and Grow, etc.

A minha principal % de portfolio a longo prazo também é ETF, e quero que seja cada vez mais, mas confesso que não me sinto completamente confortável em ter os "ovos todos na mesma cesta", por isso também tenho/quero diversificar e ter alguma % em PPR's (tirando áreas mais especulativas, como cripto).

Meti alguma coisa no novo da Golden, o que replica um ETF global, porque achei a comissão de 0,75 % muito interessante, vamos ver como se porta nos próximos anos (mesmo tendo uma interface completamente arcaica).

O TG do banco Invest também me pareceu atrativo como disse, tem tido resultados excelentes, quem controla aquilo tem um bom histórico com o AR PPR já há muitos anos, foi também por isso que escolhi estes dois.

Estava na duvida que houvesse algum PPR com esse tal histórico óptimo, podia ter-me escapado na analise que fiz ao mercado dos PPR's disponíveis, mas já vi que não ;)
Lvsitano
Mensagens: 456
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 142 times
Been thanked: 126 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por Lvsitano »

wot89 Escreveu: 12 out 2024 00:36 Pois, eu já conhecia o da Optimize e outros como o Save and Grow, etc.

A minha principal % de portfolio a longo prazo também é ETF, e quero que seja cada vez mais, mas confesso que não me sinto completamente confortável em ter os "ovos todos na mesma cesta", por isso também tenho/quero diversificar e ter alguma % em PPR's (tirando áreas mais especulativas, como cripto).
Se queres diversificar não é certamente com um PPR de ações, pois os ativos do PPR e ETF acabam por ser do mesmo tipo (isto se investes em ETF de ações), e talvez muitos deles sejam comuns. Se queres diversificar terá de ser com classes de ativos diferentes, como obrigações, ouro ou cripto (para quem quer se meter nisso). O TG começou em 2022, então catapultou com a subida dos mercados em 2023 e 2024. Quando os mercados forem abaixo (é só uma questão de tempo), seria bom ver o comportamento. Os PPR num geral são maus, essa é a realidade (nem falo de seguros PPR), ou porque são demasiado conservadores, ou então sendo maioritariamente de ações acaba-se por investir em algo com o mesmo risco de capital de um ETF ou outro fundo de investimento não PPR, com a desvantagem de se ter um desempenho inferior e custos maiores. Aquele 1.5% pode não parecer muito, mas ao fim de muitos anos com um grande volume de capital torna-se num comilão. Tenho vários amigos com PPR, nem sabem o que pagam de comissões de gestão, nem sabem que ativos o PPR contém, foi-lhes vendido pelo banco e acham que é "bom negócio" porque tiveram o benefício fiscal e vão conseguir multiplicar o carcanhol para a reforma.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2010
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 707 times
Been thanked: 835 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por Virtua »

wot89 Escreveu: 12 out 2024 00:36 por isso também tenho/quero diversificar e ter alguma % em PPR's
Porque achas que um PPR de acções diversifica face ao IWDA/VWCE? Qual é o teu conceito de diversificação? (Pergunta honesta)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
wot89
Mensagens: 42
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 38 times
Been thanked: 4 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por wot89 »

Virtua Escreveu: 12 out 2024 10:50
wot89 Escreveu: 12 out 2024 00:36 por isso também tenho/quero diversificar e ter alguma % em PPR's
Porque achas que um PPR de acções diversifica face ao IWDA/VWCE? Qual é o teu conceito de diversificação? (Pergunta honesta)
Lvsitano Escreveu: 12 out 2024 09:30
wot89 Escreveu: 12 out 2024 00:36 Pois, eu já conhecia o da Optimize e outros como o Save and Grow, etc.

A minha principal % de portfolio a longo prazo também é ETF, e quero que seja cada vez mais, mas confesso que não me sinto completamente confortável em ter os "ovos todos na mesma cesta", por isso também tenho/quero diversificar e ter alguma % em PPR's (tirando áreas mais especulativas, como cripto).
Se queres diversificar não é certamente com um PPR de ações, pois os ativos do PPR e ETF acabam por ser do mesmo tipo (isto se investes em ETF de ações), e talvez muitos deles sejam comuns. Se queres diversificar terá de ser com classes de ativos diferentes, como obrigações, ouro ou cripto (para quem quer se meter nisso).

Diversificação no sentido de ter a fonte de rendimento futuro (reforma), em sítios diferentes e não concentrar tudo na mesma entidade.

Estou bem ciente que é a mesma categoria de activo (acções), não me referia a diversificação no sentido de diferença entre acções, obrigações, ouro, etc.

Não sou daquelas pessoas, principalmente da geração mais antiga que nem sabe o que é uma corretora online, longe disso..mas admito que também não me sinto, nem nunca me sentirei, completamente confortável em ter todo o resultado de uma vida de poupanças, colocado apenas num sitio, principalmente em entidades estrangeiras, em que se de "hoje para amanha" houver/houvesse algum problema sério, não sei bem como é que funcionaria a resolução desses problemas e/ou o tempo que isso demoraria..

Nos últimos anos tem subido o numero de pessoas a investir em corretoras online, umas com melhor reputação (IBKR, Degiro, espero eu) outras com menos, isto é tudo muito lindo mas só no dia em que/se existir algum problema é que depois quero ver como é que se resolve (ou melhor dizendo, não quero)..
Lvsitano
Mensagens: 456
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 142 times
Been thanked: 126 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por Lvsitano »

Então mas para isso tens os bancos nacionais. Essa "segurança" tem um custo associado. Podes muito bem ter os ETFs num banco nacional, com os custos associados, mas assim dormes descansado. Dependendo da corretora até podes conseguir transferir os títulos.

O que deverá suceder no caso dos ETFs não fraccionados, se uma corretora por algum motivo falir, é os mesmos passarem para outra.
Responder