Virtua Escreveu: ↑12 out 2024 10:50
wot89 Escreveu: ↑12 out 2024 00:36
por isso também tenho/quero diversificar e ter alguma % em PPR's
Porque achas que um PPR de acções diversifica face ao IWDA/VWCE? Qual é o teu conceito de diversificação? (Pergunta honesta)
Lvsitano Escreveu: ↑12 out 2024 09:30
wot89 Escreveu: ↑12 out 2024 00:36
Pois, eu já conhecia o da Optimize e outros como o Save and Grow, etc.
A minha principal % de portfolio a longo prazo também é ETF, e quero que seja cada vez mais, mas confesso que não me sinto completamente confortável em ter os "ovos todos na mesma cesta", por isso também tenho/quero diversificar e ter alguma % em PPR's (tirando áreas mais especulativas, como cripto).
Se queres diversificar não é certamente com um PPR de ações, pois os ativos do PPR e ETF acabam por ser do mesmo tipo (isto se investes em ETF de ações), e talvez muitos deles sejam comuns. Se queres diversificar terá de ser com classes de ativos diferentes, como obrigações, ouro ou cripto (para quem quer se meter nisso).
Diversificação no sentido de ter a fonte de rendimento futuro (reforma), em sítios diferentes e não concentrar tudo na mesma entidade.
Estou bem ciente que é a mesma categoria de activo (acções), não me referia a diversificação no sentido de diferença entre acções, obrigações, ouro, etc.
Não sou daquelas pessoas, principalmente da geração mais antiga que nem sabe o que é uma corretora online, longe disso..mas admito que também não me sinto, nem nunca me sentirei, completamente confortável em ter todo o resultado de uma vida de poupanças, colocado apenas num sitio, principalmente em entidades estrangeiras, em que se de "hoje para amanha" houver/houvesse algum problema sério, não sei bem como é que funcionaria a resolução desses problemas e/ou o tempo que isso demoraria..
Nos últimos anos tem subido o numero de pessoas a investir em corretoras online, umas com melhor reputação (IBKR, Degiro, espero eu) outras com menos, isto é tudo muito lindo mas só no dia em que/se existir algum problema é que depois quero ver como é que se resolve (ou melhor dizendo, não quero)..