PPR sem capital garantido

Local de discussão sobre tudo o que é relacionado com PPRs
wot89
Mensagens: 42
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 38 times
Been thanked: 4 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por wot89 »

Lvsitano Escreveu: 12 out 2024 22:57 Então mas para isso tens os bancos nacionais. Essa "segurança" tem um custo associado. Podes muito bem ter os ETFs num banco nacional, com os custos associados, mas assim dormes descansado. Dependendo da corretora até podes conseguir transferir os títulos.

O que deverá suceder no caso dos ETFs não fraccionados, se uma corretora por algum motivo falir, é os mesmos passarem para outra.
Eu sei mas quer dizer..se às vezes se lê que entre este ETF e aquele, a diferença é de 0, qualquer coisa % na TER e isso é tido como uma coisa muito importante e, principalmente, a malta que não gosta de PPR's deve-se às comissões de gestão que andam na casa dos 1,5 % em media, estar a ter durante décadas, ETF em bancos nacionais com o que isso custa.. :?

Pois, lá está, é a segurança extra.

No meu caso, a ideia é transferir para um banco nacional, mas só mais la para a frente, depois de atingir uma verba que eu já não me sinta confortável em ter numa corretora estrangeira.

Em caso de falência da corretora tenho lido que é isso que em teoria acontece, os títulos passarem para outra, espero que nunca venha a ter esse problema; uso a Degiro e vou abrir conta na IBKR, penso que são duas das mais seguras/com melhor reputação (nem que seja por cobrarem pelo serviço que prestam), a mim faz-me sempre um bocado de confusão corretoras que não cobram dinheiro em quase nada..
Lvsitano
Mensagens: 456
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 142 times
Been thanked: 126 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por Lvsitano »

wot89 Escreveu: 13 out 2024 01:16 Eu sei mas quer dizer..se às vezes se lê que entre este ETF e aquele, a diferença é de 0, qualquer coisa % na TER e isso é tido como uma coisa muito importante e, principalmente, a malta que não gosta de PPR's deve-se às comissões de gestão que andam na casa dos 1,5 % em media, estar a ter durante décadas, ETF em bancos nacionais com o que isso custa.. :?
Mas ao teres ETF num banco nacional não tens comissão de gestão de 1.5%. O custo do ETF é absorvido logo na fonte pelo emissor (Vanguard, Amundi, etc). A única coisa que tens de pagar ao banco são as comissões de liquidação/resgate e custódia de títulos, isto na maioria dos casos.
wot89 Escreveu: 13 out 2024 01:16Pois, lá está, é a segurança extra.

No meu caso, a ideia é transferir para um banco nacional, mas só mais la para a frente, depois de atingir uma verba que eu já não me sinta confortável em ter numa corretora estrangeira.
Também podes pensar assim, se essas corretoras online são maldosas, quando tiveres a verba e quiseres transferir, podem simplesmente não o fazer, e arranjar alguma artimanha para tentar manter o teu capital lá :lol:
wot89 Escreveu: 13 out 2024 01:16Em caso de falência da corretora tenho lido que é isso que em teoria acontece, os títulos passarem para outra, espero que nunca venha a ter esse problema; uso a Degiro e vou abrir conta na IBKR, penso que são duas das mais seguras/com melhor reputação (nem que seja por cobrarem pelo serviço que prestam), a mim faz-me sempre um bocado de confusão corretoras que não cobram dinheiro em quase nada..
É tudo uma questão de marketing. Essas corretoras que não cobram nada, estão a ganhar na mesma de forma dissimulada. Ganham comissões das bolsas e também nos preços de compra/venda. Além do mais costumam comercializar CFDs, esses sim dão bastante lucro. Se formos pelo teu raciocínio, o Activobank já deveria ter fechado, já tenho conta lá há mais de 10 anos e até hoje nunca ganharam comigo nem 1 cêntimo de comissões. É tudo uma questão de modelos de negócio. É só ires ver o balanço por exemplo da T212, e dá lucro, mesmo com o modelo de funcionamento atual.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2010
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 707 times
Been thanked: 835 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por Virtua »

wot89 Escreveu: 13 out 2024 01:16 Eu sei mas quer dizer..se às vezes se lê que entre este ETF e aquele, a diferença é de 0, qualquer coisa % na TER e isso é tido como uma coisa muito importante e, principalmente, a malta que não gosta de PPR's deve-se às comissões de gestão que andam na casa dos 1,5 % em media, estar a ter durante décadas, ETF em bancos nacionais com o que isso custa.. :?
:arrow: Não encontro PPRs com boa performance, mesmo excluindo a preocupação com o TER

:arrow: Ter as coisas em banco nacional fica-me relativamente barato. Só faço uma compra por ano, não todos os meses. Potencialmente tanto como um ou dois jantares com amigos... ao ano*. Não acho caro e definitivamente menor que 1.5% da minha carteira (a diferença de TER entre os PPRs e ETF).

Mas sim, para a maioria das pessoas qualquer custo faz confusão, até 1 euro na TR mandam vir :mrgreen: (não estou a dizer que é necessariamente o teu caso).

* Só o jantar de Sexta foram 28 euros, já me dava para as duas de 3 ordens que faço ao ano (desde que inclui ouro na carteira tenho de comprar 3 etfs)
Última edição por Virtua em 13 out 2024 15:17, editado 4 vezes no total.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2010
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 707 times
Been thanked: 835 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por Virtua »

wot89 Escreveu: 12 out 2024 21:07 Diversificação no sentido de ter a fonte de rendimento futuro (reforma), em sítios diferentes e não concentrar tudo na mesma entidade.
Um receio que compreendo completamente. Então diversifica de entidade, não necessariamente de activo (ou até de casa gestora... ishares, vanguard, SPDR)

IB, TR, banco nacional, degiro etc etc take your pick

Não penso que é uma boa razão para comprar PPR
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
wot89
Mensagens: 42
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 38 times
Been thanked: 4 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por wot89 »

Lvsitano Escreveu: 13 out 2024 10:32
É tudo uma questão de marketing. Essas corretoras que não cobram nada, estão a ganhar na mesma de forma dissimulada. Ganham comissões das bolsas e também nos preços de compra/venda. Além do mais costumam comercializar CFDs, esses sim dão bastante lucro. Se formos pelo teu raciocínio, o Activobank já deveria ter fechado, já tenho conta lá há mais de 10 anos e até hoje nunca ganharam comigo nem 1 cêntimo de comissões. É tudo uma questão de modelos de negócio. É só ires ver o balanço por exemplo da T212, e dá lucro, mesmo com o modelo de funcionamento atual.

A T212 não dá para transferir ETF para outras corretoras salvo erro, acho eu..ou dá ?

Eu no processo de escolha de qual/quais corretoras usar, exclui algumas pelo que ia lendo, ou porque têm sede em países como Chipre ou Polonia, ou porque não deixam mais tarde transferir ETF, ou por serem recentes (TR), etc.

A IBKR acho que é quase unanimemente a que tem melhor reputação, ate pela antiguidade, a Degiro, pelo país onde está sediada e pelo que cobra, também me dá alguma confiança.
wot89
Mensagens: 42
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 38 times
Been thanked: 4 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por wot89 »

Virtua Escreveu: 13 out 2024 15:08
1. Não encontro PPRs com boa performance, mesmo excluindo a preocupação com o TER

2. Ter as coisas em banco nacional fica-me relativamente barato. Só faço uma compra por ano, não todos os meses. Potencialmente tanto como um ou dois jantares com amigos... ao ano*. Não acho caro e definitivamente menor que 1.5% da minha carteira (a diferença de TER entre os PPRs e ETF).
1.

O TG para ti não tem tido bons resultados ? Ou o novo da Golden ? Há tempos falaste, salvo erro, que ate ao final do ano ias actualizar aquele tópico que analisa as performances dos PPR sem capital garantido, como esses dois, estou curioso para ver os últimos dados mais actualizados deles.

2.

Agora fiquei curioso, ter ETF nos bancos nacionais, em termos de custodia mais..vamos supor 6 mexidas ao ano que fosse (para não ser todos os meses), ficaria por quanto +/- ?

Confesso que nunca pesquisei a fundo quais/se havia, bancos nacionais que não cobrassem balúrdios para ter lá ETF's; os bancos mais em conta são o Invest, Best, etc ?
Lvsitano
Mensagens: 456
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 142 times
Been thanked: 126 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por Lvsitano »

wot89 Escreveu: 13 out 2024 16:43 A T212 não dá para transferir ETF para outras corretoras salvo erro, acho eu..ou dá ?

Eu no processo de escolha de qual/quais corretoras usar, exclui algumas pelo que ia lendo, ou porque têm sede em países como Chipre ou Polonia, ou porque não deixam mais tarde transferir ETF, ou por serem recentes (TR), etc.

A IBKR acho que é quase unanimemente a que tem melhor reputação, ate pela antiguidade, a Degiro, pelo país onde está sediada e pelo que cobra, também me dá alguma confiança.
Dá sim, pelo menos para alguns clientes. O processo está em disseminação gradual, dizem que está a 70% dos clientes, e o restante até final do ano. Supostamente dará para receber e transferir ETFs de e para outras corretoras. Presumo que só ETFs que as outras corretoras também comercializem.

A custódia de títulos não é cobrada por "mexidas", é um valor fixo que também pode depender do número de títulos em carteira. Normalmente tens a custódia de títulos trimestral, e depois pagas por cada subscrição/resgate. Há bancos que ainda inventam para ali mais umas comissões manhosas.
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2010
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 707 times
Been thanked: 835 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por Virtua »

wot89 Escreveu: 13 out 2024 17:57 O TG para ti não tem tido bons resultados ?
Resultados passados != de resultados futuros. Única coisa que sei é que estudos provaram que aquilo que prevê melhor os resultados futuros é a TER. Quanto maior a TER maior a probabilidade de ter maus resultados futuros.
wot89 Escreveu: 13 out 2024 17:57 Ou o novo da Golden ?
fonix, até eu se fizesse um PPR faria melhor... Até agora só a equipa de gestão do Invest são os únicos que me supreenderam, quer em performance quer em conhecimento (conversas ao vivo).
wot89 Escreveu: 13 out 2024 17:57 em termos de custodia
Invest não cobra custódia. Penso que o Carregosa tb não. (Digo isto porque o David Almas é lá cliente e vou lendo umas coisas que ele vai escrevendo).
wot89 Escreveu: 13 out 2024 17:57 vamos supor 6 mexidas ao ano que fosse (para não ser todos os meses), ficaria por quanto +/- ?
Não sei se com "mexidas" queres dizer ordens ou alterações de carteira. Por exemplo eu diria que faço uma "mexida" (quando reforço), mas dou 3 ordens. As ordens dependem da bolsa. Exemplo o IWDA é de Amesterdão logo são 9.5 euros (mais uns pozinhos do I.S.). EUNA é de Frankfurt, + 12.5 euros e o AMUNDI PHYSICAL GOLD ETC é de Paris (+ 9.5 euros). Pouco mais de 31.5 euros ao ano, portanto
Anexos
Screen Shot 2024-10-14 at 14.12.16 PM.png
Screen Shot 2024-10-14 at 14.12.16 PM.png (75.95 KiB) Visto 162 vezes
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Lvsitano
Mensagens: 456
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 142 times
Been thanked: 126 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por Lvsitano »

Para quem dá 1 ordem de compra por ano, não é muito mas agora quem quiser fazer DCA mensal... 1 UP do SPPW ronda os 35€, pagar logo 10€ de comissão upa upa :roll:
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2010
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 707 times
Been thanked: 835 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por Virtua »

1 -> Não vejo grande razão para fazer compras mensais.

2-> Não percebi a menção ao valor da UP. Não pagas a comissão por UP, pagas por ordem :mrgreen: (por eu saber que sabes isso é que ainda me fez mais confusão)
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Lvsitano
Mensagens: 456
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 142 times
Been thanked: 126 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por Lvsitano »

Virtua Escreveu: 14 out 2024 19:18 1 -> Não vejo grande razão para fazer compras mensais.

2-> Não percebi a menção ao valor da UP. Não pagas a comissão por UP, pagas por ordem :mrgreen: (por eu saber que sabes isso é que ainda me fez mais confusão)
Então achas que 1x por ano pode ser considerado DCA?
Mencionei o valor da UP, porque no caso de alguém adquirir todos os meses apenas 1 UP (que será uma ordem). vai pagar 10€, quando esse valor pode facilmente ser 30% do valor da ordem. Isto é apenas uma caso hipotético, mas que não é descabido.
Neste tipo de casos o Activobank é mais vantajoso pois a 1ª ordem do mês é grátis, com a comissão de bolsa de 3€+IS.
wot89
Mensagens: 42
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 38 times
Been thanked: 4 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por wot89 »

Virtua Escreveu: 14 out 2024 14:16
wot89 Escreveu: 13 out 2024 17:57 Ou o novo da Golden ?
fonix, até eu se fizesse um PPR faria melhor... Até agora só a equipa de gestão do Invest são os únicos que me supreenderam, quer em performance quer em conhecimento (conversas ao vivo).

Podes desenvolver mais este ponto ?

Não sei se eras tu (agora não tenho a certeza) mas havia alguém aqui no fórum que nos últimos meses, desde que aquilo foi lançado, ia fazendo o update, e nos primeiros tempos, segundo o que eu percebi, eles (Golden) demoraram imenso tempo a meter aquilo a render, ou melhor dizendo, a alocar o dinheiro nas % que é suposto aquilo ter (75 % salvo erro baseado num ETF global + X % em ETF's de obrigações, etc), mas a ultima vez, há pouco tempo, que me lembro de ler qualquer coisa aqui no tópico desse PPR, acho que já estava a "funcionar" como prometido, salvo erro, ou não ?

Como durante muitos anos era sempre lamentado o não existir um PPR que basicamente replicasse um ETF global, com a melhor fiscalidade inerente aos PPR, este foi lançado com uma taxa ate mais baixa que o habitual, de apenas 0,75 %, teve bastante aderência (lembro-me ate que a aderência foi tanta ate à data limite para se ter a comissão dos 0,75 % que eles demoravam imenso tempo a responder a tantos pedidos), pensei que, sendo a mesma entidade que já tinha o Stoik (que tem se portado bem no passado ou não ?), que ia resultar, daí perguntar para desenvolveres, pois fiquei surpreendido com a negatividade da tua opinião (mesmo vinda de um hater assumido de PPR's :D).
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2010
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 707 times
Been thanked: 835 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por Virtua »

Lvsitano Escreveu: 14 out 2024 21:03 Então achas que 1x por ano pode ser considerado DCA?
Não pode ser, é. DCA quer dizer Dollar Cost Averaging. Se o teu horizonte for 20 anos, ser mensal ou anual tanto faz. Claro que se for 5 anos...

(Não falo de cor. Já fiz os testes, como podes imaginar)
wot89 Escreveu: 14 out 2024 21:10 Não sei se eras tu (agora não tenho a certeza) mas havia alguém aqui no fórum que nos últimos meses, desde que aquilo foi lançado, ia fazendo o update, e nos primeiros tempos, segundo o que eu percebi, eles (Golden) demoraram imenso tempo a meter aquilo a render, ou melhor dizendo, a alocar o dinheiro nas % que é suposto aquilo ter (75 % salvo erro baseado num ETF global + X % em ETF's de obrigações, etc), mas a ultima vez, há pouco tempo, que me lembro de ler qualquer coisa aqui no tópico desse PPR, acho que já estava a "funcionar" como prometido, salvo erro, ou não ?
Tirando os defeitos funciona bem :lol:

Mas agora funciona "bem", mas é 1% de TER. E a rentabilidade que se perdeu enquanto funcionava mal foi mais de 10 pontos percentuais. outch

Pelos vistos aceder á conta tb não tem muitos dados (está lá pessoal nesse tópico que falas a resmungar).

btw vou deixar de falar mal dos PPRs e criar masé um. Se não vos convenço com números é sinal que as coisas são emocionais. Não dá para convencer :lol: Mais vale eu ganhar dinheiro com isso. (Por acaso queria ter feito um em 2019, mas falta os contactos, e alguém nos roubou a ideia 8-)

Obviamente que eu não estaria a pensar em criar um se não fosse bom para mim. Não me vêem a tentar criar um ETF :mrgreen:
wot89 Escreveu: 14 out 2024 21:10 sendo a mesma entidade que já tinha o Stoik (que tem se portado bem no passado ou não ?
Assumo que as opiniões positivas da SGC são as mesmas razões da opinião positiva da casa de investimentos. Marketing. Lá vou ter de fazer as rondas dos PPRs no final do ano :lol:
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Avatar do Utilizador
JRJordao
Mensagens: 1056
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 307 times
Been thanked: 543 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por JRJordao »

Não sou grande fã deste Luis Leitão, mas pareceu-me oportuno
Nos últimos três anos terminados em 2023, por exemplo, os PPR sob a forma de fundos de investimentos apresentaram uma rendibilidade média anual negativa de 0,1%, com quase dois terços dos PPR a registar perdas anuais e apenas um quinto dos gestores a revelar-se capaz de bater o seu benchmark e ficando também muito longe de uma taxa de inflação média de 5,96% neste período.
https://eco.sapo.pt/opiniao/diga-adeus- ... o-seu-ppr/
Lvsitano
Mensagens: 456
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 142 times
Been thanked: 126 times

Re: PPR sem capital garantido

Mensagem por Lvsitano »

O ano 2022 foi péssimo para os PPRs, levaram uma pancada forte, e a maioria não recuperou tudo em 2023.
Responder