Construir casa - amortizar ou poupar

Local para falar de investimentos imobiliários
Responder
NASM
Mensagens: 4
Registado: 19 jan 2024 22:37
Has thanked: 1 time

Construir casa - amortizar ou poupar

Mensagem por NASM »

Trago aqui uma questão um bocado aberta. Sei que não há respostas únicas e lineares, mas ainda assim queria perceber as ideias do pessoal do fórum.

Eu e a minha esposa temos um apartamento T2 comprado com crédito habitação (amortizámos quase metade da dívida ao longo dos últimos anos - no final deste ano devemos ter cerca de 85k em dívida) e estamos a planear construir uma casa num terreno herdado. Será um projecto para começar no próximos 2 anos idealmente.Temos alguns capitais próprios mas ainda assim teremos sempre de contrair novo empréstimo para construção.

Dúvida: seria melhor apostar em amortizar mais ainda o actual crédito ou seria melhor acumular mais capitais próprios para conseguir reduzir o montante a pedir ao banco?
Avatar do Utilizador
Virtua
Mensagens: 2024
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 710 times
Been thanked: 842 times

Re: Construir casa - amortizar ou poupar

Mensagem por Virtua »

NASM Escreveu: 17 out 2024 11:46 Trago aqui uma questão um bocado aberta. Sei que não há respostas únicas e lineares, mas ainda assim queria perceber as ideias do pessoal do fórum.

Eu e a minha esposa temos um apartamento T2 comprado com crédito habitação (amortizámos quase metade da dívida ao longo dos últimos anos - no final deste ano devemos ter cerca de 85k em dívida) e estamos a planear construir uma casa num terreno herdado. Será um projecto para começar no próximos 2 anos idealmente.Temos alguns capitais próprios mas ainda assim teremos sempre de contrair novo empréstimo para construção.

Dúvida: seria melhor apostar em amortizar mais ainda o actual crédito ou seria melhor acumular mais capitais próprios para conseguir reduzir o montante a pedir ao banco?
Penso ser relativamente linear. Sempre abater crédito. Ao pedires novo crédito este crédito vai estar na tua "ficha de cliente bancário". Teres o capital próprio para pedir menos mas teres um crédito maior devido a isso não vai ser muito diferente para os bancos, mas entretanto pagas juros. Sempre abater.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Responder