Trago aqui uma questão um bocado aberta. Sei que não há respostas únicas e lineares, mas ainda assim queria perceber as ideias do pessoal do fórum.
Eu e a minha esposa temos um apartamento T2 comprado com crédito habitação (amortizámos quase metade da dívida ao longo dos últimos anos - no final deste ano devemos ter cerca de 85k em dívida) e estamos a planear construir uma casa num terreno herdado. Será um projecto para começar no próximos 2 anos idealmente.Temos alguns capitais próprios mas ainda assim teremos sempre de contrair novo empréstimo para construção.
Dúvida: seria melhor apostar em amortizar mais ainda o actual crédito ou seria melhor acumular mais capitais próprios para conseguir reduzir o montante a pedir ao banco?
Construir casa - amortizar ou poupar
Re: Construir casa - amortizar ou poupar
Penso ser relativamente linear. Sempre abater crédito. Ao pedires novo crédito este crédito vai estar na tua "ficha de cliente bancário". Teres o capital próprio para pedir menos mas teres um crédito maior devido a isso não vai ser muito diferente para os bancos, mas entretanto pagas juros. Sempre abater.NASM Escreveu: ↑17 out 2024 11:46 Trago aqui uma questão um bocado aberta. Sei que não há respostas únicas e lineares, mas ainda assim queria perceber as ideias do pessoal do fórum.
Eu e a minha esposa temos um apartamento T2 comprado com crédito habitação (amortizámos quase metade da dívida ao longo dos últimos anos - no final deste ano devemos ter cerca de 85k em dívida) e estamos a planear construir uma casa num terreno herdado. Será um projecto para começar no próximos 2 anos idealmente.Temos alguns capitais próprios mas ainda assim teremos sempre de contrair novo empréstimo para construção.
Dúvida: seria melhor apostar em amortizar mais ainda o actual crédito ou seria melhor acumular mais capitais próprios para conseguir reduzir o montante a pedir ao banco?
"We are drowning in information, while starving for wisdom."