CARTEIRA FERRARI

Fórum onde membros da comunidade podem partilhar as suas carteiras e portfolios.
Responder
Ferrari2020
Registado: 22 mai 2024 14:37
Has thanked: 3 times

CARTEIRA FERRARI

Mensagem por Ferrari2020 »

Bom dia, já ando neste fórum á bastante tempo quase desde o inicio praticamente, mas como é hábito esqueço-me das senhas e depois tenho que criar um novo perfil.

A minha carteira neste momento está distribuída da seguinte forma:

10% JUPITER DYNAMIC BOND

10% PROPERTY CORE REAL ESTATE FUND

20% ISHARES MSCI EMERGING MARKETS este está em dólares e pretendo o vender devido á exposição a dólar.

20% V80A

40% IWDA

Neste momento gostava de ouvir a vossa opinião para criar uma carteira nova que pode incluir algumas já existentes e outras novas, diversificação QB com perfil agressivo QB
Se poderem ajudar agradecia.

Abraço
pintob
Registado: 18 jul 2023 15:15
Has thanked: 21 times
Been thanked: 8 times

Re: CARTEIRA FERRARI

Mensagem por pintob »

Viva!

Se essa fosse a minha carteira, como prefiro uma abordagem mais passiva, tentaria reduzir a quantidade de fundos.

Neste momento tens sensivelmente esta alocação:
  • 76% ações
  • 14% obrigações
  • 10% REIT
É possível manter uma alocação muito próxima e exatamente a mesma diversificação com apenas dois fundos:
  • 10% PROPERTY CORE REAL ESTATE FUND
  • 90% V80A (equiv a IWDA + EM + Bonds)
Suponho que a alternativa é manter quase tudo igual (tirar o V80A porque tem muita sobreposição):
  • 10% PROPERTY CORE REAL ESTATE FUND
  • 15% JUPITER DYNAMIC BOND
  • 15% EMIM
  • 60% IWDA
É uma abordagem mais activa. Envolve mais custos, mais trabalho no rebalanceamento, etc. Mas também pode facilitar mudanças da alocação ao longo do tempo.
Ferrari2020

Obrigado pela rápida resposta.

O EMM estou mesmo a pensar em me desfazer dele uma vez que está muito exposto ao mercado chinês e está em dólares o que eu não quero.

Temos por aqui já alguma comparação do IWDA vs V80A ?
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 173 times
Been thanked: 145 times

Mensagem por Lvsitano »

Ferrari2020 Escreveu: 24 mai 2024 11:28 Obrigado pela rápida resposta.

O EMM estou mesmo a pensar em me desfazer dele uma vez que está muito exposto ao mercado chinês e está em dólares o que eu não quero.

O IWDA tem um melhor desempenho do que o V80A, nos últimos 3 anos. Também não dá para comparar muito mais porque o V80A tem apenas 4 anos. No entanto, manter em mente que, rentabilidades passadas não garantem rentabilidades futuras.
pintob
Registado: 18 jul 2023 15:15
Has thanked: 21 times
Been thanked: 8 times

Mensagem por pintob »

Ferrari2020 Escreveu: 24 mai 2024 11:28 O EMM estou mesmo a pensar em me desfazer dele uma vez que está muito exposto ao mercado chinês e está em dólares o que eu não quero.

Compreendo. Existe o 84X0 que exclui a China. No EMIM (ETF em EUR), a China representa cerca de 20%. Mas, 15% de EMIM corresponde a apenas 3% de exposição à China (não é muito relevante IMO).
Ferrari2020 Escreveu: 24 mai 2024 11:28 Temos por aqui já alguma comparação do IWDA vs V80A ?
Podes usar o backtest do Curvo ou o justETF.

Contudo, não acho que seja uma comparação justa. O V80A inclui 20% de obrigações e uns 10% de países emergentes, enquanto o IWDA é 100% países desenvolvidos. Portanto, o V80A é equivalente a 70% IWDA + 10% EMIM + 20% VAGF, ou 80% VWCE + 20% VAGF.
Ferrari2020

Bom dia, revi a carteira e neste momento está assim :

SXR8 + EUNL + V80A + IS3N + SGLD + Amundi EPRA Nareit Global EPRA + PROPERTY CORE REAL ESTATE FUND este ultimo é um fundo de investimento.

A maior exposição está nos 2 primeiros.

Opiniões?

Obrigado
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Continuas a muita sobreposição de ativos com o S&P 500, MSCI World e o V80A. E em vez de teres o MSCI World e os emergentes separados, porque não simplificar e ter logo um All World?
tiagomfcorreia
Registado: 11 mar 2024 21:24
Has thanked: 11 times

Mensagem por tiagomfcorreia »

Lvsitano Escreveu: 19 out 2024 15:22 Continuas a muita sobreposição de ativos com o S&P 500, MSCI World e o V80A. E em vez de teres o MSCI World e os emergentes separados, porque não simplificar e ter logo um All World?
O All World pode ter menos sobreposição, mas analisando os altos e baixos nos últimos anos, não acaba seguindo o mesmo padrão que o S&P500?
Ferrari2020

Lvsitano Escreveu: 19 out 2024 15:22 Continuas a muita sobreposição de ativos com o S&P 500, MSCI World e o V80A. E em vez de teres o MSCI World e os emergentes separados, porque não simplificar e ter logo um All World?
Pois tenho muita coisa dos EUA, mas como o MSCI e o V80A já os tenho á pelo menos 3 anos se não me engano e foram comprados com objetivos FIRE não queria os vender e estou completamente baralhado para completar a carteira, uma vez que estamos a falar de valores bastante elevados em cada posição já existente e ainda a adquirir, o SXR8 ainda não adquiri mas como é um etf com rentabilidades anuais imbatíveis por enquanto fico bastante tentado, mas ao fazer esta compra fico com uma grande exposição mesmo.
Não queria ter em carteira uma grande quantidade de ETFs pois estou a pensar em poucos mas bons para fazer reforços mensais de cerca de 500€.
Que ALL World sugerias para eu analisar ?
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

tiagomfcorreia Escreveu: 19 out 2024 17:10 O All World pode ter menos sobreposição, mas analisando os altos e baixos nos últimos anos, não acaba seguindo o mesmo padrão que o S&P500?
Aqui neste caso nem era a sobreposição, mas sim o facto de ter 2 ETF para criar um All World, quando pode ter apenas 1 como o SPYY, FWRA ou IUSQ.
Ferrari2020 Escreveu: 19 out 2024 17:21 Pois tenho muita coisa dos EUA, mas como o MSCI e o V80A já os tenho á pelo menos 3 anos se não me engano e foram comprados com objetivos FIRE não queria os vender e estou completamente baralhado para completar a carteira, uma vez que estamos a falar de valores bastante elevados em cada posição já existente e ainda a adquirir, o SXR8 ainda não adquiri mas como é um etf com rentabilidades anuais imbatíveis por enquanto fico bastante tentado, mas ao fazer esta compra fico com uma grande exposição mesmo.
Não queria ter em carteira uma grande quantidade de ETFs pois estou a pensar em poucos mas bons para fazer reforços mensais de cerca de 500€.
Que ALL World sugerias para eu analisar ?
Ninguém disse para venderes os ETFs que já deténs, podes simplesmente deixar de investir neles. O All World tem tido um desempenho inferior ao World, porque os mercados emergentes não superaram o mundo desenvolvido, mas tudo pode mudar. Vê o SPYY da Amundi, ou se preferes os da iShares o IUSQ. Ou até o FWRA da Invesco. Quanto à rentabilidade do SXR8 é tal história das rentabilidades passadas, não garantem rentabilidades futuras. É uma aposta que fazes em que a economia dos EUA consegue manter-se a #1.

E ainda tens uma outra opção, que é criares um All World personalizado, conseguindo ter controlo sobre a exposição aos EUA. Juntas SPYL e EXUS. Depois pode dar mais ou menos peso ao SPYL para ter mais ou menos exposição aos EUA, e com uma TER baixa.
Ferrari2020

Com os ETFs que sugeres, continuo com uma grande exposição aos EUA pois todos ele têm cerca de 60 a 62% de participações de empresas americanas.

Isto de querer ter bons resultados e fugir dos EUA fica difícil :)
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Ferrari2020 Escreveu: 19 out 2024 17:54 Com os ETFs que sugeres, continuo com uma grande exposição aos EUA pois todos ele têm cerca de 60 a 62% de participações de empresas americanas.

Isto de querer ter bons resultados e fugir dos EUA fica difícil :)
Pois, mas 60% de exposição é diferente de 80 ou até 100% :lol: Infelizmente a Europa não é alternativa viável, senão até seria uma boa aposta. Um MSCI AWCI historicamente tem tido desempenho inferior a um MSCI World, os mercados emergentes ainda puxam o desempenho para baixo.
Ferrari2020

Uma vez que a minha carteira tem demasiada exposição a ações dos EUA e principalmente a tecnológicas, será que existe um etf que faça o reverse ou seja que aposte na descida do SP500 ?
Era uma ideia comprar quando estamos em máximos e der os primeiros sinais de venda para compensar a descida da exposição que tenho.
Não sei se me fiz entender.
Obg
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Tens o LU0322251520 (Xtrackers S&P 500 Inverse Daily Swap UCITS ETF 1C), para o caso de quereres seguir com essa ideia.
Responder