=> Questionário sobre correctoras aqui: Questionário sobre as corretoras em Portugal. Nem precisam de se registar para ajudar à literacia financeira nacional. Obrigado.

CARTEIRA FERRARI

Fórum onde membros da comunidade podem partilhar as suas carteiras e portfolios.
Responder
Ferrari2020
Mensagens: 2
Registado: 22 mai 2024 14:37

CARTEIRA FERRARI

Mensagem por Ferrari2020 »

Bom dia, já ando neste fórum á bastante tempo quase desde o inicio praticamente, mas como é hábito esqueço-me das senhas e depois tenho que criar um novo perfil.

A minha carteira neste momento está distribuída da seguinte forma:

10% JUPITER DYNAMIC BOND

10% PROPERTY CORE REAL ESTATE FUND

20% ISHARES MSCI EMERGING MARKETS este está em dólares e pretendo o vender devido á exposição a dólar.

20% V80A

40% IWDA

Neste momento gostava de ouvir a vossa opinião para criar uma carteira nova que pode incluir algumas já existentes e outras novas, diversificação QB com perfil agressivo QB
Se poderem ajudar agradecia.

Abraço
pintob
Mensagens: 12
Registado: 18 jul 2023 15:15
Has thanked: 15 times
Been thanked: 7 times

Re: CARTEIRA FERRARI

Mensagem por pintob »

Viva!

Se essa fosse a minha carteira, como prefiro uma abordagem mais passiva, tentaria reduzir a quantidade de fundos.

Neste momento tens sensivelmente esta alocação:
  • 76% ações
  • 14% obrigações
  • 10% REIT
É possível manter uma alocação muito próxima e exatamente a mesma diversificação com apenas dois fundos:
  • 10% PROPERTY CORE REAL ESTATE FUND
  • 90% V80A (equiv a IWDA + EM + Bonds)
Suponho que a alternativa é manter quase tudo igual (tirar o V80A porque tem muita sobreposição):
  • 10% PROPERTY CORE REAL ESTATE FUND
  • 15% JUPITER DYNAMIC BOND
  • 15% EMIM
  • 60% IWDA
É uma abordagem mais activa. Envolve mais custos, mais trabalho no rebalanceamento, etc. Mas também pode facilitar mudanças da alocação ao longo do tempo.
Ferrari2020
Mensagens: 2
Registado: 22 mai 2024 14:37

Re: CARTEIRA FERRARI

Mensagem por Ferrari2020 »

Obrigado pela rápida resposta.

O EMM estou mesmo a pensar em me desfazer dele uma vez que está muito exposto ao mercado chinês e está em dólares o que eu não quero.

Temos por aqui já alguma comparação do IWDA vs V80A ?
Lvsitano
Mensagens: 268
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 67 times
Been thanked: 55 times

Re: CARTEIRA FERRARI

Mensagem por Lvsitano »

Ferrari2020 Escreveu: 24 mai 2024 11:28 Obrigado pela rápida resposta.

O EMM estou mesmo a pensar em me desfazer dele uma vez que está muito exposto ao mercado chinês e está em dólares o que eu não quero.

Temos por aqui já alguma comparação do IWDA vs V80A ?
O IWDA tem um melhor desempenho do que o V80A, nos últimos 3 anos. Também não dá para comparar muito mais porque o V80A tem apenas 4 anos. No entanto, manter em mente que, rentabilidades passadas não garantem rentabilidades futuras.
pintob
Mensagens: 12
Registado: 18 jul 2023 15:15
Has thanked: 15 times
Been thanked: 7 times

Re: CARTEIRA FERRARI

Mensagem por pintob »

Ferrari2020 Escreveu: 24 mai 2024 11:28 O EMM estou mesmo a pensar em me desfazer dele uma vez que está muito exposto ao mercado chinês e está em dólares o que eu não quero.

Temos por aqui já alguma comparação do IWDA vs V80A ?
Compreendo. Existe o 84X0 que exclui a China. No EMIM (ETF em EUR), a China representa cerca de 20%. Mas, 15% de EMIM corresponde a apenas 3% de exposição à China (não é muito relevante IMO).
Ferrari2020 Escreveu: 24 mai 2024 11:28 Temos por aqui já alguma comparação do IWDA vs V80A ?
Podes usar o backtest do Curvo ou o justETF.

Contudo, não acho que seja uma comparação justa. O V80A inclui 20% de obrigações e uns 10% de países emergentes, enquanto o IWDA é 100% países desenvolvidos. Portanto, o V80A é equivalente a 70% IWDA + 10% EMIM + 20% VAGF, ou 80% VWCE + 20% VAGF.
Responder