Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 27 times
Been thanked: 84 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por superkinas »

a partir de agora vai dar bem menos, nos ultimos anos até tem estado negativo, residual mas negativo
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 125 times
Been thanked: 87 times

Mensagem por Louie »

Patanisca Escreveu: 23 out 2024 09:24 Outra vantagem de haver pouca gente a investir é que assim o Governo não vê razão para aumentar a carga fiscal sobre o rendimento de capitais.
Revejo-me no teu primeiro parágrafo mas discordo do segundo. Se houvesse mais gente a investir, significava que havia mais literacia financeira. Haveria maior escrutínio sobre as empresas e governos e seriam escolhidos melhores decisores.

Assim, se houvesse mais gente a investir, permitia alargar a base tributária e reduzir o valor dos impostos sobre os capitais.
Ganharíamos todos com a redução dos impostos e com a criação de mais riqueza.

Mas os políticos ganham mais com o sistema atual. Conseguem perpetuar-se no poder pois a maioria das pessoas percebe pouco destes temas e é "comprada" precisamente com o dinheiro arrecadado dos impostos pagos por quem cria riqueza e ambiciona algo mais para si e para os seus.

Onde existe vantagem com pouca gente envolvida é na política ;)
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 581 times
Been thanked: 650 times

Mensagem por D@emoon »

...
Anexos
Fundos.png
Fundos.png (99.75 KiB) Visto 958 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 44 times
Been thanked: 53 times

Mensagem por Patanisca »

Louie Escreveu: 24 out 2024 15:02
Patanisca Escreveu: 23 out 2024 09:24 Outra vantagem de haver pouca gente a investir é que assim o Governo não vê razão para aumentar a carga fiscal sobre o rendimento de capitais.
Revejo-me no teu primeiro parágrafo mas discordo do segundo. Se houvesse mais gente a investir, significava que havia mais literacia financeira. Haveria maior escrutínio sobre as empresas e governos e seriam escolhidos melhores decisores.

Assim, se houvesse mais gente a investir, permitia alargar a base tributária e reduzir o valor dos impostos sobre os capitais.

Mas os políticos ganham mais com o sistema atual. Conseguem perpetuar-se no poder pois a maioria das pessoas percebe pouco destes temas e é "comprada" precisamente com o dinheiro arrecadado dos impostos pagos por quem cria riqueza e ambiciona algo mais para si e para os seus.

O meu comentário era mais pro sarcástico. Sim, efetivamente nota-se a intenção dos governos de estupidificar o povo português nesta matéria.
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 125 times
Been thanked: 87 times

Mensagem por Louie »

Patanisca Escreveu: 24 out 2024 15:53
Louie Escreveu: 24 out 2024 15:02

O meu comentário era mais pro sarcástico. Sim, efetivamente nota-se a intenção dos governos de estupidificar o povo português nesta matéria.
Não me apercebi... isto de comunicar através de escrita por vezes não dá para percecionar bem a mensagem ;)
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

"Maioria das famílias deixa as poupanças paradas em depósitos"

"Os portugueses continuam a poupar muito menos que a média dos seus pares europeus também por conta de hábitos de poupança fortemente penalizados por uma elevada falta de literacia financeira".

https://eco.sapo.pt/2024/10/31/maioria- ... depositos/

Por cá continuaremos a defender o aumento da literacia financeira e a combater a inércia de mudança.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 730 times
Been thanked: 874 times

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 31 out 2024 16:20 Por cá continuaremos a defender o aumento da literacia financeira e a combater a inércia de mudança.
Eu não, já desisti :lol: Não combato nada. Sou pacifista. Ajudo quem queira sair do buraco. Só isso.
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 173 times
Been thanked: 145 times

Mensagem por Lvsitano »

Virtua Escreveu: 31 out 2024 17:20
D@emoon Escreveu: 31 out 2024 16:20 Por cá continuaremos a defender o aumento da literacia financeira e a combater a inércia de mudança.
Eu não, já desisti :lol: Não combato nada. Sou pacifista. Ajudo quem queira sair do buraco. Só isso.
Porque tentas ajudar e és recebido com 7 pedras na mão. Quantas pessoas eu não ouvi a reclamar dos bancos serem uns gatunos, que pagam todos os meses uma série de dinheiro em comissão de gestão de conta, mas quando digo que há bancos que não cobram, e há a conta de serviços mínimos bancários que todos os bancos são obrigados a ter, com custo anual de cerca de 5€ já com cartão de débito, ficam a olhar. Não mudam, e continuam a reclamar. Pior do que cego, é aquele que não quer ver.

E depois também há aqueles que dizem "os bancos não dão juros nenhuns", e pronto, deixam o dinheiro à ordem ou em contas a render 1%.
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Qual é a vantagem de usar um fundo como o Pictet Short-Term Money Market EUR com um custo de gestão de 0.38%, contra um ETF como o Amundi ETF Govies 0-6 Months Euro Investment Grade UCITS ETF EUR (C) com 0.14% de custo? Isto para gestão de liquidez.
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 03 nov 2024 16:15 Qual é a vantagem de usar um fundo como o Pictet Short-Term Money Market EUR com um custo de gestão de 0.38%, contra um ETF como o Amundi ETF Govies 0-6 Months Euro Investment Grade UCITS ETF EUR (C) com 0.14% de custo? Isto para gestão de liquidez.
Basicamente são iguais em termos de rentabilidades no último ano ( portanto o exemplo dado do custo de gestão interessa muito pouco ), por isso passa mesmo pela preferência de cada um, não só do activo em si como da plataforma/banco usado para as compras.

Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

D@emoon Escreveu: 03 nov 2024 16:49 Basicamente são iguais em termos de rentabilidades no último ano ( portanto o exemplo dado do custo de gestão interessa muito pouco ), por isso passa mesmo pela preferência de cada um, não só do activo em si como da plataforma/banco usado para as compras.
Pelo que percebo no Invest compensa mais o FI do que o ETF, pois no FI não há comissão de subscrição nem resgate, apenas a gestão, e no ETF tem o custo de compra e o custo de gestão do ETF.
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 730 times
Been thanked: 874 times

Mensagem por Virtua »

Lvsitano Escreveu: 03 nov 2024 18:10
D@emoon Escreveu: 03 nov 2024 16:49 Basicamente são iguais em termos de rentabilidades no último ano ( portanto o exemplo dado do custo de gestão interessa muito pouco ), por isso passa mesmo pela preferência de cada um, não só do activo em si como da plataforma/banco usado para as compras.
Pelo que percebo no Invest compensa mais o FI do que o ETF, pois no FI não há comissão de subscrição nem resgate, apenas a gestão, e no ETF tem o custo de compra e o custo de gestão do ETF.
Isso. Para períodos potencialmente menores que um ano tenho o fundo. Para períodos expectavelmente maiores que um ano o ETF
Links: Site do investidor || Apps do investidor //"Know thyself, nothing to excess, certainty brings ruin."
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 03 nov 2024 18:10
Custo de compra e venda no ETF, e se fosse no Best ainda tinhas mais comissão trimestral de custódia ( se for na plataforma Best Trading Pro não existe ).

Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

D@emoon Escreveu: 03 nov 2024 20:18 Custo de compra e venda no ETF, e se fosse no Best ainda tinhas mais comissão trimestral de custódia ( se for na plataforma Best Trading Pro não existe ).
Pois, é isso, o ETF só compensa para períodos longos.
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 44 times
Been thanked: 53 times

Mensagem por Patanisca »

Eu pessoalmente, adiciono outro factor, que é a conveniência vs retorno absoluto. Normalmente o valor que tenho em liquidez é baixo comparado com o investido, portanto mais 0.24% ou menos 0.24% em períodos de médio-termo em valores baixos, é dinheiro para tremoços. Quando digo conveniência refiro-me a eu cada vez querer gastar menos tempo da minha vida a otimizar cada pormenorzinho dos investimentos. Já estou numa de não me importar de abdicar de alguma performance em detrimento de deixar o barco em velocidade cruseiro, ainda que possa estar a ser ultrapassado por outros, mais velozes, mas com mais exigência de manutenção (tempo).

Cada vez mais: tempo > dinheiro
Responder