ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 745 times
Been thanked: 930 times

Re: ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)

Mensagem por Virtua »

JRJordao Escreveu: 12 nov 2024 18:11 A nível temporal também não posso contar com mais de 15 anos. Até começar a fazer resgates parciais, entenda-se! :D
Sim, mas o fim do investimento não é quando começas a retirar dinheiro. Quando te reformas só muda de fase, não acaba
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Virtua

Mensagem por Virtua »

JRJordao Escreveu: 12 nov 2024 19:00 Queria algo que pudesse fazer e "esquecer", sem andar a rebalancear. Não tenho ambições de grande rentabilidade, prefiro menor risco de desvalorização (em dimensão e duração). Vou também ver ETFs de obrigações, talvez seja mais apropriado.
Um lifestrategy da vanguard pode estar na linha de ordem. Isso até está na linha das próximas análises.

https://www.morningstar.pt/pt/etf/snaps ... 0P0001LAYY
https://www.morningstar.pt/pt/etf/snaps ... 0P0001LAZ2
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 344 times
Been thanked: 585 times

Mensagem por JRJordao »

Virtua Escreveu: 12 nov 2024 19:12
JRJordao Escreveu: 12 nov 2024 19:00 Queria algo que pudesse fazer e "esquecer", sem andar a rebalancear. Não tenho ambições de grande rentabilidade, prefiro menor risco de desvalorização (em dimensão e duração). Vou também ver ETFs de obrigações, talvez seja mais apropriado.
Um lifestrategy da vanguard pode estar na linha de ordem. Isso até está na linha das próximas análises.

https://www.morningstar.pt/pt/etf/snaps ... 0P0001LAYY
https://www.morningstar.pt/pt/etf/snaps ... 0P0001LAZ2
Fico a aguardar a análise ;)
Só mesmo no final de 2024 ou início de 2025 será para avançar.
pge
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 72 times
Been thanked: 28 times

Mensagem por pge »

JRJordao Escreveu: 12 nov 2024 19:00 Agradeço as várias opiniões. :)

Os meus CA série E são para manter.

Estou a ponderar alternativas mesmo só para novo capital (proveniente da venda de imóvel). Queria algo que pudesse fazer e "esquecer", sem andar a rebalancear. Não tenho ambições de grande rentabilidade, prefiro menor risco de desvalorização (em dimensão e duração). Vou também ver ETFs de obrigações, talvez seja mais apropriado.
Vê os fundos imobiliários da square, eu tenho os 2.
Podes ver ainda o PPR Sixty que parece ser um fundo bem cuidadoso nas percentagens de ações, pois pode ter 0 até 100%.
Sr IRS
Registado: 11 jun 2024 23:13
Has thanked: 46 times
Been thanked: 27 times

Mensagem por Sr IRS »

JRJordao Escreveu: 12 nov 2024 18:11 Aqui a situação será vender uma casa e aplicar o "bolo".
DCA realmente só com fracionamento forçado.
A nível temporal também não posso contar com mais de 15 anos. Até começar a fazer resgates parciais, entenda-se! :D
Queria só partilhar um fenómeno que podes reparar e que pode causar ansiedade nos primeiros momentos, principalmente para pessoas aversas ao risco.

A partir do momento que começas a investir em ETFs ou ações, vais estar logo "no vermelho", porque existe uma diferença entre o preço de compra e o de venda (spread). Mesmo que só dure 10 min, vai acontecer, por isso tenta resistir a tentação de acompanhar os teus ganhos potenciais durante os primeiros tempos.
Este fenómeno vai acontecer mais recorrentemente em DCA, cada vez que colocares dinheiro no ETF. Se investiste 1000€, subiu 1% durante 1 mês, e investes mais 1000€, o teu lucro vai imediatamente descer graças ao spread. Ademais, se o ETF descer 1% naquele dia, vais passar de um "lucro de 10€" para "prejuízo de 19,01€". Mesmo que baixe 0,5%, vai aparecer "prejuízo de 9,01€".

No longo prazo estas situações tornam-se insignificantes, não precisas de te preocupar, mas já fica o aviso que é normal, apesar de nunca se falar disto.
Disclaimer: Não sou contabilista, apenas me comecei a interessar recentemente por finanças pessoais
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 129 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por Louie »

JRJordao Escreveu: 12 nov 2024 19:00 Estou a ponderar alternativas mesmo só para novo capital (proveniente da venda de imóvel). Queria algo que pudesse fazer e "esquecer", sem andar a rebalancear. Não tenho ambições de grande rentabilidade, prefiro menor risco de desvalorização (em dimensão e duração). Vou também ver ETFs de obrigações, talvez seja mais apropriado.
Tenho ideia de te ter dito noutra tasca, depois daquele bónus na Mintos, que ainda te ia ver a investir em ETFs :lol:

A sugestão do Virtua dos life strategy parece-me a mais adequada ;)
Carlos R
Registado: 05 dez 2023 13:25
Has thanked: 34 times
Been thanked: 33 times

Mensagem por Carlos R »

JRJordao Escreveu: 12 nov 2024 19:00 Agradeço as várias opiniões. :)

Os meus CA série E são para manter.

Estou a ponderar alternativas mesmo só para novo capital (proveniente da venda de imóvel). Queria algo que pudesse fazer e "esquecer", sem andar a rebalancear. Não tenho ambições de grande rentabilidade, prefiro menor risco de desvalorização (em dimensão e duração). Vou também ver ETFs de obrigações, talvez seja mais apropriado.

Caro Jordão, no meu limitado conhecimento acho que DCA seria a melhor forma de investir tal como disse o Virtua. Investir e esquecer não creio que seja o perfil de alguém tão ativo neste fórum, assim como a "outra tasca" Reddit.
Mas para não deixar só bla bla bla, talvez dar uma vista de olhos aos Lifestrategy da Vanguard, em que as alocações são especificadas aqui:

Imagem

Imagem

(Só reparei mais tarde que o Virtua já tinha feito esta recomendação)
Última edição por Carlos R em 13 nov 2024 11:40, editado 1 vez no total.
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Louie Escreveu: 13 nov 2024 10:39 Tenho ideia de te ter dito noutra tasca, depois daquele bónus na Mintos, que ainda te ia ver a investir em ETFs :lol:

Para já estou "só a ver". ;)

Em paralelo, os fundos imobiliários estão-me a parecer interessantes para o "comprar e esquecer". Porque o que eu queria mesmo era estacionar o capital completo sem preocupações.
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 129 times
Been thanked: 89 times

Mensagem por Louie »

JRJordao Escreveu: 13 nov 2024 11:11
Louie Escreveu: 13 nov 2024 10:39 Tenho ideia de te ter dito noutra tasca, depois daquele bónus na Mintos, que ainda te ia ver a investir em ETFs :lol:

Para já estou "só a ver". ;)

Em paralelo, os fundos imobiliários estão-me a parecer interessantes para o "comprar e esquecer". Porque o que eu queria mesmo era estacionar o capital completo sem preocupações.
Bem, sabes que nesse caso o melhor mesmo são os títulos de dívida pública. Presumo que o teu problema seja o limite nos CA e a pouca atratividade dos CT.

Os fundos imobiliários são interessantes mas eu não estacionaria aí todo o capital. Repara que vais ficar exposto a um setor especifico, que apesar de não apresentar grande volatilidade vai "prender-te" aos seus riscos potenciais, como uma crise no imobiliário.
Apesar de não se prever uma crise no curto/médio prazo devido à escassez de habitação no país convém analisar a composição destes fundos da Square. Posso estar enganado, talvez o Daemon possa responder com mais propriedade, mas tenho ideia de que estes fundos investem maioritariamente em imobiliário comercial. Escritórios, shoppings e afins, em Portugal e Espanha. Ou seja, a exposição ainda é mais concentrada a uma área especifica do imobiliário.

Talvez repartir o capital seja a melhor opção apesar de ir um pouco contra a tua ideia inicial de simplificar as coisas.
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 592 times
Been thanked: 669 times

Mensagem por D@emoon »

Louie Escreveu: 13 nov 2024 11:33 mas tenho ideia de que estes fundos investem maioritariamente em imobiliário comercial. Escritórios, shoppings e afins, em Portugal e Espanha. Ou seja, a exposição ainda é mais concentrada a uma área especifica do imobiliário.
Neste caso eu diria que ainda bem :lol: se eles investissem em imóveis residenciais tiraria o meu capital hoje mesmo de lá :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Louie Escreveu: 13 nov 2024 11:33 Bem, sabes que nesse caso o melhor mesmo são os títulos de dívida pública. Presumo que o teu problema seja o limite nos CA e a pouca atratividade dos CT.

Os fundos imobiliários são interessantes mas eu não estacionaria aí todo o capital. Repara que vais ficar exposto a um setor especifico, que apesar de não apresentar grande volatilidade vai "prender-te" aos seus riscos potenciais, como uma crise no imobiliário.
Apesar de não se prever uma crise no curto/médio prazo devido à escassez de habitação no país convém analisar a composição destes fundos da Square. Posso estar enganado, talvez o Daemon possa responder com mais propriedade, mas tenho ideia de que estes fundos investem maioritariamente em imobiliário comercial. Escritórios, shoppings e afins, em Portugal e Espanha. Ou seja, a exposição ainda é mais concentrada a uma área especifica do imobiliário.

Talvez repartir o capital seja a melhor opção apesar de ir um pouco contra a tua ideia inicial de simplificar as coisas.
Sim, do que li também fiquei com a ideia que apenas uma muito pequena % dos imóveis é de habitação.

O plano é sempre ter mais em CA do que poderei vir a arriscar em fundos ou ETFs. Será apenas uma não-pequena-nem-enorme diversificação.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 199 times
Been thanked: 157 times

Mensagem por Lvsitano »

D@emoon Escreveu: 13 nov 2024 11:36 Neste caso eu diria que ainda bem :lol: se eles investissem em imóveis residenciais tiraria o meu capital hoje mesmo de lá :lol:
É isso mesmo. Com as leis malucas em Portugal no arrendamento de habitação, só um FI maluco é que se ia meter a arrendar imóveis habitacionais. No comercial não há aquelas restrições, nem rendas congeladas, e quando a empresa fecha não querem ficar lá a morar à força :lol:
Virtua

Mensagem por Virtua »

Video sobre os lifestrategy

pge
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 72 times
Been thanked: 28 times

Mensagem por pge »

Virtua Escreveu: 13 nov 2024 15:08 Video sobre os lifestrategy

Isso não leva com ter em duplicado? Mais valia meter 40 no IWDA e 60 no global aggregate.
Virtua

Mensagem por Virtua »

pge Escreveu: 13 nov 2024 16:34 Isso não leva com ter em duplicado?
O pessoal está tão habituado a ser roubado que me está sempre a perguntar isso. Os ETFs são deles. Porque haveria de ser a duplicado? São 0.25%. Mesmo assim não é assim tão baixo.
pge Escreveu: 13 nov 2024 16:34 Mais valia meter 40 no IWDA e 60 no global aggregate.
O Jordão não se quer preocupar com rebalanceamentos. Estes fazem por ele.
Responder