Ok percebo, mas então por exemplo o Vanguard sp500 dentro do life strategy rende mais que o Vanguard sp500 isolado?
ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)
Re: ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)
Rende o mesmo. Porque haveria de render mais? É o mesmo fundo. Sem comissões rendem o mesmo. Agora o Lifestrategy leva é uma TER de 0.25% /ano. Depois eles partilham entre eles.
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
O Vanguard sp500 isolado deve ter uma ter de 0,07, o que ele rende é afetado dessa ter. Se o lifestrategy não tem ter duplicada, então o que está dentro dele não tem ter, o life é que tem a ter de 0,25.
Boas Jordão,JRJordao Escreveu: ↑12 nov 2024 19:00 Agradeço as várias opiniões.
Os meus CA série E são para manter.
Estou a ponderar alternativas mesmo só para novo capital (proveniente da venda de imóvel). Queria algo que pudesse fazer e "esquecer", sem andar a rebalancear. Não tenho ambições de grande rentabilidade, prefiro menor risco de desvalorização (em dimensão e duração). Vou também ver ETFs de obrigações, talvez seja mais apropriado.
Ainda bem que encontro o teu post.
Pretendo investir uma quantia avultada de um familiar próximo. É dinheiro que será para começar a ser levantado, parcialmente, daqui a 5 anos.
O que estou a pensar fazer será:
- 30% no Square Property Core RE, ( Lump Sum depósito)
- 30% no PPR Vintage - Este é a minha principal dúvida. Percebo pouco de Obrigações e de fundos de Obrigações, queria algo com estabilidade e retorno ligeiramente superior aos CA e DP's que existem para o investidor normal. 2x depósitos
- 20% no SGF Golden ETF - Aproveitar as taxas de levantamento reduzidas daqui a 5 anos, e ir ao embalo das Ações. DCA ao longo de ~8 meses
- 20% em algo que ainda estou à procura de uma resposta final, mas olhei para os Seguros Unit-Linked to BEST que também têm benefícios fiscais daqui a 5 anos, é algo a ver ainda.
Se tiveres outros produtos interessantes, tendo em conta que terá que ser uma risco reduzido, partilha!
A média de TER dos ETF que constituem cada um dos Lifestrategy é cerca de 0,13%. O que significa que o custo da estrutura Lifestrategy é de cerca de 0,12 TER (0,13+0,12=0,25). Tendo em conta que requer rebalanceamentos pelos gestores e não é meramente passivo, não me parece nada caro.
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 344 times
- Been thanked: 585 times
Deixo as recomendações para os colegas investidores.CountMeIn Escreveu: ↑13 nov 2024 21:30 Boas Jordão,
Pretendo investir uma quantia avultada de um familiar próximo. É dinheiro que será para começar a ser levantado, parcialmente, daqui a 5 anos.
- 30% no PPR Vintage - Este é a minha principal dúvida. Percebo pouco de Obrigações e de fundos de Obrigações, queria algo com estabilidade e retorno ligeiramente superior aos CA e DP's que existem para o investidor normal. 2x depósitos
- 20% no SGF Golden ETF - Aproveitar as taxas de levantamento reduzidas daqui a 5 anos, e ir ao embalo das Ações. DCA ao longo de ~8 meses
- 20% em algo que ainda estou à procura de uma resposta final, mas olhei para os Seguros Unit-Linked to BEST que também têm benefícios fiscais daqui a 5 anos, é algo a ver ainda.
Se tiveres outros produtos interessantes, tendo em conta que terá que ser uma risco reduzido, partilha!
Eu, se optar por algum produto fora do capital garantido, será provavelmente no Property Core.
5 anos não será demasiado curto para apostar em ações?
Garante que o teu familiar compreende/aceita os riscos envolvidos.
O David Almas, numa edição do Boletim Tlim, fez uma análise que acho interessante. No fundo é a demonstração da teoria Efficient Frontier e o almoço grátis da diversificação.
As ações são representadas pelo IWDA e as obrigações pelo DBZB, e o período analisado é desde 1985 até 2022.
Pela análise, por exemplo, uma carteira 40% IWDA e 60% DBZB (+/- equivalente ao LifeStrategy 40) nunca deu prejuízo se mantida por 5 ou mais anos, e rendeu cerca de 3,3% por ano acima da inflação. Uma carteira 60/40 também é muito pouco provável que dê prejuízo, mas já aconteceu.
Outro exemplo, o PPR Alves Ribeiro, que tem geralmente cerca de 25% em ações (mas pode ir até 40%), tanto quanto sei, nunca deu prejuízo se mantido durante 2 ou mais anos.
Isto, claro, são dados passados e pode não servir de muito consolo na próxima grande crise. Mas, IMHO, é um bom guia para definir uma alocação consoante os anos em que se quer estar investido. Provavelmente as probabilidades são ainda melhores se se juntar activos não correlacionados com ações e obrigações.
- JRJordao
Pois, já houve períodos de 5 anos bastantes desagradáveis no MCSI World.pintob Escreveu: ↑14 nov 2024 10:58 Pela análise, por exemplo, uma carteira 40% IWDA e 60% DBZB (+/- equivalente ao LifeStrategy 40) nunca deu prejuízo se mantida por 5 ou mais anos, e rendeu cerca de 3,3% por ano acima da inflação. Uma carteira 60/40 também é muito pouco provável que dê prejuízo, mas já aconteceu.
Outro exemplo, o PPR Alves Ribeiro, que tem geralmente cerca de 25% em ações (mas pode ir até 40%), tanto quanto sei, nunca deu prejuízo se mantido durante 2 ou mais anos.
Isto, claro, são dados passados e pode não servir de muito consolo na próxima grande crise. Mas, IMHO, é um bom guia para definir uma alocação consoante os anos em que se quer estar investido. Provavelmente as probabilidades são ainda melhores se se juntar activos não correlacionados com ações e obrigações.
- Anexos
-
- 2000_2005.png (3.58 KiB) Visto 258 vezes
É verdade! E até períodos maiores, como de 2000 a 2014 (que referiste noutro post). Pior se ajustado à taxa de inflação.JRJordao Escreveu: ↑14 nov 2024 11:23Pois, já houve períodos de 5 anos bastantes desagradáveis no MCSI World.pintob Escreveu: ↑14 nov 2024 10:58 Pela análise, por exemplo, uma carteira 40% IWDA e 60% DBZB (+/- equivalente ao LifeStrategy 40) nunca deu prejuízo se mantida por 5 ou mais anos, e rendeu cerca de 3,3% por ano acima da inflação. Uma carteira 60/40 também é muito pouco provável que dê prejuízo, mas já aconteceu.
Contudo, estamos a considerar o pior cenário possível que foi fazer lump sum, 100% em ações, no pico do mercado, momentos antes de uma bolha e uma das maiores crises financeiras de sempre.
Claro que tudo isso pode voltar a acontecer. Apesar de estarmos há 15 anos num bull-market, não podemos esquecer esse risco. Para o mitigar, temos a diversificação e DCA.
A alternativa também não é espectacular. Com os instrumentos garantidos, no longo prazo, corremos o risco de ficar mais pobres.
- JRJordao
Tens razão. Eu é que decido sempre com base nos piores cenários. Pessimista empedernidopintob Escreveu: ↑14 nov 2024 12:48 É verdade! E até períodos maiores, como de 2000 a 2014 (que referiste noutro post). Pior se ajustado à taxa de inflação.
Contudo, estamos a considerar o pior cenário possível que foi fazer lump sum, 100% em ações, no pico do mercado, momentos antes de uma bolha e uma das maiores crises financeiras de sempre.
Claro que tudo isso pode voltar a acontecer. Apesar de estarmos há 15 anos num bull-market, não podemos esquecer esse risco. Para o mitigar, temos a diversificação e DCA.
A alternativa também não é espectacular. Com os instrumentos garantidos, no longo prazo, corremos o risco de ficar mais pobres.
Com menos 20 anos, o DCA seria o caminho a seguir.
Com o capital garantido não se consegue combater a inflação na totalidade, pelo menos nos últimos anos. Mas o efeito é diluido no tempo e não tão traumático (para perfis como o meu) como um trambolhão no valor nominal. É um "killing me softly", em que o valor nominal vai sempre aumentando mas dando para comprar menos
All in de todo o capital novo?
- JRJordao
Não. 50k ou 100k. Faria algum sentido dividir entre esse e o fundo CA? Só variam os imóveis, suponho.
Penso que no final do dia é o mesmo fundo em termos de gestão. Só uma sorte ou azar os iria diferenciar.
JRJordao Escreveu: ↑14 nov 2024 08:11Deixo as recomendações para os colegas investidores.CountMeIn Escreveu: ↑13 nov 2024 21:30 Boas Jordão,
Eu, se optar por algum produto fora do capital garantido, será provavelmente no Property Core.
5 anos não será demasiado curto para apostar em ações?
Garante que o teu familiar compreende/aceita os riscos envolvidos.
Bem, 5 anos será o mínimo para começar a levantar, se Deus quiser, daqui a 20 ainda estará cá para gastar o que tiver valorizado =)
Começa-se pelos PPR e Seguros!
Acham que PPR de Obrigações o PPR Vintage será dos mais indicados?