Uii.... cheirinho a lesados do BES/BANIF....dwarte Escreveu: ↑06 jan 2025 20:33 Ligaram me do activobank a informar que não tinham os fundos da fidelity mas disseram que tinham certificados e um deles replica o índice sp500 e não tem custódia de títulos e nem custos de reforço desde que seja apenas um por mês
Mas este produto não tem mais risco ? Não tem o risco de emitente do BCP?
Fundos de Investimento
Re: Fundos de Investimento
O risco é do banco? Se for nem pensar nisso. Num fundo é só se as empresas lá dentro forem ao charco. Agora se for divida do BCP nao obrigado
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 632 times
- Been thanked: 721 times
A mania que os bancos têm de arranjar logo uma alternativa ao que pretendemos mas sempre para pior...dwarte Escreveu: ↑06 jan 2025 20:33 Ligaram me do activobank a informar que não tinham os fundos da fidelity mas disseram que tinham certificados e um deles replica o índice sp500 e não tem custódia de títulos e nem custos de reforço desde que seja apenas um por mês
Mas este produto não tem mais risco ? Não tem o risco de emitente do BCP?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Se o risco não for maior é solução melhor pois não cobram comissão reforço
- D@emoon
Não tenho grande conhecimento mas parece que tens risco do emitente (BCP), penso que existe janelas de vendas mas se quiseres vender fora dessas janelas o BCP assegura a compra mas mete um spread em cima, deves ter mais comissão de gestão, acho que o certificado pode ser reembolsado antecipadamente etc...
Para além que um fundo index ou ETF é mais liquido e a qualquer momento vendes em bolsa, acho que o certificado já não é bem assim.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
- D@emoon
O chat GPT fez um resumo
- Anexos
-
- cert.png (57.08 KiB) Visto 686 vezes
- D@emoon
Se o emitente é um banco ( neste caso o BCP ), tens risco do mesmo sim.
- D@emoon
Para mim nunca seria, para replicar índices é ETF ou no limite fundos index.
Ainda sobre as comissões de subscrição dos Fidelity que se falou aí que podem ser deduzidas em IRS. O ser deduzida não quer dizer que vá ser reavida na totalidade. Só significa que se consegue reaver 28% do seu valor, assumindo que não há englobamento. Certo?
Senão digam-me lá se estou aqui a fazer alguma coisa mal nestas contas, em que se pega em 10k e compara um fundo com 2% de comissão e outro com 0%.
Senão digam-me lá se estou aqui a fazer alguma coisa mal nestas contas, em que se pega em 10k e compara um fundo com 2% de comissão e outro com 0%.
- D@emoon
Volto a colocar o artigo que já se tinha falado:
Despesas e encargos
1 - Para a determinação das mais-valias sujeitas a imposto, ao valor de aquisição acrescem:
b) As despesas necessárias e efetivamente suportadas, inerentes à aquisição e alienação, nas situações previstas nas alíneas b), c) e k) do n.º 1 do artigo 10.º
Ou seja, se compro o Fidelity por 100, paguei 2 de comissão e vendi por 150, eles consideram a compra por 102, assim, se eu não colocar as despesas tive mais valia de 50, se colocar as despesas tenho mais valia de 48 e é sobre esse valor que vão incidir os 28% ou taxa mais reduzida caso se mantenha os fundos por mais de 2 anos.
No teu primeiro exemplo acho que o valor das mais valia é de 300€ e não de 290€, ou então não percebi bem...
Despesas e encargos
1 - Para a determinação das mais-valias sujeitas a imposto, ao valor de aquisição acrescem:
b) As despesas necessárias e efetivamente suportadas, inerentes à aquisição e alienação, nas situações previstas nas alíneas b), c) e k) do n.º 1 do artigo 10.º
Ou seja, se compro o Fidelity por 100, paguei 2 de comissão e vendi por 150, eles consideram a compra por 102, assim, se eu não colocar as despesas tive mais valia de 50, se colocar as despesas tenho mais valia de 48 e é sobre esse valor que vão incidir os 28% ou taxa mais reduzida caso se mantenha os fundos por mais de 2 anos.
No teu primeiro exemplo acho que o valor das mais valia é de 300€ e não de 290€, ou então não percebi bem...
Vai dar ao mesmo, basicamente só estamos a conseguir ir recuperar os 28% da comissão de subscrição. O meu exemplo está correto, porque no Fidelity quando subscreves, o valor inicial já é descontado logo antes da subscrição. Ou seja, se tens 10k, o montante inicial em UPs será de 9800€, é a partir desse valor que vai inicidir a valorização, portanto 5% irá incidir sobre os 9800€ e não sobre os 10.000€. Isso sei eu, que já fiz várias subscrições do Fidelity.
A questão é que quanto mais tempo (e consequente valorização) se tem no fundo, mais se dilui a diferença entre um fundo com subscrição e outro sem subscrição. Tal como exemplifiquei, comparando 5% vs 50% a diferença de ganho em percentagem vai sendo diluida. Mas vai ser sempre penalizado o fundo com comissão, isso não há discussão.
A questão é que quanto mais tempo (e consequente valorização) se tem no fundo, mais se dilui a diferença entre um fundo com subscrição e outro sem subscrição. Tal como exemplifiquei, comparando 5% vs 50% a diferença de ganho em percentagem vai sendo diluida. Mas vai ser sempre penalizado o fundo com comissão, isso não há discussão.