ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 267 times
Been thanked: 233 times

Re: ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)

Mensagem por Lvsitano »

Megabbtyte Escreveu: 09 fev 2025 12:37 Não era objetivo de investir em todos. Estou só a ver seguir o comportamento e ver em qual investir.
O comportamento agora é ótimo naqueles todos, mas e amanhã? Decide e esquece o comportamento agora. O melhor dia para investir foi ontem :lol:
lmcaet
Registado: 02 mar 2024 14:52
Has thanked: 23 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por lmcaet »

Pronto, juntei-me finalmente à família dos ETFianos...

O meu portfólio:
iShares Core MSCI World UCITS (EUNL) 60%
iShares Physical Gold ETC (EGLN) 20%
iShares Core Global Aggregate Bond (EUNA) 20%

O dos meus filhos:
Vanguard S&P500 UCITS (VUAA) 95%
VanEck Bitcoin ETN (VBTC) 5%

Iniciei cada portefólio com 1000€, e doravante irei reforçar cada um mensalmente com 100€.

Avizinham-se tempos complicados na minha opinião, com Trump/taxas/sanções/guerras e afins, mas andava a hesitar há quase um ano...

Espero não ter feito asneira... :?
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 140 times
Been thanked: 100 times

Mensagem por Louie »

CountMeIn Escreveu: 08 fev 2025 20:21 Só estou é a questionar a minha própria estratégia... Bancos Europeus ou Luxury Goods para o próximo ano?
Os bancos têm vindo a apresentar lucros recorde devido à subida das taxas de juro.
Se as taxas estão a descer e tudo indica que descerão mais um pouco, mantendo-se assim durante algum tempo, parece-te que o desempenho dos bancos europeus ainda tem caminho para subir?
Se já tens um retorno de 100%, parece-me que a decisão é fácil.

Se não estou em erro, os Luxury Goods têm andado um pouco estagnados. Principalmente na Europa.
Uma grande fatia da procura destes produtos vem da China. A procura interna chinesa tem estado deprimida, ao ponto da economia estar próxima de entrar em deflação. As famílias chinesas não tem confiança suficiente devido às politicas restritivas da Covid 0 e por isso não consomem nem investem como dantes. Também o setor imobiliário está em crise devido ao excesso de alavancagem, cuja incerteza se alastra ao resto da economia.
Dito isto, não me parece que seja um setor com grande margem de progressão no curto/médio prazo.
trkicks
Registado: 25 jun 2024 11:04
Has thanked: 6 times
Been thanked: 2 times

Mensagem por trkicks »

Dúvida ETF filhos.

Tenho 2 planos de investimento (um para cada filha), em que neste momento só tem VWCE (Vanguard FTSE All-World).
A ideia é adicionar 1 de Mercados Emergentes (iShares Core MSCI Emerging Markets).

A dúvida é. Faço uma divisão 80/20 ou é demasiado e é melhor 90/10?
paulsky
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 49 times
Been thanked: 18 times

Mensagem por paulsky »

trkicks Escreveu: 10 fev 2025 17:29 Dúvida ETF filhos.

Tenho 2 planos de investimento (um para cada filha), em que neste momento só tem VWCE (Vanguard FTSE All-World).
A ideia é adicionar 1 de Mercados Emergentes (iShares Core MSCI Emerging Markets).

Eu metia 90/10 ate porque já têm o Vanguard FTSE All-World e pode haver ai alguma repetição...
Joseba
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 50 times
Been thanked: 86 times

Mensagem por Joseba »

Emerging Markets só vai te atrasar.
Preferia BTC ou Materias Primas....
pintob
Registado: 18 jul 2023 15:15
Has thanked: 24 times
Been thanked: 10 times

Mensagem por pintob »

O VWCE já inclui Emerging Markets.
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

pintob Escreveu: 10 fev 2025 19:43 O VWCE já inclui Emerging Markets.
É isso mesmo, não faz sentido nenhum ir investir noutro ETF com mercados emergentes visto que o VWCE já tem exposição aos mesmos.
trkicks
Registado: 25 jun 2024 11:04
Has thanked: 6 times
Been thanked: 2 times

Mensagem por trkicks »

pintob Escreveu: 10 fev 2025 19:43 O VWCE já inclui Emerging Markets.
Lvsitano Escreveu: 10 fev 2025 19:59 É isso mesmo, não faz sentido nenhum ir investir noutro ETF com mercados emergentes visto que o VWCE já tem exposição aos mesmos.
Obrigado. Têm razão
Era só para ter uma maior exposição à China, Índia e Taiwan, mas se calhar não vale a pena
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Para isso mais valia investir num ETF mundial sem mercados emergentes e noutro apenas com mercados emergentes, assim não havia sobreposição e poderia ajustar a exposição conforme a percentagem do investimento.
CountMeIn
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 66 times
Been thanked: 22 times

Mensagem por CountMeIn »

Louie Escreveu: 10 fev 2025 15:04
CountMeIn Escreveu: 08 fev 2025 20:21 Só estou é a questionar a minha própria estratégia... Bancos Europeus ou Luxury Goods para o próximo ano?
Os bancos têm vindo a apresentar lucros recorde devido à subida das taxas de juro.
Se as taxas estão a descer e tudo indica que descerão mais um pouco, mantendo-se assim durante algum tempo, parece-te que o desempenho dos bancos europeus ainda tem caminho para subir?
Se já tens um retorno de 100%, parece-me que a decisão é fácil.

Se não estou em erro, os Luxury Goods têm andado um pouco estagnados. Principalmente na Europa.
Uma grande fatia da procura destes produtos vem da China. A procura interna chinesa tem estado deprimida, ao ponto da economia estar próxima de entrar em deflação. As famílias chinesas não tem confiança suficiente devido às politicas restritivas da Covid 0 e por isso não consomem nem investem como dantes. Também o setor imobiliário está em crise devido ao excesso de alavancagem, cuja incerteza se alastra ao resto da economia.
Dito isto, não me parece que seja um setor com grande margem de progressão no curto/médio prazo.

Obrigado pela opinião!
O primeiro ponto é certeiro. A segunda parte, relativamente à china, já está um bocado fora de tempo. Os mercados chineses já recuperados e o mercado imobiliário já não está em crise, as taxas de juro até estão baixíssimas, e as ações de Luxo estão em subida vertiginosa. Toda a gente tinha essa opinião que tens que a China está em crise e não vão consumir.

Acho que vou vender, obrigado!
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 140 times
Been thanked: 100 times

Mensagem por Louie »

CountMeIn Escreveu: 10 fev 2025 23:08 A segunda parte, relativamente à china, já está um bocado fora de tempo. Os mercados chineses já recuperados e o mercado imobiliário já não está em crise, as taxas de juro até estão baixíssimas, e as ações de Luxo estão em subida vertiginosa. Toda a gente tinha essa opinião que tens que a China está em crise e não vão consumir.
Parece-me que estás um pouco equivocado.
A crise no imobiliário persiste. As taxas de juro estão baixíssimas para estimular a economia e fazer subir a inflação dos 0,5% registados antes de ontem.
E parece-me que nem sequer estás a ponderar os efeitos da guerra comercial com os EUA.
Dá uma olhada aqui:
https://www.ft.com/content/517fee86-195 ... d3fd3fc7b8

O setor de luxo parece estar efetivamente esticado:
https://www.justetf.com/en/search.html? ... b=overview

Perspectivas:
https://www.forbes.com/sites/pamdanzige ... next-year/
CountMeIn
Registado: 02 nov 2022 00:20
Has thanked: 66 times
Been thanked: 22 times

Mensagem por CountMeIn »

Não consegui ver o artigo do FT!

Mas a inflação tem vindo ligeiramente a subir.
Não concordo nada com o artigo da Forbes, diz que correu mal em 24 por causa da china E nao vai embora em 25. Enfim são opiniões. Li o relatório e contas da Richemont e vê-se bem que sobre estimaram o impacto da "crise" da China.
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 823 times
Been thanked: 1001 times

Mensagem por Virtua »

CountMeIn Escreveu: 14 fev 2025 00:11 Não consegui ver o artigo do FT!

Mas a inflação tem vindo ligeiramente a subir.
Não concordo nada com o artigo da Forbes, diz que correu mal em 24 por causa da china E nao vai embora em 25. Enfim são opiniões. Li o relatório e contas da Richemont e vê-se bem que sobre estimaram o impacto da "crise" da China.
https://www.removepaywall.com/search?ur ... d3fd3fc7b8
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 823 times
Been thanked: 1001 times

Mensagem por Virtua »

Do WSJ de ontem, referente aos EUA claro:

A inflação subiu inesperadamente em janeiro, lançando dúvidas sobre a probabilidade de cortes nas taxas de juro da Reserva Federal num futuro próximo. O Departamento do Trabalho dos EUA reportou um aumento de 0,5% nos preços ao consumidor face a dezembro, o maior crescimento mensal desde agosto de 2023 e acima das previsões dos economistas, que apontavam para 0,3%. A taxa de inflação anual subiu para 3%, face aos 2,9% registados em dezembro. A inflação subjacente, que exclui alimentos e energia, também acelerou, registando um aumento de 0,4% no mês e de 3,3% ao longo do ano.

O mercado reagiu rapidamente, com as ações a desvalorizarem e os rendimentos das obrigações a subirem. O índice Dow caiu 225 pontos, enquanto o S&P 500 recuou 0,3%. Destaca-se a subida acentuada dos preços dos ovos, que dispararam mais de 15%, em grande parte devido a um surto de gripe aviária, contribuindo significativamente para a inflação dos produtos alimentares. Pressões inflacionistas mais amplas também surgiram em áreas como os automóveis usados e os seguros automóveis.

Com a inflação a revelar-se persistente, é provável que a Fed mantenha a sua postura cautelosa. Os futuros das taxas de juro agora indicam uma probabilidade de 30% de que o banco central não reduza as taxas este ano, acima dos 20% registados no dia anterior. O relatório sublinha o desafio de trazer a inflação de volta à meta de 2% da Fed e levanta preocupações de que os aumentos de preços no início do ano possam dificultar ainda mais a desinflação nos próximos meses.
Anexos
Screenshot 2025-02-14 at 10.53.19.png
Screenshot 2025-02-14 at 10.53.19.png (632.39 KiB) Visto 480 vezes
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Responder