ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 656 times
- Been thanked: 786 times
Re: ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)
Não se preocupem que segundo a https://truflation.com/ já está nos 2% 

- Anexos
-
- inflation.png (177.81 KiB) Visto 1085 vezes
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Boa tarde. Precisava de uma opinião:
Se tivessem hipoteticamente 2 milhões de Euros para investir no S&P500, dividiriam por 2 ETF? Como por exemplo o da Ishares (Blackrock) e o Vanguard?
Ou colocariam todos os ovos na mesma cesta?
Se fosse para colocar tudo na mesma qual seria a escolha? Ishares ou Vanguard?
Na ótica de mitigar o risco de colocar tudo na mesma gestora (Se é que o risco exite).
Cumprimentos e obrigado
P.S. Quem diz 2 milhões, também diz 500 mil€ ou 4 Milhões.
Se tivessem hipoteticamente 2 milhões de Euros para investir no S&P500, dividiriam por 2 ETF? Como por exemplo o da Ishares (Blackrock) e o Vanguard?
Na ótica de mitigar o risco de colocar tudo na mesma gestora (Se é que o risco exite).
Cumprimentos e obrigado
- Virtua
- Registado: 03 out 2022 16:36
- Has thanked: 823 times
- Been thanked: 1001 times
Provavelmente ao diversificar bancos/correctoras faria isso como efeito secundário.USD Escreveu: ↑19 fev 2025 20:55 Boa tarde. Precisava de uma opinião:
Cumprimentos e obrigado
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Para um praxo de 20 anos qual destes dois escolheriam:
a) Vanguard FTSE All-World ETF USD Acc (EUR) | VWCE
b) iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) (EUR) | IWDA
Muito obrigado
a) Vanguard FTSE All-World ETF USD Acc (EUR) | VWCE
b) iShares Core MSCI World UCITS ETF USD (Acc) (EUR) | IWDA
Muito obrigado

O histórico dos dois é muito semelhante e acho que acaba por ser uma preferência pessoal.
Podes sempre meter metade em cada um e diversificar

Como são ETFs essa opção só seria "boa" se ele fizesse lump sum.
Se forem reforços mensais, para seguir essa lógica, então pode fazer mês par A mês ímpar B....
Isso porque comprar ETFs tem sempre custo de transação...
-
- Registado: 04 out 2022 11:10
- Has thanked: 29 times
- Been thanked: 86 times
Mesmo na xtb que supostamente custo e zero existem sempre custos escondidos....
-
- Registado: 04 out 2022 11:10
- Has thanked: 29 times
- Been thanked: 86 times
Uma pergunta, a xtb lucra com conversão cambial, todavia se comprar sempre em euros não me preocupa essa taxa.
A outra forma de ganharem dinheiro e com preço maiores preços compra e venda. Para investimentos de sucessivos pequenos montantes digamos por exemplo 100 euros essa diferença e quase insignificante. Correto ?
A outra forma de ganharem dinheiro e com preço maiores preços compra e venda. Para investimentos de sucessivos pequenos montantes digamos por exemplo 100 euros essa diferença e quase insignificante. Correto ?
- Virtua
- Registado: 03 out 2022 16:36
- Has thanked: 823 times
- Been thanked: 1001 times
Not really: https://www.xtb.com/pt/educacao/osnossosspreads
As contas Standard não pagam nenhuma comissão e o principal custo de negociação é contabilizado no spread.
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
A sequência da conversa dá a entender que é lump sum.Joseba Escreveu: ↑20 fev 2025 18:01Como são ETFs essa opção só seria "boa" se ele fizesse lump sum.
Se forem reforços mensais, para seguir essa lógica, então pode fazer mês par A mês ímpar B....
Isso porque comprar ETFs tem sempre custo de transação...
Se não for, há múltiplas formas de fazer os reforços...

Tenho umas dúvidas sobre um ETF vs um FI de índice.
Assumindo a comparação entre o FI Fidelity S&P 500 Index Fund EUR P Acc e ETF Vanguard S&P 500 UCITS ETF (EUR) | VUSA, ambos seguem o SP500.
Do que apurei, o VUSA distribui dividendos.
Só trabalho com o Banco Best.
- O FI Fidelity tem comissão de 2% de subscrição, para 10.000€ são 200€ de custos + IS, não paga no resgate.
- No ETF paga-se comissão de compra e venda e custódia mensal.
O prospeto tem este cenário para 10k no ETF

Ou seja, ao fim de 1 ano com o ETF se o resgatar gastei cerca de 80€ (estou a excluir custos nos dividendos), com o FI mais de 200€.
Ao fim de 5 anos, se resgatar, no ETF tenho despesas totais de 80€ + 120€ (4 anos x 30€ custódia anual) = 200€ e com o FI os mesmos 200€ + IS pagos na subscrição.
A questão é, comparando assim de forma singular, o FI parece ser praticamente igual ao fim de 5 anos, mas é penalizado em períodos inferiores. Porém, o ETF distribui dividendos e penso que a sua valorização já tem em conta isso, o FI é acumulativo. Têm performances semelhantes a 5 anos (FI 15,75% vs WTF 15,42%) mas o ETF pelo meio distribuiu dividendos.
Depois ainda há o facto de que os 30€ de custódia anual tanto custa 30€ se for apenas um ETF, ou vários, certo (6€ por trimestre + IVA)?
Ou seja o exercício que tou aqui a tentar fazer é se me justifica converter a minha carteira de FI em ETFs, usando o banco Best. Uma vez que o meu propósito é concentrar em fundos que repliquem índices.
Eu costumo fazer reforços periódicos e de valores sempre acima de 4 dígitos, portanto as comissões de compra e venda, parecem-me que não penalizam assim tanto esta estratégia (0,25% + IS com mínimo de 12€ por transação).
Parece-me que estes custos parece altos, mas ao comparar com um FI, acaba por ir dar ao mesmo.
Queria aqui a vossa opinião sobre esta minha situação. Obrigado desde já.
Assumindo a comparação entre o FI Fidelity S&P 500 Index Fund EUR P Acc e ETF Vanguard S&P 500 UCITS ETF (EUR) | VUSA, ambos seguem o SP500.
Do que apurei, o VUSA distribui dividendos.
Só trabalho com o Banco Best.
- O FI Fidelity tem comissão de 2% de subscrição, para 10.000€ são 200€ de custos + IS, não paga no resgate.
- No ETF paga-se comissão de compra e venda e custódia mensal.
O prospeto tem este cenário para 10k no ETF

Ou seja, ao fim de 1 ano com o ETF se o resgatar gastei cerca de 80€ (estou a excluir custos nos dividendos), com o FI mais de 200€.
Ao fim de 5 anos, se resgatar, no ETF tenho despesas totais de 80€ + 120€ (4 anos x 30€ custódia anual) = 200€ e com o FI os mesmos 200€ + IS pagos na subscrição.
A questão é, comparando assim de forma singular, o FI parece ser praticamente igual ao fim de 5 anos, mas é penalizado em períodos inferiores. Porém, o ETF distribui dividendos e penso que a sua valorização já tem em conta isso, o FI é acumulativo. Têm performances semelhantes a 5 anos (FI 15,75% vs WTF 15,42%) mas o ETF pelo meio distribuiu dividendos.
Depois ainda há o facto de que os 30€ de custódia anual tanto custa 30€ se for apenas um ETF, ou vários, certo (6€ por trimestre + IVA)?
Ou seja o exercício que tou aqui a tentar fazer é se me justifica converter a minha carteira de FI em ETFs, usando o banco Best. Uma vez que o meu propósito é concentrar em fundos que repliquem índices.
Eu costumo fazer reforços periódicos e de valores sempre acima de 4 dígitos, portanto as comissões de compra e venda, parecem-me que não penalizam assim tanto esta estratégia (0,25% + IS com mínimo de 12€ por transação).
Parece-me que estes custos parece altos, mas ao comparar com um FI, acaba por ir dar ao mesmo.
Queria aqui a vossa opinião sobre esta minha situação. Obrigado desde já.
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 656 times
- Been thanked: 786 times
Eu para fazer contas não tenho paciência
, mas posso só dizer algumas coisas com o conhecimento que tenho do banco em questão:
Não sei que conta tens, mas se mudares para a conta Best Trading ( que é exactamente igual á conta normal ), em vez de 6€ pagas 5€ de comissão de custódia, não é muito mas são quase menos 5€/ano.
Se abrires na Best Trading Pro esse custo é zero e acho que as compras e vendas custam um pouco menos.

Não sei que conta tens, mas se mudares para a conta Best Trading ( que é exactamente igual á conta normal ), em vez de 6€ pagas 5€ de comissão de custódia, não é muito mas são quase menos 5€/ano.
Se abrires na Best Trading Pro esse custo é zero e acho que as compras e vendas custam um pouco menos.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 403 times
- Been thanked: 681 times
Consideraste o custo fiscal de vender os fundos? Pode-te "comer" alguns anos da rentabilidade adicional dos ETF.
Como assim? Não são tributados de igual forma no momento do resgate? Ao fim de 5 anos não levam ambos com 28% de IRS sobre as mais-valias?