atbreu Escreveu: ↑06 mar 2025 06:34Não é de alguma forma arriscado ter 70% do património investidos em fundos de investimento imobiliário?
Eu tenho cerca de 80% do meu património global (imobiliário e financeiro) em FI de ações. Aos 40 anos. Durmo bem, mas tenho que começar a pensar em reduzir esta percentagem e meter novos reforços de capital em FI de imobiliário direto.
Patanisca, podes concretizar, se bem entendi, por que investir em fundos de investimento de imobiliário directo é mais seguro?
Obrigado
Seguro só a morte. Agora muuuuito menos volátil, isso sim. A única coisa segura segura*, é imobiliário físico mesmo.
*é provavelmente o ativo mais difícil de se perder por motivos alheios às tuas ações.
Patanisca Escreveu: ↑06 mar 2025 15:03
Seguro só a morte. Agora muuuuito menos volátil, isso sim. A única coisa segura segura*, é imobiliário físico mesmo.
*é provavelmente o ativo mais difícil de se perder por motivos alheios às tuas ações.
Olha que não olha que não haha, o mercado imobiliário em Portugal, por exemplo, caiu muito entre 2008 e 2013, e também no caso de existir alguma obra pública que tenha de passar pela tua casa vão lá bater á porta dão-te um x€ e tens de bazar ( chama-se expropriação por interesse público )
Virtua Escreveu: ↑06 mar 2025 14:29O Banco Central Europeu (BCE) cortou as taxas de juro em 25 pontos base para 2,50% esta quinta-feira, marcando a sua sexta redução desde junho. Embora esta decisão já fosse amplamente esperada, o BCE também reviu em baixa a previsão de crescimento para 2025, para 0,9%, citando a incerteza comercial global e o enfraquecimento do investimento. Os responsáveis destacaram que a política monetária está a tornar-se "menos restritiva", mas alertaram para riscos persistentes, especialmente com a possibilidade de novas tarifas dos EUA sobre bens europeus e mudanças na geopolítica.
As negociações para a formação de um novo governo na Alemanha também influenciaram o sentimento económico, com um acordo para flexibilizar os limites de endividamento e criar um fundo de 500 mil milhões de euros para infraestruturas e defesa. Esta mudança representa uma rutura com a tradicional disciplina fiscal alemã e aumentou as preocupações dos investidores sobre a inflação. Entretanto, a inflação na Zona Euro continuou a desacelerar, fixando-se em 2,4% em fevereiro, embora o BCE tenha revisto em alta a previsão para o ano, para 2,3%, devido à subida dos preços da energia.
Face à crescente incerteza, o BCE reafirmou a sua abordagem dependente dos dados para futuras decisões sobre as taxas de juro, equilibrando a necessidade de estimular a economia com as novas pressões fiscais na Europa.
Mesmo após 6 descidas nas taxas e com a inflação "controlada" as euro bonds de longo prazo continuam sem valorizar, antes pelo contrário, ainda ontem tiveram uma queda brutal. Aparentemente os investidores não estão interessados na yield de 3,5%
Curiosamente, as bonds americanas com juros altos e com a inflação elevada tem vindo a valorizar nas ultimas semanas, alguém entende isto!!
JRJordao Escreveu: ↑05 mar 2025 19:20
Foi hoje que me estreei em ETF de ações
Podia ter comprado a um preço melhor se tivesse sido mais paciente. Se amanhã continuar a queda, compro mais umas unidades para baixar o preço médio (PE).
Vou manter o meu bloco maioritário de capital garantido, aplicando a nova poupança no FII Property Core (~70%) e neste ETF (~30%), ambos para 10 a 20 anos.
Estou a fazer um percurso oposto ao habitualmente recomendado, tendo começado com liquidação do CH e produtos de baixo risco (capital garantido e obrigações), para agora quase aos 50 começar com estes outros. Com a desvantagem de já não contar com 30+ anos de investimento, mas o conforto de ter o suficiente em capital garantido para me sentir seguro ao arriscar o restante.
Depois do Daemon, agora também tu?
É oficial, o mundo está mesmo um sitio louco
Joseba Escreveu: ↑07 mar 2025 13:41
Porquê não compraste um ETF index de crypto que tivesse mesmo moedas? Porque o BTC é o equivalente aos USA no IWDA?
Porque já invisto directamente em moedas, mas quis também estar exposto de alguma forma a empresas que lidam com crypto e blockchain como a Strategy, Coinbase, MARA ou Riot.
Louie Escreveu: ↑07 mar 2025 14:44 O teu ETF não está. O teu ETF é uma merd@
Por acaso pensei que te tivesses atirado para o S&P500 para mais tarde vires aqui vangloriar-te de ter ficado abaixo do teu FI US growth
Queres dar mais informações?
Desculpa se te alarmei mas o meu ponto ia mais no sentido de haver muita oferta de ETF's e teres escolhido logo um de um setor mais meh...
Daí ter falado no S&P500.
Eu acho que é preferível ter as próprias moedas (penso que pensas igual).
Louie Escreveu: ↑07 mar 2025 16:10
Desculpa se te alarmei mas o meu ponto ia mais no sentido de haver muita oferta de ETF's e teres escolhido logo um de um setor mais meh...
Daí ter falado no S&P500.
Eu acho que é preferível ter as próprias moedas (penso que pensas igual).
Não foi alarme era para saber o teu ponto de vista, era a única forma de ter empresas de um sector mais especifico do que apenas tech.
estou aqui a tentar escolher um etf de tecnologia
estou inclinado para o Xtrackers MSCI World Information Technology UCITS ETF 1C - IE00BM67HT60
estive tb a olhar para iShares Nasdaq 100 UCITS ETF (Acc) - IE00B53SZB19
Invesco NASDAQ 100 ESG UCITS ETF Acc - IE000COQKPO9
Que etf de tecnologia tem?
O que acham da minha escolha ?
Mais alguma sugestão ?