ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 60 times
Been thanked: 67 times

Re: ETFs (hot returns come and go, but expenses never die)

Mensagem por Patanisca »

atbreu Escreveu: 06 mar 2025 09:21
Patanisca Escreveu: 06 mar 2025 09:09
atbreu Escreveu: 06 mar 2025 06:34Não é de alguma forma arriscado ter 70% do património investidos em fundos de investimento imobiliário?
Eu tenho cerca de 80% do meu património global (imobiliário e financeiro) em FI de ações. Aos 40 anos. Durmo bem, mas tenho que começar a pensar em reduzir esta percentagem e meter novos reforços de capital em FI de imobiliário direto.
Patanisca, podes concretizar, se bem entendi, por que investir em fundos de investimento de imobiliário directo é mais seguro?

Obrigado
Seguro só a morte. Agora muuuuito menos volátil, isso sim. A única coisa segura segura*, é imobiliário físico mesmo.

*é provavelmente o ativo mais difícil de se perder por motivos alheios às tuas ações.
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 668 times
Been thanked: 824 times

Mensagem por D@emoon »

Patanisca Escreveu: 06 mar 2025 15:03
Seguro só a morte. Agora muuuuito menos volátil, isso sim. A única coisa segura segura*, é imobiliário físico mesmo.

*é provavelmente o ativo mais difícil de se perder por motivos alheios às tuas ações.
Olha que não olha que não haha, o mercado imobiliário em Portugal, por exemplo, caiu muito entre 2008 e 2013, e também no caso de existir alguma obra pública que tenha de passar pela tua casa vão lá bater á porta dão-te um x€ e tens de bazar ( chama-se expropriação por interesse público ) :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
JMBMG
Registado: 06 mar 2025 10:20
Has thanked: 1 time
Been thanked: 2 times

Mensagem por JMBMG »

JRJordao Escreveu: 06 mar 2025 14:13 No justETF, vejo o iShares Core S&P 500 com -7,96% e o iShares Core MSCI World (IWDA) com -5,90% no último mês.
5,90 / 7,96 = 74,12%

Peso dos EUA no MSCI World na fact sheet de 28 fev: 72,92%

Bastante coerente.

Excelente análise. Agradecido!
Kosta
Registado: 02 fev 2023 22:20
Has thanked: 77 times
Been thanked: 27 times

Mensagem por Kosta »

Virtua Escreveu: 06 mar 2025 14:29 O Banco Central Europeu (BCE) cortou as taxas de juro em 25 pontos base para 2,50% esta quinta-feira, marcando a sua sexta redução desde junho. Embora esta decisão já fosse amplamente esperada, o BCE também reviu em baixa a previsão de crescimento para 2025, para 0,9%, citando a incerteza comercial global e o enfraquecimento do investimento. Os responsáveis destacaram que a política monetária está a tornar-se "menos restritiva", mas alertaram para riscos persistentes, especialmente com a possibilidade de novas tarifas dos EUA sobre bens europeus e mudanças na geopolítica.

As negociações para a formação de um novo governo na Alemanha também influenciaram o sentimento económico, com um acordo para flexibilizar os limites de endividamento e criar um fundo de 500 mil milhões de euros para infraestruturas e defesa. Esta mudança representa uma rutura com a tradicional disciplina fiscal alemã e aumentou as preocupações dos investidores sobre a inflação. Entretanto, a inflação na Zona Euro continuou a desacelerar, fixando-se em 2,4% em fevereiro, embora o BCE tenha revisto em alta a previsão para o ano, para 2,3%, devido à subida dos preços da energia.

Face à crescente incerteza, o BCE reafirmou a sua abordagem dependente dos dados para futuras decisões sobre as taxas de juro, equilibrando a necessidade de estimular a economia com as novas pressões fiscais na Europa.
Mesmo após 6 descidas nas taxas e com a inflação "controlada" as euro bonds de longo prazo continuam sem valorizar, antes pelo contrário, ainda ontem tiveram uma queda brutal. Aparentemente os investidores não estão interessados na yield de 3,5% :?

Curiosamente, as bonds americanas com juros altos e com a inflação elevada tem vindo a valorizar nas ultimas semanas, alguém entende isto!!
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 148 times
Been thanked: 109 times

Mensagem por Louie »

JRJordao Escreveu: 05 mar 2025 19:20 Foi hoje que me estreei em ETF de ações 8-)
Podia ter comprado a um preço melhor se tivesse sido mais paciente. Se amanhã continuar a queda, compro mais umas unidades para baixar o preço médio (PE).

Vou manter o meu bloco maioritário de capital garantido, aplicando a nova poupança no FII Property Core (~70%) e neste ETF (~30%), ambos para 10 a 20 anos.

Estou a fazer um percurso oposto ao habitualmente recomendado, tendo começado com liquidação do CH e produtos de baixo risco (capital garantido e obrigações), para agora quase aos 50 começar com estes outros. Com a desvantagem de já não contar com 30+ anos de investimento, mas o conforto de ter o suficiente em capital garantido para me sentir seguro ao arriscar o restante.
Depois do Daemon, agora também tu?
É oficial, o mundo está mesmo um sitio louco :lol:

Bem jogado ;)
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Louie Escreveu: 07 mar 2025 10:10

Bem jogado ;)
Já agora saliento que o meu ETF está uma m****** :lol: :lol: :lol: :lol:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 854 times
Been thanked: 1056 times

Mensagem por Virtua »

D@emoon Escreveu: 07 mar 2025 10:15
Louie Escreveu: 07 mar 2025 10:10

Bem jogado ;)
Já agora saliento que o meu ETF está uma m****** :lol: :lol: :lol: :lol:
O que é que compraste? Não compravas ETF se fosse só ouro? Se fosse ouro está bom
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Virtua Escreveu: 07 mar 2025 10:54
O que é que compraste? Não compravas ETF se fosse só ouro? Se fosse ouro está bom
Foi só para brincar uns meses, depois é para vender, foi o https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... 00BMDKNW35 .

Joseba
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 54 times
Been thanked: 101 times

Mensagem por Joseba »

D@emoon Escreveu: 07 mar 2025 12:26
Foi só para brincar uns meses, depois é para vender, foi o https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... 00BMDKNW35 .
Porquê não compraste um ETF index de crypto que tivesse mesmo moedas? Porque o BTC é o equivalente aos USA no IWDA?
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Joseba Escreveu: 07 mar 2025 13:41
Porquê não compraste um ETF index de crypto que tivesse mesmo moedas? Porque o BTC é o equivalente aos USA no IWDA?
Porque já invisto directamente em moedas, mas quis também estar exposto de alguma forma a empresas que lidam com crypto e blockchain como a Strategy, Coinbase, MARA ou Riot.

Louie

Mensagem por Louie »

D@emoon Escreveu: 07 mar 2025 12:26
O teu ETF não está. O teu ETF é uma merd@ :lol:

Por acaso pensei que te tivesses atirado para o S&P500 para mais tarde vires aqui vangloriar-te de ter ficado abaixo do teu FI US growth :mrgreen:
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Louie Escreveu: 07 mar 2025 14:44

Por acaso pensei que te tivesses atirado para o S&P500 para mais tarde vires aqui vangloriar-te de ter ficado abaixo do teu FI US growth :mrgreen:
Queres dar mais informações?

Louie

Mensagem por Louie »

D@emoon Escreveu: 07 mar 2025 15:25
Louie Escreveu: 07 mar 2025 14:44

Queres dar mais informações?
Desculpa se te alarmei mas o meu ponto ia mais no sentido de haver muita oferta de ETF's e teres escolhido logo um de um setor mais meh...
Daí ter falado no S&P500.
Eu acho que é preferível ter as próprias moedas (penso que pensas igual).
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Louie Escreveu: 07 mar 2025 16:10
Desculpa se te alarmei mas o meu ponto ia mais no sentido de haver muita oferta de ETF's e teres escolhido logo um de um setor mais meh...
Daí ter falado no S&P500.
Eu acho que é preferível ter as próprias moedas (penso que pensas igual).
Não foi alarme :D era para saber o teu ponto de vista, era a única forma de ter empresas de um sector mais especifico do que apenas tech.

superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 30 times
Been thanked: 86 times

Mensagem por superkinas »

estou aqui a tentar escolher um etf de tecnologia
estou inclinado para o Xtrackers MSCI World Information Technology UCITS ETF 1C - IE00BM67HT60
estive tb a olhar para iShares Nasdaq 100 UCITS ETF (Acc) - IE00B53SZB19
Invesco NASDAQ 100 ESG UCITS ETF Acc - IE000COQKPO9

Que etf de tecnologia tem?
O que acham da minha escolha ?
Mais alguma sugestão ?
Responder