Apesar de acompanhar os mercados financeiros há muitos anos, só em 2008 é que comecei a negociar, sendo que em 2013 parei porque os ganhos não justificavam o tempo despendido. De 2013 até 2023 fiquei-me apenas por divida publica, obrigações e um fundo imobiliário.
Em 2023 comecei a preparar a saída do mercado de trabalho para ocorrer idealmente entre 2028 e 2029. Como atualmente tenho mais capital e mais tempo era claro que para deixar de trabalhar mais cedo era importante voltar aos mercados.
Assim decidi dividir os meus investimentos em duas vertentes, uma de crescimento e outra de rendimento, sendo que a de rendimento tem como objetivo pagar as despesas gerais do dia-a-dia. Um dado importante a ter em conta nas minhas opções é o facto que após deixar de trabalhar quero essencialmente viajar sem ter preocupações com os mercados, este fator é relevante na escolha dos activos.
Para já estou a fazer algumas experiências e a estudar activos assim como corretoras.
Situação actual(valor a 31/12/2024 ou de aquisição já em 2025):
Na vertente de crescimento a carteira é actualmente constituída por:
Fundo imobiliário CA Património Crescente (4,4%)
Fidelity Global Technology E ACC (2,3%)
Novo Nordisk (1%)
Mota-Engil (0,97%)
WDEF (0,93%)
ESIN (0,98%)
Certificados de aforro serie E(43%)
Vertente rendimento:
REN (7,58%)
Carteira de obrigações internacionais (6,83%)
Obrigações CUF (3,91%)
Obrigações Vista Alegre (1,96%)
Obrigações GreenVolt (2,93%)
Sonae (0,99%)
The Navigator (1,77%)
SBLK (0,50%)
ARCC (0,48%)
TW (0,50%)
Phoenix Group (0,50%)
Credit Agricole (0,52%)
Carrefour (0,50%)
Engie (0,48%)
EDP (1,89%)
Liquidez (15,08%)
Assim que possivel partilharei mais informação.
Tenho avaliado outros activos e foi numa dessas buscas que vim para ao fórum, sendo que pareceu-me interessante o pouco que li, assim decidi expor as minhas ideias para ter feedback.
Agradeço desde já os vossos comentários e bons negócios.