Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
dfserra
Registado: 04 out 2022 17:12
Has thanked: 2 times
Been thanked: 8 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por dfserra »

Não percebi a regra:
8º- as perdas não devem ultrapassar o montante que consigo poupar anualmente
Alex Escreveu: 07 abr 2025 10:12
Titanium Escreveu: 07 abr 2025 03:50 Pessoal desculpem-me mas nem tudo do que dizem me faz sentido. Ora se eu tenho fundos de US stocks e sei que ele vai muito provavelmente
continuar a apanhar porrada ou, no mínimo, não irá valorizar nas próximas semanas, porque raio haverei de adotar uma posição masoquista?

Entrei com 50k pela altura que Trump foi eleito, numa expectativa de que ele faria o que seria bom para a economia do país o que naturalmente seria bom para as ações. Acho que muitos pensavam desta forma, longe de imaginar que este circo iria ocorrer. De momento cerca de 8k já eram e não perco o sono, mas parece-me que é preferível assumir os 8k de perca que estar aqui daqui a 3 semanas a lamentar 12k. Quando os mercados estabilizarem posso voltar em força.
Estou a analisar assim tão mal o caso? Esta estratégia de Trump parece-me que é previsível que gere percas muito superiores nos mercados, não se trata de uma supresa ou de uma "simples" correção de mercado.
Boas!

Compreendo o teu comentário, mas não é assim tão simples, racionalmente tens razão, se soubessemos quando ia parar de cair e começava a subir , não fazer o que tu referes seria masoquismo, a questão é que não sabemos quando pára de cair e quando começa a subir e depois pode acontecer o que o Virtua e o D@emoon, referem. A mim aconteceu, não perdi dinheiro (ficar com menos do que tinha) mas deixei de ganhar. Nos mercados a parte psicologica é talvez a mais dificil de controlar e é disso que estamos falar.

Fizeste a tua analise e entraste porque o Trump ganhou, ao contrário do Lvsitano parece-me perfeitamente razoavel, o presidente do EUA , seja ele qual for, pelas suas decisões pode afectar os mercados a nivel mundial (estamos a assistir ao vivo essa situação!), eu fiz o contrário, por o Trump ter ganho reduzi a exposição ao mercado americano, como vês para o mesmo facto duas opiniões distintas.

O importante é saberes porque fazes as coisas, fizeste devido à tua analise e não porque alguém te disse para o fazeres, por isso é que eu não dou sugestões de compra ou venda de activos, nem aos meus filhos! Quando muito discuto timings ou estrategias, mas a melhor maneira de aprender é "the hard way", por ti a cometer erros e se fores inteligentes aprendes com eles. ;)

As minhas regras para investir em ações e respectivos derivados:
1º- não pedir dinheiro emprestado para investir
2º- não usar dinheiro que vá precisar nos próximos 5 anos
3º- não investir só porque alguém diz que sim ou que não
4º- aceitar que os mercados são manipulados, só tenho que aproveitar a tendência
5º- diversificar, diversificar, diversificar
6º- não investir em algo que não compreendo
7º- não tentar adivinhar fundos nem topos
9º- não ter dividas (por exemplo, o emprestimo à habitação)

(Eventualmente esqueci-me de mais umas quantas... :D)

Bons negocios!
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 63 times
Been thanked: 49 times

Mensagem por Alex »

dfserra Escreveu: 07 abr 2025 11:16 Não percebi a regra:
Por exemplo, se por ano, entre o que ganho e gasto, tenho um superavit de 50k, esse é o montante que "aceito" que a minha carteira esteja a desvalorizar sem fazer ajustes.
Eu adiciono todos os anos o superavit aos meus investimentos (não são todos em ações ou seus derivados).
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 63 times
Been thanked: 49 times

Mensagem por Alex »

D@emoon Escreveu: 07 abr 2025 11:05
Rmad Escreveu: 07 abr 2025 10:50 O VIX fez 55,28 em 2008. Em 2020 fez 53,54.
Hoje está nos 54,05 (agora enquanto escrevo).
O bom é que está a deixar GAPs abertos em baixo, com GAPs também no S&P 500 em cima deve estar para breve uma boa queda no VIX e subida grande no S&P 500, nem que seja no curto prazo, mas vai ter de acontecer, tem de haver uma noticiazinha boa.
Tentando adivinhar noticias boas.. Suspensão parcial das tarifas, redução da taxa de juro da FED
Mas também podem vir mais noticias más...aplicação de tarifas por parte da UE, dados economicos
Na realidade qualquer noticia serve para justificar alterações do mercado, por vezes, a mesma noticia tanto serve para subir como para descer. :mrgreen:
Rmad
Registado: 04 out 2022 18:28
Has thanked: 33 times
Been thanked: 17 times

Mensagem por Rmad »

D@emoon Escreveu: 07 abr 2025 11:05
Rmad Escreveu: 07 abr 2025 10:50 O VIX fez 55,28 em 2008. Em 2020 fez 53,54.
Hoje está nos 54,05 (agora enquanto escrevo).
O bom é que está a deixar GAPs abertos em baixo, com GAPs também no S&P 500 em cima deve estar para breve uma boa queda no VIX e subida grande no S&P 500, nem que seja no curto prazo, mas vai ter de acontecer, tem de haver uma noticiazinha boa.
Eu espero que ainda fechemos GAP's no SP que estavam nos 4500/4300... Melhor para entrar.

Acredito que a descida das taxas da Fed e as próximas negociações do Trump com determinados países (a Nike subiu quando havia um vislumbre de negociação com o Vietname porque produzem lá) permitirão essas subidas e fechar esses GAP's que mencionas.

Por outro lado, na economia quotidiana...não sei não. Período semelhante à pré hiperinflação alemã (obviamente por razões diferentes)?
“I am skeptical about stock market forecasting by anybody, and particularly by bankers.” - Benjamin Graham :)

"De salientar que não faço recomendações mas sim promover a troca de ideias sobre esta temática."
dfserra

Mensagem por dfserra »

Viva,

No covid também levantei para entrar mais abaixo, e acabei por entrar mais acima! Desde aí decidi que não resgataria em quedas.
Esta regra mais do que ser boa para ganhar ou perder dinheiro, trás-me muita tranquilidade. Esta devia ser uma regra de ouro para todos. Isto funciona porque confio nos fundos/etf que escolhi.
Quanto a reforçar nas quedas, percebo que é mais difícil.
Eu reforço um pouco , mas não o suficiente para manter a proporção de acções no património. Devia retirar um pouco de outros instrumentos para colocar em acções, mas ainda não o fiz, apenas investi o disponível. Se continuar a cair é possível que o faça.
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 69 times
Been thanked: 76 times

Mensagem por Patanisca »

Eu tenho mais medo é de danos permanentes na confiança nos EUA, e acima de tudo no Dólar. O mundo não é o mesmo que há 40 anos atrás onde a China servia apenas para fabricar chinesices baratas prás economias ocidentais. Os EUA se continuam assim a denegrir a sua imagem de confiança e de reserva de valor da sua moeda, o mundo além dos EUA já consegue ter alternativas.

Esta administração está em risco de causar danos permanentes.
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 303 times
Been thanked: 322 times

Mensagem por Lvsitano »

Penso que os danos não serão permanentes, podemos ter uns 4 anos tramados, mas não esquecer que o eleitor norte-americano vota tipicamente com o bolso. E estando os norte-americanos investidos nos mercados financeiros, não estão a achar piada nenhuma a isto. Um fundo de pensões 401k a cair não deixa nenhum trabalhador norte-americano descansado. O império é demasiado grande para cair por isto.

E quem anda a pensar resgatar e assumir perdas para evitar perder mais, e depois mais tarde entrar de novo, acho que nem devia estar metido em investimentos com volatilidade. É como alguém que tem pavor das alturas, não deve ir fazer saltos de avião.
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 891 times
Been thanked: 1129 times

Mensagem por Virtua »

....
Anexos
Screenshot 2025-04-07 at 14.02.48.png
Screenshot 2025-04-07 at 14.02.48.png (842.13 KiB) Visto 287 vezes
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
dfserra

Mensagem por dfserra »

Se isto permanecer algum tempo, é provável que o papel dos EUA no mundo diminua. A Europa provavelmente irá começar a olhar mais para si, e para outras zonas como merco Sul e mesmo África. Por isto e por outras, sempre optei por investir a nível global e não focado numa única zona. A minha dúvida foi, se incluia ou não mercados emergentes, e cada vez mais acho que sim, já que o que é emergente hoje, pode não ser amanhã.
Lvsitano Escreveu: 07 abr 2025 13:45 Penso que os danos não serão permanentes, podemos ter uns 4 anos tramados, mas não esquecer que o eleitor norte-americano vota tipicamente com o bolso. E estando os norte-americanos investidos nos mercados financeiros, não estão a achar piada nenhuma a isto. Um fundo de pensões 401k a cair não deixa nenhum trabalhador norte-americano descansado. O império é demasiado grande para cair por isto.

E quem anda a pensar resgatar e assumir perdas para evitar perder mais, e depois mais tarde entrar de novo, acho que nem devia estar metido em investimentos com volatilidade. É como alguém que tem pavor das alturas, não deve ir fazer saltos de avião.
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 446 times
Been thanked: 781 times

Mensagem por JRJordao »

dfserra Escreveu: 07 abr 2025 14:08 A minha dúvida foi, se incluia ou não mercados emergentes, e cada vez mais acho que sim, já que o que é emergente hoje, pode não ser amanhã.
Se o país X deixar de ser emergente, não será rapidamente incluído nos índices "sem emergentes"?
Virtua
Registado: 03 out 2022 16:36
Has thanked: 891 times
Been thanked: 1129 times

Mensagem por Virtua »

JRJordao Escreveu: 07 abr 2025 14:12
dfserra Escreveu: 07 abr 2025 14:08 A minha dúvida foi, se incluia ou não mercados emergentes, e cada vez mais acho que sim, já que o que é emergente hoje, pode não ser amanhã.
Se o país X deixar de ser emergente, não será rapidamente incluído nos índices "sem emergentes"?
"Rapidamente" é um caracol... Coreia do Sul diria que é mais desenvolvida que a tugalândia e a MSCI ainda diz que é emergente. Acredito que lhe falte um euro ou assim (não estou a ser irónico, mas o euro trás muitas vantagens, e integração num mercado de capitais maior é uma delas)
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 701 times
Been thanked: 875 times

Mensagem por D@emoon »

Oficialmente S&P 500 em Bear Market, com mais um bom GAP.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Querem ver que ainda tenho de pedir um colateral no Best para investir? :twisted:
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

atbreu
Registado: 14 fev 2025 10:53
Has thanked: 257 times
Been thanked: 27 times

Mensagem por atbreu »

D@emoon Escreveu: 07 abr 2025 14:37 Querem ver que ainda tenho de pedir um colateral no Best para investir? :twisted:
Então não és tu que não investes em SP500? 😉🤩😁
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

atbreu Escreveu: 07 abr 2025 14:40
D@emoon Escreveu: 07 abr 2025 14:37 Querem ver que ainda tenho de pedir um colateral no Best para investir? :twisted:
Então não és tu que não investes em SP500? 😉🤩😁
Não invisto diretamente em ETFs ou fundos index S&P 500, mas tenho exposição ao mercado dos EUA através de fundos de ações em que a carteira inclui muitas das principais empresas do S&P 500, o S&P 500 é o índice mais relevante do mercado para mim, embora não invista diretamente nele.

Responder