8º- as perdas não devem ultrapassar o montante que consigo poupar anualmente
Alex Escreveu: ↑07 abr 2025 10:12Boas!Titanium Escreveu: ↑07 abr 2025 03:50 Pessoal desculpem-me mas nem tudo do que dizem me faz sentido. Ora se eu tenho fundos de US stocks e sei que ele vai muito provavelmente
continuar a apanhar porrada ou, no mínimo, não irá valorizar nas próximas semanas, porque raio haverei de adotar uma posição masoquista?
Entrei com 50k pela altura que Trump foi eleito, numa expectativa de que ele faria o que seria bom para a economia do país o que naturalmente seria bom para as ações. Acho que muitos pensavam desta forma, longe de imaginar que este circo iria ocorrer. De momento cerca de 8k já eram e não perco o sono, mas parece-me que é preferível assumir os 8k de perca que estar aqui daqui a 3 semanas a lamentar 12k. Quando os mercados estabilizarem posso voltar em força.
Estou a analisar assim tão mal o caso? Esta estratégia de Trump parece-me que é previsível que gere percas muito superiores nos mercados, não se trata de uma supresa ou de uma "simples" correção de mercado.
Compreendo o teu comentário, mas não é assim tão simples, racionalmente tens razão, se soubessemos quando ia parar de cair e começava a subir , não fazer o que tu referes seria masoquismo, a questão é que não sabemos quando pára de cair e quando começa a subir e depois pode acontecer o que o Virtua e o D@emoon, referem. A mim aconteceu, não perdi dinheiro (ficar com menos do que tinha) mas deixei de ganhar. Nos mercados a parte psicologica é talvez a mais dificil de controlar e é disso que estamos falar.
Fizeste a tua analise e entraste porque o Trump ganhou, ao contrário do Lvsitano parece-me perfeitamente razoavel, o presidente do EUA , seja ele qual for, pelas suas decisões pode afectar os mercados a nivel mundial (estamos a assistir ao vivo essa situação!), eu fiz o contrário, por o Trump ter ganho reduzi a exposição ao mercado americano, como vês para o mesmo facto duas opiniões distintas.
O importante é saberes porque fazes as coisas, fizeste devido à tua analise e não porque alguém te disse para o fazeres, por isso é que eu não dou sugestões de compra ou venda de activos, nem aos meus filhos! Quando muito discuto timings ou estrategias, mas a melhor maneira de aprender é "the hard way", por ti a cometer erros e se fores inteligentes aprendes com eles.![]()
As minhas regras para investir em ações e respectivos derivados:
1º- não pedir dinheiro emprestado para investir
2º- não usar dinheiro que vá precisar nos próximos 5 anos
3º- não investir só porque alguém diz que sim ou que não
4º- aceitar que os mercados são manipulados, só tenho que aproveitar a tendência
5º- diversificar, diversificar, diversificar
6º- não investir em algo que não compreendo
7º- não tentar adivinhar fundos nem topos
8º- as perdas não devem ultrapassar o montante que consigo poupar anualmente
9º- não ter dividas (por exemplo, o emprestimo à habitação)
(Eventualmente esqueci-me de mais umas quantas...)
Bons negocios!