atbreu Escreveu: ↑08 abr 2025 16:00
Já explicaste noutro tópico a uma questão colocada por mim sobre GAPs. Confesso que devo estudar mais para os saber identificar melhor, pese embora o objetivo não seja o trading. Mas até podem ajudar nalgum momento de reforço, a saber quando comprar.
É exatamente por essa questão dos reforços, se o mercado aponta para um lado, abre nos 5.200 e tal mas deixa um GAP nos 5.060 e eu invisto em ETFs e quero investir vou comprar a 5.200 para quê se sei que vai para os 5.060 a curto prazo? É relevante? Nem por isso, estamos a falar em 2% e tal, mas quem compra ETFs acho que devia de começar a olhar mais para os gráficos, não é só olhar para as TERs
Como disse eu não compro ETFs, por isso é coisa que não ligo, interessa é subir
Como referi, vou fazer leitura mais aprofundada sobre o tema e tentar identificar e interpretar isso nos gráficos. Obrigado.
E o mercado volta a ficar vermelho com a rejeição do Trump à proposta europeia e ao esgotar do prazo com a China, entrando amanhã novas tarifas.
atbreu Escreveu: ↑08 abr 2025 16:00
Já explicaste noutro tópico a uma questão colocada por mim sobre GAPs. Confesso que devo estudar mais para os saber identificar melhor, pese embora o objetivo não seja o trading. Mas até podem ajudar nalgum momento de reforço, a saber quando comprar.
É exatamente por essa questão dos reforços, se o mercado aponta para um lado, abre nos 5.200 e tal mas deixa um GAP nos 5.060 e eu invisto em ETFs e quero investir vou comprar a 5.200 para quê se sei que vai para os 5.060 a curto prazo? É relevante? Nem por isso, estamos a falar em 2% e tal, mas quem compra ETFs acho que devia de começar a olhar mais para os gráficos, não é só olhar para as TERs
Como disse eu não compro ETFs, por isso é coisa que não ligo, interessa é subir
Com um empurrão de 104% de tarifas à China, já fechou o GAP
D@emoon Escreveu: ↑08 abr 2025 15:51
Há GAPs e GAPs:
Tipos de gaps mais comuns:
Common Gap (Gap comum) – Pequenos gaps em mercados sem muita liquidez ou durante períodos de consolidação. Estes são os mais prováveis de serem fechados rapidamente.
Breakaway Gap – Acontece quando o preço "salta" ao sair de uma zona de consolidação. Nem sempre é fechado.
Runaway/Continuation Gap – Ocorre durante uma forte tendência. Pode demorar muito ou nunca ser fechado.
Exhaustion Gap – Aparece no fim de uma tendência. Costuma ser fechado à medida que o mercado inverte.
Agora é só analisarem onde se encontra o mercado e tentarem perceber quais GAPs têm mais probabilidade de serem fechados, eu até sou mais virado para Fundos, mas fica a dica para quem investe em Acções ou ETFs e procura entrar ao “melhor” preço, senão não se preocupem muito com isso que eu também não me ralo assim tanto!
Já agora os gaps que normalmente identificas no sp&500 ou até noutros índices, são maioritariamente do tipo comum?
atbreu Escreveu: ↑08 abr 2025 18:49
Já agora os gaps que normalmente identificas no sp&500 ou até noutros índices, são maioritariamente do tipo comum?
Cumprimentos
Ultimamente esses GAPs têm sido os comuns sim, ainda iremos fechar outros GAPs para cima que provavelmente serão de exaustão quando a tendência reverter, não deve ser rápido, a menos que surja algo de muito positivo no curto prazo.
atbreu Escreveu: ↑08 abr 2025 18:49
Cumprimentos
Ultimamente esses GAPs têm sido os comuns sim, ainda iremos fechar outros GAPs para cima que provavelmente serão de exaustão quando a tendência reverter, não deve ser rápido, a menos que surja algo de muito positivo no curto prazo.
No caso de um etf que siga o índice sp&500, como sejam o SPYL ou SXR8, o que está na origem do GAP não será a ausência de liquidez, correcto?
Hoje quando li as noticias que os mercados já estavam a recuperar pensei "bem que devia ter reforçado em vez de estar à espera que caísse mais", mas com o anuncio do Trump sobre as tarifas à China voltou a dar-me esperança
A coisa ainda é capaz de piorar (saldos) nos próximos tempos não ?
Bem visto...também penso o mesmo, dai ter reduzido a exposição aos EUA com a eleição do Trump.
"Fear exists all over," Euronext CEO Stephane Boujnah told France Inter radio. "The country (United States) is unrecognisable and we are living in a transition period. There is a certain form of mourning, because the United States that we had known for the most part as a dominant nation resembled the values and institutions of Europe and now resembles more an emerging market."
atbreu Escreveu: ↑08 abr 2025 19:37
No caso de um etf que siga o índice sp&500, como sejam o SPYL ou SXR8, o que está na origem do GAP não será a ausência de liquidez, correcto?
Não sei se percebi a pergunta, eu sigo o S&P 500 índice, o ^GSPC, ETFs que seguem o índice podem ser negociados noutros mercados com diferentes fusos horários, noutra moeda, pode até causar GAPs no ETF que não existem no próprio índice acho eu, mas como referi, ETFs não é a minha praia limito-me a olhar para o índice.
atbreu Escreveu: ↑08 abr 2025 19:37
Não sei se percebi a pergunta, eu sigo o S&P 500 índice, o ^GSPC, ETFs que seguem o índice podem ser negociados noutros mercados com diferentes fusos horários, noutra moeda, pode até causar GAPs no ETF que não existem no próprio índice acho eu, mas como referi, ETFs não é a minha praia limito-me a olhar para o índice.
Se calhar nem eu próprio soube formular a questão. O que questionava é que os ETFS que exemplifiquei e que seguem o índice sp&500 têm normalmente um grande volume transacionado, daí terem liquidez, presumo eu. Logo, pela minha ordem de pensamento, não seria a pouca liquidez que estaria na origem do GAP.
Mas às tantas isto que escrevo não tem qualquer nexo pelo facto de não dominar a nomenclatura nem o tema concreto.