Novo Estado da Nação aqui sobre o acordo sobre contas flex da Klarna que nos pagam 40 euros e com taxa de 2.0% TANB

Onde colocar fundo de emergência?

Fórum de discussão sobre produtos de capital garantido sejam CA, seguros ou depósitos
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 360 times
Been thanked: 430 times

Re: Onde colocar fundo de emergência?

Mensagem por Lvsitano »

Alex Escreveu: 18 abr 2025 13:26
Sugiro que seja criado um tópico sobre inflação pessoal (gostei do termo :mrgreen: ) ou como reduzir despesas/poupar no dia-a-dia onde cada um pode colocar as suas estratégias ou duvidas.

E boa Páscoa. :D
Podes criar. A minha estratégia é tentar viver de forma frugal, até porque os rendimentos não permitem grandes aventuras :lol:
D@emoon Escreveu: 18 abr 2025 16:53 Simulador de inflação pessoal: https://www.euro-area-statistics.org/in ... alculator/

Por exemplo, a minha inflação pessoal é de 4,5%, enquanto a inflação média em Portugal ronda os 2,6%, se eu me guiasse apenas pelos números que nos apresentam na televisão poderia pensar que ao investir em certificados de aforro ( por exemplo ) estaria quase a ganhar poder de compra, mas não, para conseguir apenas igualar o impacto real da minha inflação pessoal precisava de ter uma rentabilidade de 6,25% só para não perder dinheiro!!
Vai depender muito da vida de cada um. Eu por exemplo gasto bastante em alimentação, mas conheço uma pessoa que trabalha na hotelaria e tem refeições oferecidas, praticamente só precisa de comprar comida para folgas e férias, poupa um dinheirão.
Diria que o que mais pesa neste momento, além do arrendamento/CH, será mesmo a alimentação pelo facto de ter ocorrido um aumento muito acentuado em diversos bens alimentares. E não podemos ser como o burro do cigano que se ia habituando a não comer :lol:
paulsky
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 67 times
Been thanked: 37 times

Mensagem por paulsky »

Por acaso tambem ainda nao encontrei assim uma solução interessante para mim, ate porque um fundo de emergência convém ser liquido para poder usar as vezes...

Vou talvez usar um broker tipo Trading212 so para ter la algum dinheiro parado a render uma pequena %.... pelo menos da para tirar sempre que necessário.

Os depositos a prazo para fundo de emergência para mim nao funciona tao bem... Porque normalmente o mínimo sao 3 meses... E acontece-me muito eu perder os juros por usar o dinheiro em algo... Se ainda fosse um deposito a prazo so de um mes ate nao seria assim tao mau...
tcs
Registado: 04 out 2022 16:52
Has thanked: 53 times
Been thanked: 51 times

Mensagem por tcs »

Mas porque não usam CA para fundo de emergência? Tudo bem que não rende como um fundo tesouraria ou bonds curto prazo mas só precisam esperar 3 meses e depois disso podem retirar o valor que realmente precisam (e só perdem os juros do valor retirado).

Podem fazer aquisições com mínimo de 100€, senão me engano. Se não precisarem do dinheiro, continua a ser remunerado, se precisarem podem retirar ao fim de 3 meses.
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 512 times
Been thanked: 931 times

Mensagem por JRJordao »

tcs Escreveu: 19 abr 2025 09:23 Mas porque não usam CA para fundo de emergência? Tudo bem que não rende como um fundo tesouraria ou bonds curto prazo mas só precisam esperar 3 meses e depois disso podem retirar o valor que realmente precisam (e só perdem os juros do valor retirado).
Porque há produtos com rentabilidade semelhante, capital garantido e possibilidade de resgate desde o primeiro dia sem perda de juros corridos.
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

JRJordao Escreveu: 19 abr 2025 09:40
tcs Escreveu: 19 abr 2025 09:23 Mas porque não usam CA para fundo de emergência? Tudo bem que não rende como um fundo tesouraria ou bonds curto prazo mas só precisam esperar 3 meses e depois disso podem retirar o valor que realmente precisam (e só perdem os juros do valor retirado).
Porque há produtos com rentabilidade semelhante, capital garantido e possibilidade de resgate desde o primeiro dia sem perda de juros corridos.
E mesmo sem capital garantido há os fundos de investimento monetários, sem comissão de subscrição ou resgate, e todos os dias aumenta um pouco. O único senão é que o resgate não é imediato.
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Lvsitano Escreveu: 19 abr 2025 09:44 E mesmo sem capital garantido há os fundos de investimento monetários, sem comissão de subscrição ou resgate, e todos os dias aumenta um pouco. O único senão é que o resgate não é imediato.
Nem nos CA é imediato. Por norma é no dia útil seguinte, mas a atual série F permite nas condições até 7 dias.

Para acesso imediato ao capital e utilização direta em todo o tipo de operações, as melhores soluções são
  • conta à ordem nacional remunerada com transferências imediatas e cartão de débito (ex: Bankinter)
  • cartão de crédito nacional MB-compatível (ex: Cetelem Black, Unibanco) + produto resgatável em duas semanas
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

JRJordao Escreveu: 19 abr 2025 09:55 Nem nos CA é imediato. Por norma é no dia útil seguinte, mas a atual série F permite nas condições até 7 dias.

Para acesso imediato ao capital e utilização direta em todo o tipo de operações, as melhores soluções são
  • conta à ordem nacional remunerada com transferências imediatas e cartão de débito (ex: Bankinter)
  • cartão de crédito nacional MB-compatível (ex: Cetelem Black, Unibanco) + produto resgatável em duas semanas
Só que nos FI pode levar uma semana, por isso é preciso estar preparado para a eventualidade
JATG
Registado: 10 mar 2025 18:11
Has thanked: 28 times
Been thanked: 1 time

Mensagem por JATG »

tcs Escreveu: 19 abr 2025 09:23 Tudo bem que não rende como um fundo tesouraria ou bonds curto prazo...
Que Bonds de curto prazo aconselhas?
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 201 times
Been thanked: 169 times

Mensagem por Louie »

A demora no resgate de certas aplicações pode ser contornada com a utilização de um ou mais cartões de crédito para fazer face à despesa imediata.

Queria só deixar aqui também a conta Klarna Flex com TANB de 2,4%. Os juros são calculados diariamente e pagos mensalmente.
Tem garantia de depósito da Suécia até 100k euros e pode ser mobilizada a qualquer momento. É semelhante à Trade Republic.

A Trade Republic já acompanhou a redução do BCE para os 2,25%. Na Suécia a taxa de juro também está nos 2,25%.
Não sei quando a Klarna irá fazer a revisão... mas tem depósitos a prazo até 2,74%.
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 132 times
Been thanked: 101 times

Mensagem por Alex »

No meu conceito de fundo de emergência não entra a necessidade dos €€€ no próprio dia ou no dia seguinte.
Tenho sempre disponível em DO no mínimo um montante equivalente a um ordenado mensal meu e da minha mulher para uma eventual necessidade do dia-a-dia que surja.
Um fundo de emergência para mim são para situações como ficar desempregado, uma reparação "dolorosa" de um carro ou uma situação de doença que possa surgir subitamente, por exemplo.
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Acho que aí é ver a melhor taxa de juro, pois na pior das hipóteses só perde os juros, o capital está sempre garantido.
paulsky
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 67 times
Been thanked: 37 times

Mensagem por paulsky »

JRJordao Escreveu: 19 abr 2025 09:40
Como por exemplo o Trading212 e o Trade Republic? Ou existem ainda melhores alternativas?
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

paulsky Escreveu: 20 abr 2025 02:33 Como por exemplo o Trading212 e o Trade Republic? Ou existem ainda melhores alternativas?
As que acompanho estão em "contas poupança".
Responder