Podes criar. A minha estratégia é tentar viver de forma frugal, até porque os rendimentos não permitem grandes aventuras

Vai depender muito da vida de cada um. Eu por exemplo gasto bastante em alimentação, mas conheço uma pessoa que trabalha na hotelaria e tem refeições oferecidas, praticamente só precisa de comprar comida para folgas e férias, poupa um dinheirão.D@emoon Escreveu: ↑18 abr 2025 16:53 Simulador de inflação pessoal: https://www.euro-area-statistics.org/in ... alculator/
Por exemplo, a minha inflação pessoal é de 4,5%, enquanto a inflação média em Portugal ronda os 2,6%, se eu me guiasse apenas pelos números que nos apresentam na televisão poderia pensar que ao investir em certificados de aforro ( por exemplo ) estaria quase a ganhar poder de compra, mas não, para conseguir apenas igualar o impacto real da minha inflação pessoal precisava de ter uma rentabilidade de 6,25% só para não perder dinheiro!!
Diria que o que mais pesa neste momento, além do arrendamento/CH, será mesmo a alimentação pelo facto de ter ocorrido um aumento muito acentuado em diversos bens alimentares. E não podemos ser como o burro do cigano que se ia habituando a não comer