Novo Estado da Nação aqui sobre o acordo sobre contas flex da Klarna que nos pagam 40 euros e com taxa de 2.0% TANB

EUA, Europa ou Ásia, Equilíbrio No Portfólio?!

Desporto? TV? Cinema? Aqui é o local ideal para falar disso!!
Responder
paulsky
Registado: 14 abr 2023 18:41
Has thanked: 67 times
Been thanked: 37 times

EUA, Europa ou Ásia, Equilíbrio No Portfólio?!

Mensagem por paulsky »

Qual a vossa opinião em termos de ter um portfólio mais equilibrado? E como têm o vosso portfólio?

Neste momento sinto que o meu portfólio está demasiado concentrado nos EUA (mais de 99% felizmente ou infelizmente)...

Estou a considerar comprar alguns ETFs da Europa e da Ásia, mas mesmo que consiga alocar 5% ou 10% (o que não será fácil), continuo a sentir que a exposição aos EUA vai ser excessiva na mesma...

Tambem pretendo meter pelo menos 1% ou 2% em Bitcoin... ainda so consegui meter 0,20%...
Louie
Registado: 18 out 2022 11:32
Has thanked: 201 times
Been thanked: 166 times

Re: EUA, Europa ou Ásia, Equilíbrio No Portfólio?!

Mensagem por Louie »

paulsky Escreveu: 18 jun 2025 17:45 Qual a vossa opinião em termos de ter um portfólio mais equilibrado?
Na minha opinião, o portfolio core deve estar alinhado com o mercado.
Estar a sobreponderar geografias, setores, etc, é estar a realizar uma aposta ativa. Significa que se sabe mais do que o mercado.

Nada contra realizar apostas, mas talvez o mais adequado seja fazê-lo numa carteira satélite ou numa % baixa sem comprometer o fundamental.
paulsky Escreveu: 18 jun 2025 17:45 Estou a considerar comprar alguns ETFs da Europa e da Ásia, mas mesmo que consiga alocar 5% ou 10% (o que não será fácil), continuo a sentir que a exposição aos EUA vai ser excessiva na mesma...
Não me parece que esses 5% ou 10% te vão trazer grande coisa ao portfolio.
Se fosse uma classe de ativos diferente, tipo Bonds, Ouro, BTC, era uma coisa.
Sendo Stocks, ainda por cima as que têm tido um desempenho inferior ultimamente, parece-me que servirão mais de lastro.

Mais vale se calhar "assumires" que as empresas americanas operam no mercado global e capturam uma parte dessa rentabilidade.
Por outro lado, se estiveres realmente interessado em virar a agulha, então começa a investir num ETF global (para manter as coisas simples).
Assumindo que ainda tens mais uns anos pela frente, com o tempo tornar-se-á a tua maior posição.
Responder