PPR sem capital garantido
Re: PPR sem capital garantido
Como "criador" do topico, entretanto transferi para o Tendencias Globais tambem do Banco Invest, baseado em ações. Neste momento esta em queda/estabilização, mas quem entrou nisto em 2021/2022 como eu sabe queha altos e baixos.
Tenho também um seguro PPR que rende uma miséria... estou em dúvida se reforço neste tendencias globais ou se subscrevo o save and grow, mas tambem nao quero ter "n" cogumelos fica dificil de gerir (tambem comecei a investir em etf entretanto)
Tenho também um seguro PPR que rende uma miséria... estou em dúvida se reforço neste tendencias globais ou se subscrevo o save and grow, mas tambem nao quero ter "n" cogumelos fica dificil de gerir (tambem comecei a investir em etf entretanto)
Eu tenho ambos (Tendências Globais e Save & Grow), apesar de parecerem ter a mesma estratégia (e até têm empresas em comum) ter os dois significa diversificar, quer a maior parte dos ativos quer as entidades. Isso para mim é importante.takito Escreveu: ↑05 mai 2025 22:43 Como "criador" do topico, entretanto transferi para o Tendencias Globais tambem do Banco Invest, baseado em ações. Neste momento esta em queda/estabilização, mas quem entrou nisto em 2021/2022 como eu sabe queha altos e baixos.
Lista das 10 maiores posições, sensivelmente 54% em ambos
Em comum:
Microsoft
Amazon
VISA
Alphabet C
Mas depois são diferentes:
Tendências Globais:
Berkshire
LVMH
Linde
Exor NV
Costco Wholesale
L'Oreal
Save&grow:
Nvidia
Tencente Holdings
Ryanair
Mastercard
Booking Holdings
Adobe
Geografiamente, o Save&Grow tem 70%(EUA), 20%(Europa) e 10% (China/Taiwan) e o Tendência tem 63% (EUA), 32% (Europa) e 5% (outros)
Dados a 31 de março.
O save também tem LVMH e L Oreal....neste momento tem 24 empresasAlex Escreveu: ↑05 mai 2025 23:51Eu tenho ambos (Tendências Globais e Save & Grow), apesar de parecerem ter a mesma estratégia (e até têm empresas em comum) ter os dois significa diversificar, quer a maior parte dos ativos quer as entidades. Isso para mim é importante.takito Escreveu: ↑05 mai 2025 22:43 Como "criador" do topico, entretanto transferi para o Tendencias Globais tambem do Banco Invest, baseado em ações. Neste momento esta em queda/estabilização, mas quem entrou nisto em 2021/2022 como eu sabe queha altos e baixos.
Em comum:
Microsoft
Amazon
VISA
Alphabet C
Tendências Globais:
Berkshire
LVMH
Linde
Exor NV
Costco Wholesale
L'Oreal
Save&grow:
Nvidia
Tencente Holdings
Ryanair
Mastercard
Booking Holdings
Adobe
Geografiamente, o Save&Grow tem 70%(EUA), 20%(Europa) e 10% (China/Taiwan) e o Tendência tem 63% (EUA), 32% (Europa) e 5% (outros)
Dados a 31 de março.
Acho caricato que a Emília Vieira seja uma fiel seguidora do WB e depois não tenha a Berkshire em carteiraAlex Escreveu: ↑05 mai 2025 23:51Eu tenho ambos (Tendências Globais e Save & Grow), apesar de parecerem ter a mesma estratégia (e até têm empresas em comum) ter os dois significa diversificar, quer a maior parte dos ativos quer as entidades. Isso para mim é importante.takito Escreveu: ↑05 mai 2025 22:43 Como "criador" do topico, entretanto transferi para o Tendencias Globais tambem do Banco Invest, baseado em ações. Neste momento esta em queda/estabilização, mas quem entrou nisto em 2021/2022 como eu sabe queha altos e baixos.
Em comum:
Microsoft
Amazon
VISA
Alphabet C
Tendências Globais:
Berkshire
LVMH
Linde
Exor NV
Costco Wholesale
L'Oreal
Save&grow:
Nvidia
Tencente Holdings
Ryanair
Mastercard
Booking Holdings
Adobe
Dados a 31 de março.

- Virtua
- Registado: 03 out 2022 16:36
- Has thanked: 1040 times
- Been thanked: 1337 times
Agora pelo menos já tem desculpa uma vez que o homem se vai reformar!!
"We are drowning in information, while starving for wisdom."
Olá a todos,
Pretendo investir num PPR (mais para efeitos de IRS e para investir e beneficiar de um % de imposto mais baixo no futuro).
Diria que o meu perfil de risco está entre o 4 e o 5.
Em função do histórico dos últimos anos (rentabilidade d e 7,88 %) estou inclinado para o PPR do BPI Destino PPR 2050. No entanto, gostava de saber se para este objetivo existem outras alternativas que me sugeriam para considerar.
Obrigado desde já
Pretendo investir num PPR (mais para efeitos de IRS e para investir e beneficiar de um % de imposto mais baixo no futuro).
Diria que o meu perfil de risco está entre o 4 e o 5.
Em função do histórico dos últimos anos (rentabilidade d e 7,88 %) estou inclinado para o PPR do BPI Destino PPR 2050. No entanto, gostava de saber se para este objetivo existem outras alternativas que me sugeriam para considerar.
Obrigado desde já

- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 544 times
- Been thanked: 978 times
Só para confirmar se estás a par dos requisitos para beneficiar da dedução no IRS e das condições para posterior resgate sem penalização.
(Deixo as sugestões para os colegas que acompanham estes produtos)
Antes de mais obrigado pela mensagem.
Como tenho 31 anos, num investimento de 2000 poderia no maximo abater 400 em IRS, caso tenha de pagar.
Para resgatar sem penalização teria que estar numa condição de desemprego de longa duraçao, ter uma doença incapacitante ou Utilização do PPR para amortizar ou liquidar o crédito à habitação. A minha duvida é só sobre este ultimo ponto, se posso levantar para amortizar o credito, com as ultimas alterações fiquei algo confuso se necessito de estar em divida para poder utilizar este mecanismo ou não.
Sei que se tiver deduzido em IRS e resgatar o PPR sem ser por estes motivos irei ser penalizado. No melhor dos cenarios não declaro em IRS a partir do 8º ano e tenho uma taxa de retenção de 8,6%, o que me parece ainda assim bastante melhor que os habituais 28%.
Por outro lado, o BPI Destino PPR 2050 cobra uma taxa anual de 1,5%...
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 544 times
- Been thanked: 978 times
Se tiveste reembolso, e retenções na fonte - reembolso > 400, podes conseguir beneficiar. O mesmo se tiveste de pagar mais de 400.Lusitano Escreveu: ↑09 ago 2025 12:10 Como tenho 31 anos, num investimento de 2000 poderia no maximo abater 400 em IRS, caso tenha de pagar.
Para resgatar sem penalização teria que estar numa condição de desemprego de longa duraçao, ter uma doença incapacitante ou Utilização do PPR para amortizar ou liquidar o crédito à habitação. A minha duvida é só sobre este ultimo ponto, se posso levantar para amortizar o credito, com as ultimas alterações fiquei algo confuso se necessito de estar em divida para poder utilizar este mecanismo ou não.
Sei que se tiver deduzido em IRS e resgatar o PPR sem ser por estes motivos irei ser penalizado. No melhor dos cenarios não declaro em IRS a partir do 8º ano e tenho uma taxa de retenção de 8,6%, o que me parece ainda assim bastante melhor que os habituais 28%.
Por outro lado, o BPI Destino PPR 2050 cobra uma taxa anual de 1,5%...
Há outra condição, que é não teres atingido já o limite global de deduções à coleta. Não é comum, mas pode acontecer a quem acumule elevadas despesas de renda e saúde, por exemplo.
Podes experimentar adicionar a aplicação em PPR na tua última declaração IRS e simular. No anexo H quadro 6B, adicionar linha com código 601, valor 2000 e o NIF de qualquer banco ou seguradora. Será mais complicado se tiveres rendimentos no anexo J.
Tendo beneficiado da dedução, poderás resgatar após 5 anos nas condições previstas na lei
- 60 anos ou reforma por velhice
- Desemprego de longa duração, incapacidade permanente para o trabalho ou doença grave
- Pagamento de prestações de CH para HPP (para amortizar já não dá)
[EBF art 21]
Resumo: Resgate de PPR: retenção e penalização4 - A fruição do benefício previsto no n.º 2 fica sem efeito, devendo as importâncias deduzidas, majoradas em 10 %, por cada ano ou fracção, decorrido desde aquele em que foi exercido o direito à dedução, ser acrescidas à colecta do IRS do ano da verificação dos factos, se aos participantes for atribuído qualquer rendimento ou for concedido o reembolso dos certificados, salvo em caso de morte do subscritor ou quando tenham decorrido, pelo menos, cinco anos a contar da respectiva entrega e ocorra qualquer uma das situações definidas na lei.
Estás a deparar com a habitual questão dos PPR vs ETF. Após 8 anos, um PPR não declarado no IRS é tributado em apenas 8,6%, enquanto um ETF será em 19,6% (já não é 28%). Por outro lado, o PPR "come-te" 1,50% anuais, enquanto num ETF frequentemente tens uma TER de 0,20% ou inferior.
A escolha mais rentável irá depender bastante do prazo. Aplicar a 5 anos para pagar prestações CH versus investimento a 20+ anos.