A ideia que tenho é que os CA só compensam se for para deixar lá o dinheiro e levantar só no final dos 15 anos.Louie Escreveu: ↑14 ago 2025 12:35Apesar de os CA estarem com taxas inferiores, não seria preferível deixares a parte fixa aí a capitalizar aproveitando os prémios de permanência?Lusitano Escreveu: ↑09 ago 2025 21:17 Faço um up a este tópico porque tinha algum dinheiro parado e vou tambem alocar por forma a manter o fundo de emergencia mas ir gerindo alguma coisa.
Neste caso e depois de ler as opções aqui no forum e alguma pesquisa também, decidi optar por dividir o fundo em 2: 62% no BAI Europa a 12 meses, com taxa de 2,3% e 38% do Fundo de Emergência na Trade Republic com taxa de 2% (mas que pode ser alterada a qualquer momento).
A lógica que usei foi:
Parte fixa (BAI Europa): concentra a maior fatia para garantir o juro superior, mesmo que imobilizado por 12 mes (ou com perda de 50% dos juros).
Parte líquida (Trade Republic): permite manter liquidez imediata para emergências ou oportunidades sem sacrificar totalmente a remuneração (2%).
Resultado: rendimento global próximo do máximo possível, mas com 38 % do capital disponível a qualquer momento. Simultaneamente como são duas entidades onde nunca tive conta dá-me mais segurança distribuir o possível risco.
Como pretendo a curto prazo investir também algum dinheiro em fundos e ETFS vai servir para testar a Trade Republic e perceber se atende ao que pretendo e me dá segurança.
Aproveito para agradecer também todos os inputs que fui lendo aqui e que me ajudaram a elaborar o raciocínio e ir filtrando as várias opções no mercado. Como sou algo novo nesta parte dos investimentos, estão à vontade opinar, o vosso feedback é bem-vindo
O prémio de permanência é somado à taxa-base a partir do 2.º ano.
Do início do 2.º ano ao fim do 5.º ano, soma-se 0,25 % à taxa-base.
Do início do 6.º ano ao fim do 9.º ano, soma-se 0,50 % à taxa-base.
Nos 10.º e 11.º anos, soma-se 1 % à taxa-base.
Nos 12.º e 13.º anos, soma-se 1,50 % à taxa-base.
Nos 14.º e 15.º anos, soma-se 1,75 % à taxa-base.
https://www.ctt.pt/particulares/dinheir ... Ikh8kKQYkP
Na necessidade de os levantar antecipadamente (relembrando que é um fundo de emergencia), iria perder os juros o que não me deixa tão confortável com um depósito a longo prazo vs um de 12 meses (onde posso ter que perder juros sim, mas com um risco menor quando comparado com um deposito a 180 meses)