Onde colocar fundo de emergência?

Fórum de discussão sobre produtos de capital garantido sejam CA, seguros ou depósitos
Lusitano
Registado: 13 abr 2024 14:10
Has thanked: 7 times
Been thanked: 3 times

Re: Onde colocar fundo de emergência?

Mensagem por Lusitano »

Louie Escreveu: 14 ago 2025 12:35
Lusitano Escreveu: 09 ago 2025 21:17 Faço um up a este tópico porque tinha algum dinheiro parado e vou tambem alocar por forma a manter o fundo de emergencia mas ir gerindo alguma coisa.

Neste caso e depois de ler as opções aqui no forum e alguma pesquisa também, decidi optar por dividir o fundo em 2: 62% no BAI Europa a 12 meses, com taxa de 2,3% e 38% do Fundo de Emergência na Trade Republic com taxa de 2% (mas que pode ser alterada a qualquer momento).

A lógica que usei foi:

Parte fixa (BAI Europa): concentra a maior fatia para garantir o juro superior, mesmo que imobilizado por 12 mes (ou com perda de 50% dos juros).
Parte líquida (Trade Republic): permite manter liquidez imediata para emergências ou oportunidades sem sacrificar totalmente a remuneração (2%).
Resultado: rendimento global próximo do máximo possível, mas com 38 % do capital disponível a qualquer momento. Simultaneamente como são duas entidades onde nunca tive conta dá-me mais segurança distribuir o possível risco.

Como pretendo a curto prazo investir também algum dinheiro em fundos e ETFS vai servir para testar a Trade Republic e perceber se atende ao que pretendo e me dá segurança.

Aproveito para agradecer também todos os inputs que fui lendo aqui e que me ajudaram a elaborar o raciocínio e ir filtrando as várias opções no mercado. Como sou algo novo nesta parte dos investimentos, estão à vontade opinar, o vosso feedback é bem-vindo
Apesar de os CA estarem com taxas inferiores, não seria preferível deixares a parte fixa aí a capitalizar aproveitando os prémios de permanência?

O prémio de permanência é somado à taxa-base a partir do 2.º ano.

Do início do 2.º ano ao fim do 5.º ano, soma-se 0,25 % à taxa-base.
Do início do 6.º ano ao fim do 9.º ano, soma-se 0,50 % à taxa-base.
Nos 10.º e 11.º anos, soma-se 1 % à taxa-base.
Nos 12.º e 13.º anos, soma-se 1,50 % à taxa-base.
Nos 14.º e 15.º anos, soma-se 1,75 % à taxa-base.
https://www.ctt.pt/particulares/dinheir ... Ikh8kKQYkP
A ideia que tenho é que os CA só compensam se for para deixar lá o dinheiro e levantar só no final dos 15 anos.
Na necessidade de os levantar antecipadamente (relembrando que é um fundo de emergencia), iria perder os juros o que não me deixa tão confortável com um depósito a longo prazo vs um de 12 meses (onde posso ter que perder juros sim, mas com um risco menor quando comparado com um deposito a 180 meses)
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 544 times
Been thanked: 978 times

Re: Onde colocar fundo de emergência?

Mensagem por JRJordao »

Lusitano Escreveu: 17 ago 2025 17:26 A ideia que tenho é que os CA só compensam se for para deixar lá o dinheiro e levantar só no final dos 15 anos.
Na necessidade de os levantar antecipadamente (relembrando que é um fundo de emergencia), iria perder os juros o que não me deixa tão confortável com um depósito a longo prazo vs um de 12 meses (onde posso ter que perder juros sim, mas com um risco menor quando comparado com um deposito a 180 meses)
Nos CA, ao resgatar perdes os juros do trimestre em curso apenas. Os dos trimestres anteriores já foram capitalizados (líquidos).

Os DPs do BAI Europa com penalização de 50% também são uma escolha válida. Se o capital não for necessário nos 12 meses, ganhas 2,30%, mais que nos CA. Se for, ganhas 1,65% TANB, não pior que CA com 2% TANB e 2 meses perdidos no resgate por exemplo.

É uma solução a curto prazo. Daqui a um ano, tens de procurar outra.
Responder