Ativos.pt - Uma plataforma financeira feita em Portugal, para Portugal

Viram, ouviram ou leram ao interessante? Partilhem!!
Responder
Nads Monster
Registado: 15 ago 2025 12:29
Has thanked: 3 times
Been thanked: 7 times

Ativos.pt - Uma plataforma financeira feita em Portugal, para Portugal

Mensagem por Nads Monster »

Olá,

Tal como tu, sou investidor e apaixonado por mercados, economia e finanças pessoais. Profissionalmente, sou engenheiro com experiência em machine learning, automação e desenvolvimento web. Dessa combinação nasceu o Ativos.pt — um projeto criado para disponibilizar informação financeira de qualidade, adaptada à realidade portuguesa.

Imagem

Sei que existem muitas alternativas internacionais (algumas até traduzidas), mas acredito que uma plataforma feita por portugueses e para portugueses consegue oferecer algo mais útil e próximo.

No Ativos.pt já encontras:
  • Dashboards financeiros com dados oficiais do Banco de Portugal e de APIs de mercados internacionais.
  • Simuladores e ferramentas fiscais, como o de salário líquido e o de englobamento de mais-valias, ambos já atualizados com as novas tabelas de IRS que entram em vigor em outubro.
  • Guias fiscais claros e objetivos, disponíveis em Guias Fiscais, para compreender melhor o impacto dos impostos nos investimentos e na poupança.
  • Observatórios especializados:
    - Habitação: preços médios, variações e tendências.
    - Euribor: taxas a diferentes prazos e evolução histórica.
    - Inflação: evolução mensal, impacto no poder de compra e índices oficiais.
  • Certificados de Aforro: simulador da Série F, atualizado com as taxas em vigor.
  • Depósitos a Prazo: rankings comparativos por prazos (3m, 6m, 12m).
  • Planos Poupança Reforma (PPR): ranking interativo com filtros por tipo e risco, além de simulador para estimar ganhos futuros com base em valorizações históricas.
E isto é só o começo. O objetivo é tornar o Ativos.pt na plataforma de referência em Portugal para decisões financeiras mais informadas.

Visita o site e descobre como dados dispersos podem ser apresentados de forma clara e útil.
Última edição por Nads Monster em 24 ago 2025 12:45, editado 1 vez no total.
Lusitano
Registado: 13 abr 2024 14:10
Has thanked: 19 times
Been thanked: 9 times

Re: Ativos.pt - Uma plataforma financeira feita em Portugal, para Portugal

Mensagem por Lusitano »

Muitos parabens pela iniciativa!
Visualmente parece-me simples e intuitivo.

Tem mecanismos de atualização automatica? Estava a ver por exemplos os depositos a prazo e na diagonal fiquei com a ideia que não está 100% certo/atualizado.

Os simuladores parecem-me muito interessantes, olhei com particular atenção o Comparador de Corretoras pois é algo que estou a olhar com mais atençao de momento. Pareceu-me no entanto algo redutor e nao senti que me ajudasse a tomar uma decisão por um corretora em particular, no entanto, para começo acho que está uma base sólida.

A parte da inflação está bastante bem conseguida, com diferenciação ate por setores. Como sugestão: acho que seria interessante ter aquele indicador da DECO do custo de um cabaz alimentar.

Os Guias Fiscais Essenciais serão uma mais-valia sem duvida!
Os simuladores também podem ajudar algumas pessoas (não os testei).

A parte das acções como ainda não tenho, não dediquei muito tempo a avaliar, apenas posso dizer que visualmente é intuitivo de ver.

No Global: Muitos Parabens! Parece um site robusto e com uma margem de crescimento interessante. Irei acompanhar com atenção.

Uma questão: Usas Machine Learning no teu dia-a-dia para investir e/ou suportar algumas decisões?
Nads Monster

Obrigado pelo teu comentário.

Sim, o site foi desenvolvido para ter um cron diário que atualiza os dados. O que pode falhar é a fonte de informação, que nem sempre está 100% atualizada. No caso concreto dos depósitos a prazo, é um tema em que ainda vou aprofundar para alargar o meu leque de dados.

Tens razão quando referes que o Comparador de Corretoras é algo vago. De facto, obter dados parametrizáveis e uniformes sobre as corretoras não é simples. Cada uma divulga a informação de forma diferente e com condições próprias. É, no entanto, uma das áreas que vou melhorar assim que concluir a fase alpha do site.

O objetivo é criar uma plataforma onde a informação seja factual - sem opiniões ou subjetividades e apresentada de forma clara, objetiva e visualmente apelativa. Sinto que muitos sites ainda falham nesse ponto.

Quanto ao investimento com recurso a IA, não é algo que faça neste momento. Baseio-me sobretudo em análise fundamental, em diferentes fontes e opiniões de outros investidores, e nas minhas próprias convicções pessoais.

Mais uma vez, obrigado pelo comentário. Fica atento ao site, porque vou continuar a trabalhar e a lançar novidades. Abraço!
Nads Monster

Olá novamente,

Entretanto o projeto foi evoluindo e mais informação foi adicionada. Gostava que dessem uma vista de olhos e opinassem — se acham que é útil, se não, o que falta, ou outras coisas que seriam interessantes de ver por lá. No fundo, qualquer sugestão é bem-vinda.

No Ativos já podem encontrar comparadores de cartões de crédito, com paginas dedicadas e uma interface que facilita a tomada de decisão.

Foram também integrados os depósitos a prazo. Aqui, os diferentes depósitos das principais entidades bancárias estão centralizados num único dashboard, o que facilita muito a comparação e a descoberta da oferta existente no mercado.

Outra grande novidade foi a melhoria da página dos Planos Poupança Reforma. Além dos tradicionais seguros PPR, foram adicionados também os fundos PPR — e, até onde sei, não existe mais nenhum outro sítio em Portugal que disponibilize um dashboard de comparação que reúna ambos os tipos de PPR.

E para quem acompanha os mercados, foram lançados os dashboards ao estilo do que o yahoo finance tem, com a adição de insider trading, que não está disponivel para todas as ações, mas isso é algo que me ultrapassa :)
- Ações
- ETFs
- Índices

A ideia mantém-se: concentrar num só lugar ferramentas úteis, fiáveis e feitas para facilitar a vida de quem quer investir o seu dinheiro.

Imagem
Lusitano
Registado: 13 abr 2024 14:10
Has thanked: 19 times
Been thanked: 9 times

Mensagem por Lusitano »

Parabens pelo update. Como já tinha dito, visualmente é bastante e clean.
Vou dar o meu feedback construtivo por secção:

Depositos a prazo:
No geral muito bom, acrescentava a funcionalidade de ter outros prazos: Exemplo se selecionar "todos os prazos" como sei a duração de cada um?
Se quiser um deposito a 24 meses como escolheria?
Outra função que senti falta é a opção de filtrar por depositos mobilizaveis. É uma função importante para quem quer investir um fundo de emergencia por exemplo.

Parabens pelo glossario e o comparativo. Quando comecei a investir foi um caminho das pedras perceber todos os termos que os bancos se referiam.

ETF:
Mais uma vez parabens pelo explicativo sobre os ETFs e a componente para IRS!
Não testei o simulador de mais valias mas parece-me uma ferramenta interessante e util. Irei usar no futuro.
Gostei da opção de poder pesquisar um ETF e ver que acções e como cada uma está a impactar a variação do ETF
Relativamente à janela de visualização do ETF num periodo de tempo, sugeria ajustar o valor minimo por forma a se perceber melhor a evolução ao longo do tempo, senao por vezes parece que é quase linear, o que está longe de o ser. Exemplo: No grafico uma descida de 620 para 400 parece uma queda muito pequena.
Seria interessante por exemplo conseguir filtrar quais os ETFs que mais investem no setor X e depois poder ajudar a perceber o que mais se adequa para o meu perfil. Exemplo que quero investir em tecnologia, poder filtrar pelos ETFs com maior composição em tecnologia, menor TER, se pagam divididendos ou nao, etc....
Seria interessante poder criar o nosso proprio portfolio e talvez ate seja uma forma do site poder cresc€r no futuro

Simuladores:
No geral muito bons!
Fiquei com duvidas só no do salario liquido em que me pareceu que ser casado ou solteiro era indiferente ;)

Amanhã dou uma vista de olhos no resto, mas no geral muitos parabens!
Nads Monster

Muito obrigado pelo feedback.

De facto, o simulador de Salário Líquido apresenta uma falha na distinção entre solteiro e casado, irei corrigir ASAP.
Relativamente às sugestões sobre os depósitos e os ETFs, concordo que representam um complemento de informação muito válido. A questão é perceber se, com a forma atual de extração e tratamento dos dados, conseguirei implementá-las: em alguns casos sei que sim, noutros terei de avaliar melhor. Os dados disponíveis são limitados e, nesta fase inicial do projeto, tenho de me concentrar nas soluções de baixo custo. Com o crescimento do projeto e a escalabilidade que já começo a verificar, espero vir a investir em soluções mais completas, que permitam também disponibilizar outros tipos de ferramentas e insights aos utilizadores.

No futuro, está previsto permitir que os utilizadores se registem e introduzam o seu portfólio, é uma excelente sugestão, totalmente alinhada com o que está planeado.

Mais uma vez, agradeço a atenção e o valioso feedback.
Gumble
Registado: 20 set 2025 10:22
Been thanked: 2 times

Mensagem por Gumble »

Confesso que por muitas razões só há pouco tempo comecei a prestar atenção a estes temas, mas gostei do site e do trabalho efetuado.

Espero que continue, veem-se tantos projetos por aí que desaparecem...
Responder