Fundos de Investimento
Re: Fundos de Investimento
Vou pedir uma sugestão porque não estou a ver como fazer isto.
Vamos dizer que tenho 4 compras, todas elas do mesmo valor (vamos dizer 100 euros), por ordem cronológica da mais antiga para a mais nova
(Mais antiga): Preço 4
Preço 6
Preço 8
(Mais recente) Preço 14
Ao dia de hoje a UP está a 7. Há algum modo de comprar hoje a 7 para "substituir" a de 14? A minha ideia seria pegar em 100 euros, comprar hoje a 7, e meter uma ordem de venda a 14 (para me livrar da compra mais recente), mas em termos de IRS como a regra é FIFO o que vai sair é a comprada ao preço mais baixo.....
Alguma dica?
Tudo na mesma corretora e tudo o mesmo activo...
Vamos dizer que tenho 4 compras, todas elas do mesmo valor (vamos dizer 100 euros), por ordem cronológica da mais antiga para a mais nova
Preço 6
Preço 8
(Mais recente) Preço 14
Ao dia de hoje a UP está a 7. Há algum modo de comprar hoje a 7 para "substituir" a de 14? A minha ideia seria pegar em 100 euros, comprar hoje a 7, e meter uma ordem de venda a 14 (para me livrar da compra mais recente), mas em termos de IRS como a regra é FIFO o que vai sair é a comprada ao preço mais baixo.....
Alguma dica?
- D@emoon
- Registado: 03 out 2022 16:41
- Has thanked: 887 times
- Been thanked: 1177 times
O que vai sair é um determinado número de unidades de participação, dependendo do valor ele vai buscar, como disseste pelo método FIFO, da mais antiga comprada para a mais recente, pode apanhar compras ao preço de 4 como de 6 como de 8.Joseba Escreveu: ↑09 out 2025 09:04 Vou pedir uma sugestão porque não estou a ver como fazer isto.
Preço 6
Preço 8
(Mais recente) Preço 14
Alguma dica?
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
- JRJordao
- Registado: 04 out 2022 12:11
- Has thanked: 575 times
- Been thanked: 1050 times
Penso que dossiers/subcontas são desconsiderados do ponto de vista fiscal. Mesmo que operacionalmente se consiga vender outras unidades, o CIRS indica que fiscalmente as unidades alienadas são as mais antigas.
[CIRS 43]
d) Tratando-se de valores mobiliários da mesma natureza e que confiram idênticos direitos, os alienados são os adquiridos há mais tempo
Como no CIRS não vejo suporte para essas subdivisões, em caso de auditoria pode-se tornar uma questão de interpretação.9 - Para efeitos do disposto nas alíneas d) e g) do número anterior, quando os valores mobiliários ou criptoativos estejam depositados em mais do que uma instituição de crédito, sociedade financeira ou prestador de serviço de criptoativos, as regras aí previstas são aplicáveis por referência a cada uma dessas entidades.
- D@emoon
Tenho ideia que se tivermos o mesmo fundo em vários dossiers, quando se dá ordem de venda podemos escolher qual o dossier de venda, mas como nunca o fiz não sei, recordo que isto já foi discutido noutras paragens há muito tempo até em relação ao Best, onde dá para abrir vários dossiers.
Links: Site do Investidor // App Backtester "O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett
Não desanimes, pensa assim, o imposto de mais-valias que pagares hoje já não o vais pagar amanhã 
Dá aquele confortozito no peito, melhor que nada.
Eu também estou na dúvida se me mantenho um fundo que se tem portado muito mal (JPM America Equity D (acc) EUR) no último ano e o troco pelo Fidelity S&P 500 Index EUR P Acc e com isso realizo uns bons milhares de mais-valias, que vão levar 28% de IRS...

Estou seriamente a pensar vender o JPM America todo e trocar tudo pelo Fidelity. Mesmo pagando os 2% de comissão de subscrição, isto é para muito longo prazo...
E também quero vender o JPM Global e rodar para o JPM Europe.

Dá aquele confortozito no peito, melhor que nada.

Eu também estou na dúvida se me mantenho um fundo que se tem portado muito mal (JPM America Equity D (acc) EUR) no último ano e o troco pelo Fidelity S&P 500 Index EUR P Acc e com isso realizo uns bons milhares de mais-valias, que vão levar 28% de IRS...

Estou seriamente a pensar vender o JPM America todo e trocar tudo pelo Fidelity. Mesmo pagando os 2% de comissão de subscrição, isto é para muito longo prazo...
E também quero vender o JPM Global e rodar para o JPM Europe.
- D@emoon
Sabiam? 

- Anexos
-
- square.png (617.02 KiB) Visto 265 vezes
- JRJordao
Ganhou o prémio por ter rendido 5.50% em 2024, em vez dos 6.94% do CA Património Crescente?
Se calhar o CA não concorreu
Se calhar o CA não concorreu

- D@emoon
O Prémio pelo que entendo, até pelo que diz as letras pequeninas na imagem que partilhei do site, engloba os últimos três anos, aliás podem ver nesta notícia do ano passado quando o CA Património ganhou pela 14.a vez:
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... hatgpt.com
Se forem a fazer contas o Property obteve melhor rentabilidade que o CA Património acumulado nos 2022, 2023 e 2024, por uma unha negra.
https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... hatgpt.com
Se forem a fazer contas o Property obteve melhor rentabilidade que o CA Património acumulado nos 2022, 2023 e 2024, por uma unha negra.
- JRJordao
O texto nessa imagem indica "A rendibilidade associada a este prémio reporta a 2024", foi o que me induziu em erro. Afinal, foi ao período de 2022 a 2024, sendo 2024 o ano em que (no final) determinaram o valor. O que faz mais sentido, premiar a rendibilidade num período mais extenso, e não apenas num ano isolado em que podem ter tido "sorte".
Nesse caso, parabéns Property. Disfruta, porque para o ano se calhar não repetes
Nesse caso, parabéns Property. Disfruta, porque para o ano se calhar não repetes

- D@emoon
Até agora:
CA 16,65%
Property 14,63%
Impossível conseguir