Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
Joseba
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 88 times
Been thanked: 193 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por Joseba »

D@emoon Escreveu: 18 dez 2025 10:44 Basicamente mais do mesmo, Best com o Property e os Index no top 3, e no Carregosa fundos conservadores no seu top 3:
Curioso que são os 20 exclusivos... não se repetem entre si....
Porquê alguns estão a azul e outros a rosa?
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 943 times
Been thanked: 1252 times

Mensagem por D@emoon »

Joseba Escreveu: 18 dez 2025 11:44
D@emoon Escreveu: 18 dez 2025 10:44 Basicamente mais do mesmo, Best com o Property e os Index no top 3, e no Carregosa fundos conservadores no seu top 3:
Curioso que são os 20 exclusivos... não se repetem entre si....
Porquê alguns estão a azul e outros a rosa?
É verdade, a rosa são fundos que a Funds People atribuiu ratings, e dá para clicar e entrar e ver as rentabilidades etc.
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Grandes resultados na inflação Americana em Novembro, caindo muito mais que o esperado, um resultado que pode minimizar uma possivel volatilidade e quedas amanhã com a subida da taxa de juro por parte do Banco Central do Japão, venha um possivel rallyzito de Natal para alegrar o pessoal se faz favor.

Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 151 times
Been thanked: 125 times

Mensagem por Alex »

D@emoon Escreveu: 12 dez 2025 08:27 Chat:

O método que estás a usar é uma **aproximação do “Money-Weighted Return” (MWR ou TWR simplificado)**: partes do valor inicial, adicionas/subtrais o saldo dos movimentos e comparas com o valor atual. Para obteres algo rápido funciona bem, mas tem limitações — especialmente quando há muitos movimentos ao longo do ano em datas diferentes.

### ✔️ O que o teu método está realmente a fazer

A tua fórmula:

Retorno= Valor atual​ / Valor inicial+Compras−VendasValor atual​

é uma aproximação de:

* **MWR (Money-Weighted Return)** → mede o retorno considerando o impacto dos fluxos aplicados nas alturas em que entraste/saiste.
* Mas calcula-o de forma **simplificada**, assumindo que todos os fluxos ocorreram no início do período.

Isto dá uma ideia geral, mas pode divergir bastante do real se as compras/vendas forem grandes e distribuídas no tempo.

---

## ✔️ Qual seria o método “correto”

Para medir corretamente a rentabilidade YTD de uma carteira com movimentos ao longo do ano, há **dois métodos aceites internacionalmente**:

### **1) Time-Weighted Return (TWR) — o mais usado em carteiras**

Elimina o impacto das entradas e saídas. Mede apenas **a performance dos ativos**.

Fórmula envolve dividir o ano em subperiodos entre movimentos de caixa, e compor:

[
TWR = \prod (1+r_i) - 1
]

É o método usado por bancos, fundos e gestores profissionais.

### **2) Money-Weighted Return (MWR/IRR) — mede o retorno do investidor**

Considera timing e montante dos fluxos.

É o IRR/XIRR do Excel:

* `=XIRR(flows; dates)`

Este é o que realmente mede **quanto ganhaste enquanto investidor**, tendo em conta quando investiste.

Excel ajuda bastante aqui.

---

## ✔️ Sobre o investing.com

Confirmo:
O investing.com **não calcula TWR/MWR** da carteira. Apenas:

* Rentabilidades mensais isoladas
* Valores acumulados gerais
* Estatísticas básicas

Isto torna a análise de performance da carteira limitada.

## 📌 Recomendações práticas para ti

### **Se queres precisão → usa XIRR**

Controla as entradas (valor negativo), saídas (valor positivo) e o valor atual da carteira na data de hoje.

Exemplo:

| Data | Fluxo |
| ---------- | --------------------------------- |
| 01-01-2025 | -10.000 |
| 10-05-2025 | -7.000 |
| 10-09-2025 | +2.000 |
| 12-12-2025 | +11.000 (valor atual da carteira) |

Depois:

```
=XIRR(fluxos; datas)
```

E tens a rentabilidade exata **YTD**.

Fui ao Gemini era basicamente o mesmo mas depois sugeriu: Para começar a usar o método TWRR, sugiro que experimente o Portfolio Performance, pois é robusto, gratuito e desenhado especificamente para este tipo de análise.

É este: https://www.portfolio-performance.info/en/

Já usei em tempos, achei de alguma forma complexo acho, mas recordo de pelo menos um user aqui que usava.
Fazendo uma simulação simples tenho muitas reservas sobre se a XIRR ser o melhor método para avaliar os reais ganhos, exemplo:

Compro um ativo em 01/01/2025 por 10000€ e a 31/12/2025 este vale 15000€, dá uma taxa de 50% de ganho mas se comprar a 01/07/2025 pelo mesmo valor de 10000€ e este valer os mesmos 15000€ a 31/12/2025, já tenho um ganho de 124,50%, isto usando a XIRR (ou no excel em português XTIR).
No caso da TWR em ambos os casos é 50%, assim parece-me mais adequado usar a TWR do que a XIRR, porque na realidade eu aumentei o meu património em 50%.
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 151 times
Been thanked: 125 times

Mensagem por Alex »

Fiz uma simulação com movimentos de dois ativos usando o Grok, copilot e chatgpt (versão paga), pedi para calcular o ROI, o XIRR e o TWR, para cada ativo e para os dois em conjunto.
No caso do ativo A, os resultados foram semelhantes nos 3 IA e comparando com o MS Money (o software que utilizo), o ROI e o XIRR também é semelhante, no TWR o Money não apresenta o calculo por isso não pude verificar.

No caso do ativo B, os resultados do ROI e TWR foram semelhantes nos 3 IA, mas no caso do XIRR não, o chatgpt não conseguiu calcular e os outros 2 deram resultados distintos.

Em conjunto (simulando um portfolio) o ROI foi semelhante (assim como o MS Money), o XIRR foi diferente nos 3 sendo que o grok foi semelhante ao MS Money, no caso da TWR, o grok não calculou considerando impossível tendo em conta os dados fornecidos e os outros 2 IA apresentaram resultados distintos.

Pedi aos 3 IA para criarem folhas de excel para acompanhar um portfolio e foi uma desgraça. :D

Não me surpreende estes resultados, a IA tem muitas falhas em situações mais complexas, há que ter muito cuidado com a sua utilização (está nas letras miudinhas, a malta é que não "vê"). 8-)

Com estes testes descobri que na minha carteira tenho apresentado o ROI, algo que vou alterar, com o fecho do ano vou apresentar os 3, ROI, XIRR e TWR.

Resposta do chatgpt sobre estes 3 indicadores quando pedi a analise dos 2 ativos como se fosse um portfolio:

📌 Interpretação profissional (para relatório ou decisão)
ROI → útil, mas ingénuo
TWR → diz se escolheste bons ativos
XIRR → diz se geriste bem o capital no tempo
👉 Num portefólio com reforços, XIRR é a métrica-rei.
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 85 times
Been thanked: 106 times

Mensagem por Patanisca »

Tenho uma questão sobre tributação e aqueles descontos de 10% para mais-valias >2 anos e <5 anos que foi introduzida em 2023 ou 2024.
Tenho aqui umas rotações de Fundos que quero fazer, mas queria aproveitar para deixar as UP maturarem aos 2 anos.
10% do rendimento quando resultem de ativos detidos por um período superior a 2 anos e inferior a 5 anos;

20% do rendimento quando resultem de ativos detidos por um período igual ou superior a 5 anos e inferior a 8 anos;

30% do rendimento quando resultem de ativos detidos por um período igual ou superior a 8 anos.
Aqui temos um guia prático da Ordem dos Contabilistas:
https://www.occ.pt/sites/default/files/ ... IASMd2.pdf

Na págia 22 têm que para mais-valias de fundos nacionais, basta colocar o Cógido G33 e o sistema coloca o abatimento de 10% nas mais-valias automaticamente.
Exemplo 1 – resgate de UPs em OIC nacionais
Tipo de título: Resgate de UPs em FIM
Data de aquisição: 02-01-2020
Residência da entidade emitente: Portugal
Mais-valia: 20.000 Eur
Rendimento gerado a 31 de dezembro de 2024
UPs detidas há 4 anos: tem direito à exclusão de IRS em 10% - código G33
Mas no caso das mais-valias estrangeiras (página 23), diz que o sistema basicamente caga de alto e temos que reclamar da declaração. Alguém me sabe dizer se isto ainda é válido para o IRS que iremos entregar no próximo ano?
Exemplo 2 - resgate de UPs em OIC estrangeiros
Tipo de título: Resgate de UPs em OIC estrangeiro
Data de aquisição: 02-01-2020
Residência da entidade emitente: Reino Unido
Mais-valia: 20.000 Eur
Rendimento gerado a 31 de dezembro de 2024
UPs detidas há 4 anos: código G20
[Tem direito à exclusão de IRS em 10%, mas não há códigos ajustados como no anexo G. para fazer valer esse direito, terá de reclamar da liquidação]
Sujeito passivo tem de efetuar preenchimento do Q9.2A do anexo J

@JRJordao :D :D
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 624 times
Been thanked: 1121 times

Mensagem por JRJordao »

Patanisca Escreveu: 20 dez 2025 10:22 @JRJordao :D :D
;)

Parece ter havido casos em que aplicaram o desconto, outros em que não.
Joseba
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 88 times
Been thanked: 193 times

Mensagem por Joseba »

Uma dúvida.
As menoa valias seja em EFTs, Fundos ou Crypto só servem para abater nas mais valias dos mesmos activos certo?

Eu não posso usar uma menos valia para pagar menos imposto do salário anual certo?

Exemplo: Rendimento 50k anuais. IRS a receber 2k.
Vender um fundo com menos valia de 500 euros. IRS agora a receber 2.5k
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Vejam se este guia fiscal do BB ajuda, eu não estive a ver com olhos de ver...têm de carregar em guia fiscal, depois em fundos/ETFs

https://www.bancobest.pt/ptg/best_docum ... binfolegal

EDIT: vi isto entretanto "À data não é possível antecipar se o regime especial de exclusão parcial de tributação aplicável a mais e menos-valias decorrentes de valores mobiliários admitidos à negociação ou partes de organismos de investimento coletivo abertos terá impacto no formulário".

JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 624 times
Been thanked: 1121 times

Mensagem por JRJordao »

Joseba Escreveu: 20 dez 2025 15:02 As menoa valias seja em EFTs, Fundos ou Crypto só servem para abater nas mais valias dos mesmos activos certo?

Eu não posso usar uma menos valia para pagar menos imposto do salário anual certo?
Tive menos-valia de produto financeiro a abater a mais-valia de imóvel. Vários contabilistas já me disseram que "não podia ser" ... mas foi.
Mas tudo dentro da categoria G,venda de ativos. Não abates menos-valias a salários, rendas, juros/dividendos.
E em declarações conjuntas, as menos-valias de um titular não abatem às mais-valias do outro.
Joseba Escreveu: 20 dez 2025 15:02 Exemplo: Rendimento 50k anuais. IRS a receber 2k.
Vender um fundo com menos valia de 500 euros. IRS agora a receber 2.5k
Caso abatesse aos salários, a conta nunca seria assim. Não recebes em reembolso o valor integral da menos-valia.
Se pagas X% de IRS, passas a pagar menos X% do valor da menos-valia.
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 85 times
Been thanked: 106 times

Mensagem por Patanisca »

Eu também consegui abater mais valias mobiliárias com menos valias imobiliárias. Também me disseram que não era possível. Teve é de ser tudo englobado, no ano das menos valias e depois nos anos das mais valias. Só com englobamento se consegue descontar das perdas a reportar para anos seguintes ( 5 anos).
Mas esse URL que deixei com esse guia, fala lá nessa possibilidade.
Responder