Investimentos do Alex

Fórum onde membros da comunidade podem partilhar as suas carteiras e portfolios.
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 162 times
Been thanked: 135 times

Re: Investimentos do Alex

Mensagem por Alex »

Distribuição dos recursos por ativo:
Imagem

Imagem

Imagem
Alex

Mensagem por Alex »

Desejo boas festas e um prospero ano novo com muitos ganhos nos investimentos a todos o participantes do fórum.. :D :D
Alex

Mensagem por Alex »

E está na altura de fazer o balanço de 2025:
Imagem

Ações, inclui ações, fundos de investimento, PPR e ETF de ações.
Obrigações, incluiu obrigações, ETF de obrigações e carteira de obrigações gerida pelo BC.
Imobiliário, é o CA Patrimônio crescente.
Divida publica, são os certificados de aforro (para já).
A ultima coluna considera todos os ativos.

O ROI é respectivamente: 17,58% , 2,08%, 4,45%, 2,79% e 8,07%

Tendo o JustETF como fonte, melhor desempenho de um ETF do S&P 500 foi o Vanguard S&P 500 UCITS ETF (USD) Acc, com 3,96% (em euros).
Assim estou bastante satisfeito com o desempenho da componente em ações, já a as obrigações ficaram um pouco abaixo do que pretendia, devido essencialmente ao desempenho da carteira gerida pelo BC e porque a aquisição do ETF de obrigações foi posterior ao pagamento de juros.

Tendo optado por um peso menor nos investimentos em ativos dos EUA e ter aproveitado alguns "saldos" de abril foi determinante para os bons resultados da componente de ações.
Alex

Mensagem por Alex »

Imagem

Em 2026 devo aumentar o peso do FII, obrigações e ações, por via de reforços de capital.
Em termos de valor, de 2024 para 2025, o meu portfolio aumentou 33%, 1/3 foi devido à valorização e o restante por ter adicionado mais capital.
Última edição por Alex em 02 jan 2026 17:30, editado 1 vez no total.
Alex

Mensagem por Alex »

Imagem

Imagem
Alex

Mensagem por Alex »

Performance da vertente rendimento:
Imagem
Esquerda: só ações-rendimento
Direita: vertente completa

Distribuição por ativos:
Imagem

Detalhe da DY:
Imagem

A rentabilidade dos dividendos já é após impostos.
Como previsto fechei a posição da SBLK (entra nas contas da vertente crescimento) e abri a posição do ETF iShares High Yield Corp Bond.
Globalmente (ações - rendimento e obrigações) a distribuição de rendimentos (juros e dividendos) foi de 3,95% já liquida de impostos e comissões.
Para 2026, a posição da NOS vai passar da vertente crescimento para a de rendimento.
O maior desafio nesta vertente é encontrar ativos que se encaixem nos meus critérios.
Prevejo reforço das posições da Ares e dos ETF desta vertente.
O ideal era uma correção ou mesmo um bear market. :lol:
Alex

Mensagem por Alex »

Performance da vertente crescimento:
Imagem

Esquerda: só ações-crescimento
Centro: ações-crescimento e CA Patrimônio.
Direita: vertente completa.

Distribuição por ativos:
Imagem

É notório o peso dos Certificados de aforro (CA Serie E), com o tempo será esbatido já que não tenciono aumentar a posição.
No ultimo trimestre aumentei as posições da Berkshire e do CA Patrimônio, como previsto.
Para 2026, além da Berkshire e CA Patrimônio, pretendo aumentar os ETF da Europa mas depende da evolução do mercado.
Última edição por Alex em 03 jan 2026 15:01, editado 1 vez no total.
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 636 times
Been thanked: 1143 times

Mensagem por JRJordao »

Os dois diferentes "CA" (Série E vs Património), podem-se tornar confusos para os leitores.
Alex

Mensagem por Alex »

JRJordao Escreveu: 03 jan 2026 14:41 Os dois diferentes "CA" (Série E vs Património), podem-se tornar confusos para os leitores.
Certo, obrigado, já alterei, espero que fique mais claro assim. :)
Alex

Mensagem por Alex »

Desempenho (ROI) por ativo em 2025 (ações e FI/PPR/ETF de ações)

Imagem

Inclui dividendos e nos ativos que não estão cotados originalmente em €, o ROI foi calculado tendo em conta o cambio do dia de aquisição, do dia de pagamento de dividendos, dia da venda (nos que foram vendidos) ou 31/12/2025.
A Mota-Engil, a Engie, a NN e a SBLK foram alienadas ao longo de 2025.
Alex

Mensagem por Alex »

Notas:
Para 2026, no 1º trimestre a minha estratégia é no mínimo duplicar a posição do CA Patrimônio (já em curso) e aumentar a posição do iShares HY Corp Bond.
Não tenho previsto nenhuma venda.

Curiosidades:
-Os juros/dividendos pagos corresponderam a 3 meses de despesas base, com as mais valias corresponderam a 4 meses e 1/2.
-Os ganhos e valorizações de todos investimentos em 2025 são equivalentes a 95% do meu salário liquido de 2025.
-O PPR SAve&Grow e o PPR Tendências Globais tiveram uma performance em 2025 de cerca 4,8% e -1,4% respectivamente, na minha carteira tiveram 21,15% e 13,70% respectivamente. O momento da compra foi determinante.
-Na SBLK tive uma mais valia em €€ de 10,70%, em $$ foi de 24% (mas eu compro batatas é com €€...).
-A REN fez um pagamento extraordinário de dividendos no fim do ano (distribuiu reservas), foi um bom presente de Natal.
Responder