Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 953 times
Been thanked: 1291 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Fundos de investimento têm melhor ano desde a pandemia

"Os recordes das bolsas reforçaram a atratividade dos fundos de investimento para os aforradores em Portugal. Estes produtos tiveram o melhor ano desde o “boom” da pandemia, com o montante dos ativos sob gestão a atingir o valor mais elevado desde 2007".

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... a-pandemia
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Mais uma aquisição do Property:

Deutsche Bank vai vender "shopping do Dragão" à Square AM

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -square-am

Joseba
Registado: 19 fev 2024 10:42
Has thanked: 92 times
Been thanked: 205 times

Mensagem por Joseba »

braposo Escreveu: 06 jan 2026 18:33 Acabei por subscrever o Jupiter Gold & Silver Fund L EUR Acc - IE00BYVJR916 essencialmente pelos "pros" apresentados.
Aproveitei também para subscrever o Allianz Global Metals and Mining AT EUR para estar também exposto, mais diretamente, ao cobre e alumínio, entre outros, para além da prata e ouro.

Vamos lá ver como corre 2026 :mrgreen:
Ca ganda entrada!!!
:D
fhff
Registado: 04 out 2022 20:25
Has thanked: 50 times
Been thanked: 19 times

Mensagem por fhff »

Com esta loucura do ouro e da prata, estou um pouco indeciso.
Tenho reforçado o BGF World Mining Fund onde ando desde 2020, bem como o ETC Xetra Gold. Não sei se continuo a surfar a onda ou se venda. Não tenho vendido activos, pois neste momento não preciso de capital, mas estou tentado pois estou com +73% de valorização no FI e +138% no ETC. O que fariam? Qual a vossa politica de venda? Quando atingem uma certa valorização? A realidade é que também não sei o que faria ao dinheiro...os DP estão todos abaixo da inflação.
Não admira que a malta face a esta loucura dos mercados meta no cimento e no betão...
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 441 times
Been thanked: 504 times

Mensagem por Lvsitano »

fhff Escreveu: 26 jan 2026 23:20 Não admira que a malta face a esta loucura dos mercados meta no cimento e no betão...
Podes vender e investir num FI imobiliário ;)
Pirata
Registado: 29 abr 2025 12:08
Has thanked: 56 times
Been thanked: 10 times

Mensagem por Pirata »

Quem comprou ouro a 300$ 800$ , 1000 $ é que hoje está a sorrir... mas, dada a crescente perda de valor do $, quem sabe se não irá subir aos 6000 , 8000 , 1000 mil dentro de uns tempos... ha uns anos que os bancos centrais estão a acumular ouro, sossegadamente e sem grande barulho, comentado apenas por alguns, agora que a coisa ficou mainstream e não se pode negar a subida do ouro é que todos comentam claro... quem " weaponiza " a sua moeda, sujeita se a que outros queiram fugir desse "garrote"... e claro, a divida astronomica dos USA ...

Ha quem diga que ainda ha acçoes de mineiras de prata que estao ainda mt baratas, mas nao estou dentro disso.
Joseba

Mensagem por Joseba »

Pirata Escreveu: 27 jan 2026 08:56 Quem comprou ouro a 300$ 800$ , 1000 $ é que hoje está a sorrir... mas, dada a crescente perda de valor do $, quem sabe se não irá subir aos 6000 , 8000 , 1000 mil dentro de uns tempos... ha uns anos que os bancos centrais estão a acumular ouro, sossegadamente e sem grande barulho, comentado apenas por alguns, agora que a coisa ficou mainstream e não se pode negar a subida do ouro é que todos comentam claro... quem " weaponiza " a sua moeda, sujeita se a que outros queiram fugir desse "garrote"... e claro, a divida astronomica dos USA ...

Ha quem diga que ainda ha acçoes de mineiras de prata que estao ainda mt baratas
, mas nao estou dentro disso.
O Peter Schiff no Twitter está sempre a bater nessa tecla.....
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Franklin Gold...+200% entre 2024 e dia de hoje, quando cair até doi.

Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 162 times
Been thanked: 138 times

Mensagem por Alex »

fhff Escreveu: 26 jan 2026 23:20 Com esta loucura do ouro e da prata, estou um pouco indeciso.
Tenho reforçado o BGF World Mining Fund onde ando desde 2020, bem como o ETC Xetra Gold. Não sei se continuo a surfar a onda ou se venda. Não tenho vendido activos, pois neste momento não preciso de capital, mas estou tentado pois estou com +73% de valorização no FI e +138% no ETC. O que fariam? Qual a vossa politica de venda? Quando atingem uma certa valorização? A realidade é que também não sei o que faria ao dinheiro...os DP estão todos abaixo da inflação.
Não admira que a malta face a esta loucura dos mercados meta no cimento e no betão...
Se consideras que estas valorizações são estruturais e têm "pernas" para continuar não vendes, mas se pensas que é um pico especulativo é melhor aproveitares as mais valias. A decisão deve ser tua e não baseada em "achismos" de terceiros, digo eu. ;)

Não estar investido também faz parte do negócio, sou da opinião que não temos que ter sempre todo o capital investido, ter liquidez é útil para aproveitar oportunidades. Mas depende da estratégia de cada um.
mrspecialone
Registado: 14 nov 2024 10:18
Has thanked: 7 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por mrspecialone »

A minha estratégia é manter o ouro durante todo o mandato do Sr. Trump.. vai continuar o circo até pelo menos as eleições intercalares.
superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 34 times
Been thanked: 97 times

Mensagem por superkinas »

a desvalorização dólar continua a influenciar
está em niveis minimos 2018 e2021...
Joseba

Mensagem por Joseba »

superkinas Escreveu: 27 jan 2026 23:35 a desvalorização dólar continua a influenciar
está em niveis minimos 2018 e2021...
Esperemos que a lógica do longo prazo se mantenha.
Até porque comprando agora podemos estar a embolsar 20% de graça...

Mas sim, não deixa de passar pela cabeça a ideia de que talvez mesmo sendo mais caro se usar hedge não seria a melhor opção...
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 441 times
Been thanked: 504 times

Mensagem por Lvsitano »

Negócio já concretizado pela Square

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... o-fc-porto

Agora esperar que as UP reflitam esse aumento do património do fundo. Imagino que a liquidez do fundo deva ter levado uma grande estocada, 51 milhões não é pouca coisa.
etnic1
Registado: 13 mar 2025 10:19
Has thanked: 2 times

Mensagem por etnic1 »

fhff Escreveu: 26 jan 2026 23:20 Com esta loucura do ouro e da prata, estou um pouco indeciso.
Bom dia,

Uma questão para comprar ETF por exemplo da XETRA-GOLD ETC , temos de ter alguma qualificação especial ?
*esqueci-me de dizer, tenho activobank .
USD
Registado: 04 out 2022 13:39
Has thanked: 29 times
Been thanked: 41 times

Mensagem por USD »

Hoje dia 28-1-2026 o S&P500 ultrapassou pela primeira vez a barreira dos 7000 Pontos :)
Responder