Fundos de Investimento

Local de discussão sobre fundos e ETFs
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 989 times
Been thanked: 1339 times

Re: Fundos de Investimento

Mensagem por D@emoon »

Lvsitano Escreveu: 18 mar 2026 15:48 É daqueles investimentos que embora tenha pouca volatilidade e baixo risco, nunca pode ser utilizado para aplicar capital que podemos precisar de um momento para outro, tanto pela penalização no resgate antes de 3 anos, e pelas janelas de resgate. Mas é um investimento que não tira o sono a ninguém, vai crescendo lentamente sem sobressaltos.
É isso, tens 5.000€ nem entres, tens 10.000€ podes lá meter 2.500€, tens 100.000€ podes meter 25.000€, tens 500.000€ metes 100.000€, tens 1.000.000€ podes meter 500.000€ :lol:

Já viram 1.000.000€ nisto quanto rende sem preocupações?? 55.000€ em média... :) e em 13 anos duplicamos o património :o
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 454 times
Been thanked: 524 times

Mensagem por Lvsitano »

Quem tem 1 milhão para investir não deve estar muito preocupado com isso :lol:
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 90 times
Been thanked: 117 times

Mensagem por Patanisca »

Lvsitano Escreveu: 18 mar 2026 15:48 É daqueles investimentos que embora tenha pouca volatilidade e baixo risco, nunca pode ser utilizado para aplicar capital que podemos precisar de um momento para outro, tanto pela penalização no resgate antes de 3 anos, e pelas janelas de resgate. Mas é um investimento que não tira o sono a ninguém, vai crescendo lentamente sem sobressaltos.
Não concordo a 100% com essa análise. Eu invisto exclusivamente em fundos precisamente pela elevada liquidez. Ainda que com algumas penalizações.
Repara que o custo de um resgate total ao fim de 6 meses, mesmo assim sais a ganhar. É um pequeno custo a pagar pela estabilidade e crescimento constante do fundo.
O fator que eu vejo limitativo é mesmo as janelas de resgate, como também referiste, não as comissões, esse sim é que pode ir desde 2 meses até 4 meses e uns trocos até ter o dinheiro à ordem desde que se dá ordem de venda. Porque as janelas para pedidos de resgate são de 2 meses, e o processamento ocorre 2 meses depois do fim da janela.

Exemplo, faço pedido de resgate dia 1 de Maio, a Janela de Resgate é de 1 de Maio a 30 de Junho, o processamento será a 31 de Agosto, portanto só no dia útil seguinte a 31 de Agosto é que farão o processamento do resgate, que não sei se corresponde mesmo ao pagamento na conta à ordem, ou ainda será mais 1, 2 ou 3 dias úteis depois.
Pedido de resgate: Processamento:
Entre 1 de novembro e 31 dezembro 28/29 de fevereiro
Entre 1 de janeiro e 28/29 fevereiro 30 de abril
Entre1 de março e 30 de abril 30 de junho
Entre 1 de maio e 30 junho 31 de agosto
Entre 1 de julho e 31 agosto 31 de outubro
Entre 1 de setembro e 31 de outubro 31 de dezembro
Imagem
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Patanisca Escreveu: 18 mar 2026 16:27
Não concordo a 100% com essa análise. Eu invisto exclusivamente em fundos precisamente pela elevada liquidez. Ainda que com algumas penalizações.
Repara que o custo de um resgate total ao fim de 6 meses, mesmo assim sais a ganhar. É um pequeno custo a pagar pela estabilidade e crescimento constante do fundo.
O fator que eu vejo limitativo é mesmo as janelas de resgate, como também referiste, não as comissões, esse sim é que pode ir desde 2 meses até 4 meses e uns trocos até ter o dinheiro à ordem desde que se dá ordem de venda. Porque as janelas para pedidos de resgate são de 2 meses, e o processamento ocorre 2 meses depois do fim da janela.

Exemplo, faço pedido de resgate dia 1 de Maio, a Janela de Resgate é de 1 de Maio a 30 de Junho, o processamento será a 31 de Agosto, portanto só no dia útil seguinte a 31 de Agosto é que farão o processamento do resgate, que não sei se corresponde mesmo ao pagamento na conta à ordem, ou ainda será mais 1, 2 ou 3 dias úteis depois.
Pedido de resgate: Processamento:
Entre 1 de novembro e 31 dezembro 28/29 de fevereiro
Entre 1 de janeiro e 28/29 fevereiro 30 de abril
Entre1 de março e 30 de abril 30 de junho
Entre 1 de maio e 30 junho 31 de agosto
Entre 1 de julho e 31 agosto 31 de outubro
Entre 1 de setembro e 31 de outubro 31 de dezembro
Imagem
É sempre pelo menos mais 2/3 dias uteis da data de processamento.

JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 677 times
Been thanked: 1227 times

Mensagem por JRJordao »

Foi o único investimento (entenda-se, produto sem capital garantido) que cá por casa, avessos crónicos a desvalorização, conseguimos fazer e ficar descansados.

Temos lá 22% do património (21% aplicados + valorização). Provavelmente já não reforçaremos, mas a fatia deve continuar a crescer uns 0,5% ao ano. Horizonte temporal: sem fim previsto.

Temos cerca do dobro em CA série E, a render quase o mesmo.

O que me parece uma relação equilibrada risco/rentabilidade entre os produtos. Considerar o Property Core como tendo o dobro do risco dos CA, excluindo o fator liquidez (que não é um problema). Muito subjetivo, bem sei.
pge
Registado: 04 out 2022 15:09
Has thanked: 97 times
Been thanked: 38 times

Mensagem por pge »

JRJordao Escreveu: 18 mar 2026 17:15
Foi o único investimento (entenda-se, produto sem capital garantido) que cá por casa, avessos crónicos a desvalorização, conseguimos fazer e ficar descansados.

Temos lá 22% do património (21% aplicados + valorização). Provavelmente já não reforçaremos, mas a fatia deve continuar a crescer uns 0,5% ao ano. Horizonte temporal: sem fim previsto.

Temos cerca do dobro em CA série E, a render quase o mesmo.

O que me parece uma relação equilibrada risco/rentabilidade entre os produtos. Considerar o Property Core como tendo o dobro do risco dos CA, excluindo o fator liquidez (que não é um problema). Muito subjetivo, bem sei.
Eu em breve vou ter de fazer alguns resgates grandes e estou indeciso se o tiro dos CA série E ou se o tiro do Property/ CA crescimento [nas ações não vou mexer e até devo reforçar].
Há uma diferença importante [além do risco de cada um claro] é que nos certificados é cobrado imposto todos os 3 meses enquanto o Property acumula.
Ainda há outra é que o Property posso comprar quando quiser, CA série E acabou.
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 677 times
Been thanked: 1227 times

Mensagem por JRJordao »

pge Escreveu: 18 mar 2026 18:54 Eu em breve vou ter de fazer alguns resgates grandes e estou indeciso se o tiro dos CA série E ou se o tiro do Property/ CA crescimento [nas ações não vou mexer e até devo reforçar].
Há uma diferença importante [além do risco de cada um claro] é que nos certificados é cobrado imposto todos os 3 meses enquanto o Property acumula.
Ainda há outra é que o Property posso comprar quando quiser, CA série E acabou.
E os CA série E existentes no máximo em 2033 terminam, enquanto o Property pode continuar "para sempre".
superkinas
Registado: 04 out 2022 11:10
Has thanked: 34 times
Been thanked: 102 times

Mensagem por superkinas »

o CA patrimonio crescente como se comportou na crise 2007-2008 ?
Pelo que tenho visto continuou a subir.
teve algum ano negativo ?
Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

Patanisca Escreveu: 18 mar 2026 16:27 Não concordo a 100% com essa análise. Eu invisto exclusivamente em fundos precisamente pela elevada liquidez.
Mas existem fundos que te dão liquidez quase imediata, este não é o caso. De qualquer forma que quem ser campeão da liquidez, os fundos não servem pois dás a ordem de venda, e só tens o carcanhol dias depois :lol:
Patanisca
Registado: 04 out 2022 13:23
Has thanked: 90 times
Been thanked: 117 times

Mensagem por Patanisca »

superkinas Escreveu: 18 mar 2026 22:21 o CA patrimonio crescente como se comportou na crise 2007-2008 ?
"tô nem aí para as crises"

O único risco que vejo nestes fundos, é o dono dar uma de Ricardo Salgado e um dia um gajo acorda, vê as notícias e apecebe-se que foi burlado e perdeu as poupanças de uma vida.

Imagem
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

superkinas Escreveu: 18 mar 2026 22:21 o CA patrimonio crescente como se comportou na crise 2007-2008 ?
Acho que nem um mês negativo quanto mais algum ano :D

Estou a divagar, mas este fundo quando iniciou deve ter logo iniciado com vários imóveis ( da CA por exemplo ), deve ter comecado logo a ter rendas e reavaliações, por isso muito dificilmente teria algum ano negativo, ao contrário do Property que começou do zero e andou meses sem ativos, terminou o ano de 2020 com +0,03% de rentabilidade.

D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Patanisca se só vês esse risco nos fundos da Square então está ótimo :lol:

Até porque:

Ricardo Salgado foi fraude, má gestão numa instituição bancária, e não num fundo de investimento regulado, até porque os ativos não pertecem á gestora nem ao "dono", pertecem ao fundo ( aliás como todos os ativos nos fundos de investimento ),e são depositados num banco depositário onde há regras de diversificação e reporting constantes.

Eu sinto que por vezes ( e dai penso ter sido por isso que colocaste o gráfico ), que continua a existir alguma perplexidade em relação aos fundos subirem todos os dias ( até o amigo Virtua dizia que não gostava de fundos que subiam todos os dias ), mas obviamente que temos de perceber que isto são jogadas contabilisticas e que tem mesmo de ser assim, senão vejamos, um fundo de acções, ora todos dias sobe ou desce, os activos estão no mercado de bolsa, aqui são imóveis, como vamos ver se sobem ou se caem? isto não é um REIT.

Então qual é primeiro critério? são as rendas, se as rendas são recebidas a cada final do mês, então temos aqui duas hipoteses, ou o fundo fica em stand by durante 30 dias e depois sim é atualizado com o recebimento das rendas, ou então, fazem a tal jogada contabilistica que é fraccionar as mesmas ao dia ( epa e se o fazem é porque penso que o possam fazer e seja legal ), depois temos o segundo critério, que são as avaliações, e aqui sim, tem impacto no fundo de 6 em 6 meses para cada imóvel, e pode fazer o fundo cair ou subir mais.

Então na minha opinião quais os riscos destes fundos?
1.º Mercado
2.º Liquidez
3.º Gestão ( no sentido de comprarem porcaria )

O que temos em cima da mesa em termos de mercado? o CA passou por 2008-2012 pelos pingos da chuva e subiu.
Liquidez? nunca ouvi falar em problemas nesse sentido, até porque costumam ter alguma liquidez em carteira e nunca têm tudo investido.
Gestão, até agora parece-me que têm sido Irrepreensíveis.

Lvsitano

Mensagem por Lvsitano »

O risco de mercado tinha de estar relacionado com algum evento catastrófico que fizesse cair de forma gigantesca o tipo de clientes que alugam os ativos do fundo,nomeadamente empresas. E mesmo assim, os ativos mantinham-se, mesmo que fechados, podendo depois recuperar mais tarde.
A liquidez só se coloca para valores muito elevados, para a grande maioria dos investidores o fundo tem liquidez em carteira suficiente para pagar eventuais resgates, além do mais as janelas de resgate servem para o fundo aprovisionar a liquidez necessária para fazer face a pedidos de resgate.
A gestão há sempre o risco de comprarem imobiliário ruim é verdade, mas até agora as apostas que fizeram têm tidos bons resultados, o que prova que as asneiras, a haver, têm sido pouco relevantes.

Comparar um fundo destes com o caso do BES :lol: Se for algo tipo Oeno ou esquemas de cripto ainda aceito
Responder