Patanisca se só vês esse risco nos fundos da Square então está ótimo
Até porque:
Ricardo Salgado foi fraude, má gestão numa instituição bancária, e não num fundo de investimento regulado, até porque os ativos não pertecem á gestora nem ao "dono", pertecem ao fundo ( aliás como todos os ativos nos fundos de investimento ),e são depositados num banco depositário onde há regras de diversificação e reporting constantes.
Eu sinto que por vezes ( e dai penso ter sido por isso que colocaste o gráfico ), que continua a existir alguma perplexidade em relação aos fundos subirem todos os dias ( até o amigo Virtua dizia que não gostava de fundos que subiam todos os dias ), mas obviamente que temos de perceber que isto são jogadas contabilisticas e que tem mesmo de ser assim, senão vejamos, um fundo de acções, ora todos dias sobe ou desce, os activos estão no mercado de bolsa, aqui são imóveis, como vamos ver se sobem ou se caem? isto não é um REIT.
Então qual é primeiro critério? são as rendas, se as rendas são recebidas a cada final do mês, então temos aqui duas hipoteses, ou o fundo fica em stand by durante 30 dias e depois sim é atualizado com o recebimento das rendas, ou então, fazem a tal jogada contabilistica que é fraccionar as mesmas ao dia ( epa e se o fazem é porque penso que o possam fazer e seja legal ), depois temos o segundo critério, que são as avaliações, e aqui sim, tem impacto no fundo de 6 em 6 meses para cada imóvel, e pode fazer o fundo cair ou subir mais.
Então na minha opinião quais os riscos destes fundos?
1.º Mercado
2.º Liquidez
3.º Gestão ( no sentido de comprarem porcaria )
O que temos em cima da mesa em termos de mercado? o CA passou por 2008-2012 pelos pingos da chuva e subiu.
Liquidez? nunca ouvi falar em problemas nesse sentido, até porque costumam ter alguma liquidez em carteira e nunca têm tudo investido.
Gestão, até agora parece-me que têm sido Irrepreensíveis.