Comprar casa para arrendar em Portugal apresentou menos rentabilidade no início de 2026

Local para falar de investimentos imobiliários
Responder
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 999 times
Been thanked: 1361 times

Comprar casa para arrendar em Portugal apresentou menos rentabilidade no início de 2026

Mensagem por D@emoon »

"A rentabilidade bruta da compra de uma casa em Portugal para colocá-la no mercado de arrendamento situou-se em 6,3% no primeiro trimestre de 2026, menos 0,9 pontos percentuais (p.p.) do que no mesmo período de 2025 (7,2%) e menos 1 p.p. face ao primeiro trimestre de 2024 (7,3%), segundo os dados do idealista. Em comparação com o mesmo período de 2019, quando a rentabilidade da habitação era de 7,5%, o retorno caiu 1,2 p.p".

https://www.diarioimobiliario.pt/Compra ... io-de-2026

Depois não querem que fale em fundos imobiliários... :lol: :lol:
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 167 times
Been thanked: 148 times

Re: Comprar casa para arrendar em Portugal apresentou menos rentabilidade no início de 2026

Mensagem por Alex »

D@emoon Escreveu: 06 abr 2026 12:22 "A rentabilidade bruta da compra de uma casa em Portugal para colocá-la no mercado de arrendamento situou-se em 6,3% no primeiro trimestre de 2026, menos 0,9 pontos percentuais (p.p.) do que no mesmo período de 2025 (7,2%) e menos 1 p.p. face ao primeiro trimestre de 2024 (7,3%), segundo os dados do idealista. Em comparação com o mesmo período de 2019, quando a rentabilidade da habitação era de 7,5%, o retorno caiu 1,2 p.p".

Fala dos fundos imobiliários à vontade, mas convém saber do que se fala. ;)
Se fores ver a origem da noticia, chegas à metodologia utilizada para calcular os valores referidos.
Se o tivesses feito verificarias que os valores indicados dizem respeito exclusivamente às rendas, não tem em conta a valorização dos imoveis como o CA Patrimonio e o Property. Assim não é comparavel os valores referidos nesse estudo com a rentabilidades dos FII.
Que fique claro, não estou a avaliar se um ou outro metodo de investimento é melhor (FII vs aluguer de casas), estou apenas a chamar à atenção que da noticia não se pode aferir se um ou outro é melhor. Porque não se pode comparar alhos com bugalhos. ;)

Abaixo a metodologia, que é utilizada netses estudos por parte do idealista, é só mudar o ano e o trimestre. :)
Metodologia
Para a realização desta análise, o idealista dividiu o preço de venda pelo custo de arrendamento solicitado pelos proprietários nos diferentes mercados no terceiro trimestre de 2025. O resultado obtido é a percentagem bruta da rentabilidade que proporciona o arrendamento de uma casa ao seu proprietário. Estes dados permitem a análise do estado atual do mercado e são um ponto de partida básico para todos os investidores que pretendam comprar ativos imobiliários para obter rendimento.
https://www.idealista.pt/news/imobiliar ... enor-risco
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 999 times
Been thanked: 1361 times

Re: Comprar casa para arrendar em Portugal apresentou menos rentabilidade no início de 2026

Mensagem por D@emoon »

Alex Escreveu: 06 abr 2026 12:53
D@emoon Escreveu: 06 abr 2026 12:22 "A rentabilidade bruta da compra de uma casa em Portugal para colocá-la no mercado de arrendamento situou-se em 6,3% no primeiro trimestre de 2026, menos 0,9 pontos percentuais (p.p.) do que no mesmo período de 2025 (7,2%) e menos 1 p.p. face ao primeiro trimestre de 2024 (7,3%), segundo os dados do idealista. Em comparação com o mesmo período de 2019, quando a rentabilidade da habitação era de 7,5%, o retorno caiu 1,2 p.p".

Fala dos fundos imobiliários à vontade, mas convém saber do que se fala. ;)
Se fores ver a origem da noticia, chegas à metodologia utilizada para calcular os valores referidos.
Se o tivesses feito verificarias que os valores indicados dizem respeito exclusivamente às rendas, não tem em conta a valorização dos imoveis como o CA Patrimonio e o Property. Assim não é comparavel os valores referidos nesse estudo com a rentabilidades dos FII.
Que fique claro, não estou a avaliar se um ou outro metodo de investimento é melhor (FII vs aluguer de casas), estou apenas a chamar à atenção que da noticia não se pode aferir se um ou outro é melhor. Porque não se pode comparar alhos com bugalhos. ;)

Abaixo a metodologia, que é utilizada netses estudos por parte do idealista, é só mudar o ano e o trimestre. :)
Metodologia
Para a realização desta análise, o idealista dividiu o preço de venda pelo custo de arrendamento solicitado pelos proprietários nos diferentes mercados no terceiro trimestre de 2025. O resultado obtido é a percentagem bruta da rentabilidade que proporciona o arrendamento de uma casa ao seu proprietário. Estes dados permitem a análise do estado atual do mercado e são um ponto de partida básico para todos os investidores que pretendam comprar ativos imobiliários para obter rendimento.
https://www.idealista.pt/news/imobiliar ... enor-risco
Eu falo é como antigo senhorio, se soubesses o que gastei depois dos meus inquilinos se terem ido embora ias ver que a dita rentabilidade foi basicamente uma m***, a casa valorizou? claro que sim, mas nunca esquecer que entre 2008 e 2012 os imoveis desvalorizaram em média entre 35%/40%, enquanto isso os fundos valorizaram, voltar a ter chatices com inquilinos? jamais, comprar um imóvel para arrendar? jamais de novo, investir em fundos imobiliários com rentabilidades acima dos 5,5%? sem dúvida.
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 167 times
Been thanked: 148 times

Mensagem por Alex »

D@emoon Escreveu: 06 abr 2026 13:30 Eu falo é como antigo senhorio, se soubesses o que gastei depois dos meus inquilinos se terem ido embora ias ver que a dita rentabilidade foi basicamente uma m***, a casa valorizou? claro que sim, mas nunca esquecer que entre 2008 e 2012 os imoveis desvalorizaram em média entre 35%/40%, enquanto isso os fundos valorizaram, voltar a ter chatices com inquilinos? jamais, comprar um imóvel para arrendar? jamais de novo, investir em fundos imobiliários com rentabilidades acima dos 5,5%? sem dúvida.
Como referi, não estou a defender nem a aconselhar nenhuma forma de investimento, apenas cingi-me a factos.
E o facto é que o estudo do Idealista não tem em conta as valorizações/desvalorizações dos imóveis, só isto, nem mais nem menos.

Sobre o teu caso, é um caso, no meu caso não tenho queixas, aluguei um apartamento em Benfica entre 2002 e 2015 e recebi-o melhor (pintado) do que estava quando o aluguei. Mas nem o teu caso , nem o meu são estatisticamente relevantes. São apenas os nossos casos.

Sobre a rentabilidade dos FII (e de qualquer outro investimento), rentabilidades passadas não são garantia de rentabilidades futuras, por isso parece-me que estás a ser pouco racional na tua afirmação, até porque o histórico prova que estás equivocado, o CA Patrimônio entre 2015 e 2024 (são os dados que estão disponíveis na Square) rendeu entre 6,89 e 3,16, sendo a média nesses 10 anos de 4,62%. E o Property, dos 4 anos que tem disponível na Square (2021 a 2024) só num ano passou os 5,5%, a média está em 4,985%.

Não quero ter razão, só quero alertar que estás a ser engando pelo teu cérebro. ;)
Responder