Há por aqui alguma confusão, e quanto mais se recorre às IAs sem validar a informação, pior fica
Os fundos de investimento são património autónomo dos participantes ( acho que todos sabem disso certo? ) independentemente da plataforma usada para os subscrever, o dinheiro não fica “guardado numa gaveta” do banco ou da corretora, a própria APFIPP explica claramente e tenho isso na 1ª página:
“Os Fundos de Investimento e a sua rendibilidade reflectem apenas a evolução dos preços dos activos que integram a sua carteira, sendo por isso completamente alheios a quaisquer dificuldades por que passe uma ou mais empresas do Grupo financeiro a que pertence a sua Sociedade Gestora ou a respectiva entidade comercializadora.”
Ou seja, o Banco Best foi apenas a plataforma utilizada para comprar os ativos, não existe aqui risco bancário associado aos fundos, risco de banco só em depósitos a prazo ou algum produto do banco ( que nem têm ) e mesmo num cenário de integração no NB ( que pessoalmente nem acredito muito ) isso não alterava grande coisa até porque o próprio NB tem o Property.
Quanto ao Property e à Square, também acho que se está a entrar demasiado no campo da especulação, para começar, nada está concluído e qualquer operação deste género tem de passar pelo crivo da CMVM e da Autoridade da Concorrência certo? se existirem problemas, como potenciais conflitos de interesses, a compra provavelmente nem avança.
Depois, sinceramente, achar que alguém compra a maior gestora de fundos imobiliários em Portugal, com milhares de participantes e uma estrutura consolidada como a Square, para depois “desmontar”, fechar ou acabar com tudo, parece-me um cenário completamente irrealista, ainda por cima quando a empresa tem uma máquina montada que funciona em termos de gestão e activos.
Ainda voltando ao tema Best, sempre dei esta opinião, preferia que fosse vendido, na última vez que colocaram á venda e depois recuaram, havia uma plataforma espanhola de cripto que os queriam comrpar, que pena, já tinhamos cripto no Best para comprar em vez de termos um banco a reboque no NB