Recomendação de obrigações investment grade

Fórum de discussão sobre obrigações
Responder
jcab
Registado: 04 out 2022 11:32
Has thanked: 16 times
Been thanked: 22 times

Recomendação de obrigações investment grade

Mensagem por jcab »

Pretendo investir 3 x 100k em cupões de obrigações e estou interessado nas 3 em negrito em anexo.
Para além disto, algo mais recomendável com YTM superior a 4% ?
Anexos
IMG_6386.png
IMG_6386.png (42.3 KiB) Visto 56 vezes
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 735 times
Been thanked: 1366 times

Re: Recomendação de obrigações investment grade

Mensagem por JRJordao »

Itália (BBB) e França (A+) têm emissões a 20 anos com YTM entre 4,20% e 4,40%: IT0005631608, IT0005083057, FR0014015MU5, FR0011461037.

Se na reunião do BCE cumprirem o aumento de 0,25% e derem indicações de aumento adicional em setembro, os preços podem cair um pouco.
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 1047 times
Been thanked: 1438 times

Mensagem por D@emoon »

Yelds baixas para o risco a meu ver, tens a Natwest que é uma divida subordinada e tem call em 2030, logo a taxa muda, a Mac vais comprar acima do par e 3,85% parece-me baixo, a Kering tem call também em 2032...

Embora haja boas oportunidades nas obrigações, não olho muito para elas, bem para as acções também não.
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
jcab
Registado: 04 out 2022 11:32
Has thanked: 16 times
Been thanked: 22 times

Mensagem por jcab »

D@emoon Escreveu: 09 jun 2026 15:34 Yelds baixas para o risco a meu ver, tens a Natwest que é uma divida subordinada e tem call em 2030, logo a taxa muda, a Mac vais comprar acima do par e 3,85% parece-me baixo, a Kering tem call também em 2032...

Embora haja boas oportunidades nas obrigações, não olho muito para elas, bem para as acções também não.
Então que recomendas a nível de obrigações?
Estou a vender um ETF de obrigações da Vanguard, em que estou com uma YTD de 3,80% a 3 anos. Portanto ridículo e daí preferir ter as obrigações directamente, pois pelo menos assim recebo cupão
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 1047 times
Been thanked: 1438 times

Mensagem por D@emoon »

jcab Escreveu: 09 jun 2026 15:48
Então que recomendas a nível de obrigações?
Estou a vender um ETF de obrigações da Vanguard, em que estou com uma YTD de 3,80% a 3 anos. Portanto ridículo e daí preferir ter as obrigações directamente, pois pelo menos assim recebo cupão
Obrigações diretas não estou a par, tinha de pesquisar, 3,8% acaba por ser o que vais ter nas obrigações diretas e com maior risco, embora um simples fundo como o NB Rendimento Plus tem 4% de rentabilidade média nos últimos 3 anos, mas se queres mesmo receber cupões aí a conversa já é outra, mas até o Pimco Income tem rentabilidade de 5,3%/ano nos últimos 3 anos dos quais 4,80% em dividendos, acho que o pagamento é de 4 em 4 meses.
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 184 times
Been thanked: 160 times

Mensagem por Alex »

Estou de acordo com o D@emoon, não compraria nenhuma das que referiste.

Invisto em obrigações desde 2007/2008, se deixei durante uns anos as ações nunca abandonei as obrigações.

Atualmente tenho Greenvolt, CUF, Mota-Engil e Vista Alegre.

Também tenho um ETF de obrigações:
https://www.justetf.com/en/etf-profile. ... 9#overview

E ainda (infelizmente) tenho uma carteira de obrigações gerida por um banco, até 2027. Foi a primeira e ultima vez que meto dinheiro a ser gerido discricionariamente por terceiros. :evil:

Todos distribuem rendimento, sendo que no caso das obrigações há custos associados, como guarda de titulos, comissões de reembolso, de subscrição e de pagamento de juros, isso vai comer um bocado a yield.

O ETF distribui dividendos 2x por ano, com o tempo vou fazer a transição para ter até +/-10% do meu capital nesse produto, tem cerca de 640 obrigações diferentes, com um peso reduzido, ou seja, mesmo que alguma entre em incomprimento o impacto é reduzido. Na IB tem a vantagem de não cobrarem comissões de pagamento de dividendos, nem de guarda de titulos. E a aquisição do ETF é mais barata que a subscrição direta de obrigações, outra vantagem em relação às obrigações é que não tens que estar à procura de obrigações quando as que tens vencem. Além da liquidez, claro.

Ando a acompanhar mais uns etf de obrigações com distribuição mas ainda não selecionei mais nenhum.

Nos ultimos 3 anos tem acumulado de +20,52%, dos quais 19% em dividendos.
Responder