Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Local de discussão sobre fundos e ETFs
JRJordao
Registado: 04 out 2022 12:11
Has thanked: 801 times
Been thanked: 1504 times

Re: Fundos de Investimento ( Mutual Funds - SICAV )

Mensagem por JRJordao »

Preferimos fundos imobiliários com imóveis lá dentro :)

O Property levou hoje um ajuste na rentabilidade do último ano: 7,71% -> 7,41%
A 14/08/2025 houve um "salto" de 0,3%, que deixou agora de ser considerado.

Pela mesma razão, a 12/11/2026 vai haver um bom corte (-1,4%). Mas talvez uns dias antes teremos o "salto" equivalente de 2026, a elevar temporariamente o último ano acima dos 8%.
.
Anexos
Property.png
Property.png (6.53 KiB) Visto 288 vezes
D@emoon
Registado: 03 out 2022 16:41
Has thanked: 1083 times
Been thanked: 1500 times

Mensagem por D@emoon »

Alex Escreveu: 14 ago 2026 18:10
D@emoon Escreveu: 14 ago 2026 13:22 Senão é uma espécie de fundos Corum, podem ter muita rentabilidade mas... ( por acaso os Corum nem têm tido sequer uma rentabilidade interessante em comparação com o Property ).

Corum Origin:
É isso, risco 3, podia estar com rentabilidades superiores.
"O risco vem de não saber o que se está a fazer" - Warren Buffett

Não enviem mensagens privadas, exponham as dúvidas com a comunidade!
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

JRJordao Escreveu: 14 ago 2026 18:23 Preferimos fundos imobiliários com imóveis lá dentro :)

O Property levou hoje um ajuste na rentabilidade do último ano: 7,71% -> 7,41%
A 14/08/2025 houve um "salto" de 0,3%, que deixou agora de ser considerado.

Pela mesma razão, a 12/11/2026 vai haver um bom corte (-1,4%). Mas talvez uns dias antes teremos o "salto" equivalente de 2026, a elevar temporariamente o último ano acima dos 8%.
.
Este ano teve o melhor 1.° e 2.° trimestre, continuo a achar ( mas não fui pesquisar confesso ) que as subidas de 0,04%/0,05% às segundas feiras não existiam assim tanta vez...

Alex
Registado: 25 mar 2025 18:18
Has thanked: 191 times
Been thanked: 162 times

Mensagem por Alex »

D@emoon Escreveu: 14 ago 2026 20:13
D@emoon Escreveu: 14 ago 2026 13:22 Senão é uma espécie de fundos Corum, podem ter muita rentabilidade mas... ( por acaso os Corum nem têm tido sequer uma rentabilidade interessante em comparação com o Property ).

Corum Origin:
:lol: :lol: :lol: :lol:
Se fosse o Property era fantástico... :D
Ficava-te bem assumir o teu erro. ;)
Tendo em conta o teu histórico em relação ao Property, suspeito que deves receber uma comissão por subscrição do produto. 8-)
Alex

Mensagem por Alex »

JRJordao Escreveu: 14 ago 2026 18:23 Preferimos fundos imobiliários com imóveis lá dentro :)
Fala por ti sobre o que preferes. :D
Eu prefiro rentabilidade, não estou "casado" com nenhum produto.
Em relação aos imóveis lá dentro, tens a certeza que o Corum Origin não é proprietário dos imóveis....? 8-)
D@emoon

Mensagem por D@emoon »

Alex Escreveu: 14 ago 2026 21:51
D@emoon Escreveu: 14 ago 2026 20:13

Corum Origin:

:lol: :lol: :lol: :lol:
Se fosse o Property era fantástico... :D
Ficava-te bem assumir o teu erro. ;)
Tendo em conta o teu histórico em relação ao Property, suspeito que deves receber uma comissão por subscrição do produto. 8-)
O Property rendeu 6,22% em 2025 com risco 2, esse rendeu mais 0,28% risco 3, pessoalmente acho que para o risco poderia ter rendido mais, há mais fundos Corum com risco superior que nem ao 6% chegaram, Corum XL +5,53% risco 4, Corum Eurion + 5,73% risco 3...

Sim recebo comissão, o Pedro Coelho dá-me sempre um envelope ao final do mês :lol: :lol:
Última edição por D@emoon em 15 ago 2026 08:17, editado 1 vez no total.

JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Alex Escreveu: 14 ago 2026 21:55 Fala por ti sobre o que preferes. :D
Não estou casado com nenhum produto. Desisti de diversificar para o CA Património Crescente porque o CA foi bastante incompetente no processo de abertura de conta, e continuaria com o capital entregue à Square. Os restantes FII, não eram acumulativos, ou tinham demasiadas comissões, risco/volatilidade ou demora no processamento de resgates.

Estou sim cansado das sessões argumentativas contigo. Se gostas do fundo distributivo, composto por ações de SICs da Sierra, vendido pelo CA, ótimo para ti. A mim não me agrada nenhum desses aspetos. Mas não me sinto frustrado por não concordares nem forçado a provar que estou certo e tu errado. Que cada um opte por o que prefere. Siga para novos temas!
Alex

Mensagem por Alex »

D@emoon Escreveu: 14 ago 2026 22:54
O Property rendeu 6,22% em 2025 com risco 2, esse rendeu mais 0,28% risco 3, pessoalmente acho que para o risco poderia ter rendido mais, há mais fundos Corum com risco superior que nem ao 6% chegaram, Corum XL +5,53% risco 4, Corum Eurion + 5,73% risco 3...

Sim recebo comissão, o Pedro Coelho dá-me sempre um envelope ao final do mês :lol: :lol:
Escreveste isto:
D@emoon Escreveu: 14 ago 2026 22:54 Senão é uma espécie de fundos Corum, podem ter muita rentabilidade mas... ( por acaso os Corum nem têm tido sequer uma rentabilidade interessante em comparação com o Property ).
A imagem abaixo é retirada do relatório de contas do Property:

Imagem

Comparando com o Corum Origin, nos ultimos 5 anos a rentabilidade é 7,11 versus 5,23, quase + 36%/ano nos últimos 5 anos.
Não sei o que é para ti ter uma rentabilidade interessante, mas para mim, entre um e outro, nos últimos 5 anos, não tenho duvidas qual é o mais interessante.

Sobre o Property, é obvio que estava a entrar contigo sobre receberes comissão mas tendo em conta as vezes que referes o Property nos teus comentários, por vezes tipo relato de futebol é na minha opinião claramente tendencioso. Dá ideia que o Property é a ultima bolacha do pacote e na realidade não só não é a ultima bolacha do pacote como não é a melhor bolacha, se tens duvidas basta olhar para o relatório de contas do Property. ;)
Alex

Mensagem por Alex »

JRJordao Escreveu: 15 ago 2026 08:07
Alex Escreveu: 14 ago 2026 21:55 Fala por ti sobre o que preferes. :D
Não estou casado com nenhum produto. Desisti de diversificar para o CA Património Crescente porque o CA foi bastante incompetente no processo de abertura de conta, e continuaria com o capital entregue à Square. Os restantes FII, não eram acumulativos, ou tinham demasiadas comissões, risco/volatilidade ou demora no processamento de resgates.

Estou sim cansado das sessões argumentativas contigo. Se gostas do fundo distributivo, composto por ações de SICs da Sierra, vendido pelo CA, ótimo para ti. A mim não me agrada nenhum desses aspetos. Mas não me sinto frustrado por não concordares nem forçado a provar que estou certo e tu errado. Que cada um opte por o que prefere. Siga para novos temas!
Vou tentar ser mais claro, desde que participo no fórum em algum momento aconselhei ou recomendei (direta ou indiretamente, ao contrário de outros....) o que quer seja em termos de investimentos. Não sou profissional do ramo. Partilho os meus investimentos como outros fazem, assim como partilho informação que recebo. Foi o caso do CA Mais (tenho conta no CA e recebi o email com a informação). Parece que houve pessoas que ficaram incomodadas com a valorização no 1º semestre e começar a "apontar" defeitos, pessoas que fazem continuamente fazem publicidade ao Property.

Eu não tenho nada contra Property, se não tivesse conta no CA e no Best e tivesse que escolher entre os 2, escolhia o Best e o Property em detrimento do CA e CA Patrimônio, porque o Best tem muito mais produtos para investir que o CA. Já ando nisto há tempo suficiente para saber que as diferenças entre o Property e o CA Patrimônio são residuais, a estratégia de ambos os fundos é igual (a empresa que faz a gestão é a mesma, os relatórios de contas de ambos os fundos são iguais até entrarmos nos detalhes de cada fundo...), por isso as diferenças entre eles serão sempre menores, umas vezes será o Property a ter melhor rentabilidade, outras vezes o CA Patrimônio, só que investir no imobiliário não é uma corrida de 100 metros , é uma maratona, por isso as rentabilidades num mês, semestre, 1 ou 2 anos não me dizem nada, servem apenas para alimentar o ego.

Sobre o facto de estares cansado das sessões argumentativas comigo, não me parece que sejam assim tantas, é algo que eu tenho cuidado , não entram em discussões inúteis mas não posso deixar de apontar erros ou falhas.
Fizeste uma afirmação que no meu entender não é verdade, dai ter questionado se tinhas a certeza. Não respondeste.

Deixo-te o relatório de contas do fundo se quiseres verificar se estás certo ou errado....

https://www.corum.pt/sites/default/file ... ressed.pdf

Eu não defendo fundos distributivos ou acumulativos, depende da estratégia de cada um.
Algo que eu já referi várias vezes ao longo da minha participação no fórum , agora o que eu não faço é afirmações como algumas pessoas fazem que uns são melhores que os outros.... ;)
Lvsitano
Registado: 18 jan 2023 15:07
Has thanked: 499 times
Been thanked: 610 times

Mensagem por Lvsitano »

Também prefiro um FI com os ativos físicos como o Property Core, tal como prefiro ETFs de replicação física do que aqueles com swaps. Até poderia ter maior rentabilidade num FI imobiliário que nem detivesse ativos físicos, que não iria investir. Eu quero rentabilidade sim, mas não a qualquer custo, e estou disposto a sacrificar alguma rentabilidade em prol de uma maior segurança.
Aliás, se o foco fosse apenas rentabilidade, certamente não iria investir num FI imobiliário. São opções, cada um tem a sua, acho que o importante é estar ciente das consequências das opções, e dormir descansado.
Para mim o Property Core é uma diversificação, para não ter apenas ETF e capital garantido, tenho mais um pilar.
Alex Escreveu: 13 ago 2026 20:44 Depende de quanto gastas... :D

Se for um agregado familiar só com um sujeito e precisares de 2000€/mês liquidos, 24000€/ano.
Não tendo mais nenhum rendimento e englobando precisas de 30500€/ano de rendimento iliquido (se não me enganei nas contas...).

Se for um fundo que distribua 5% ao ano precisas de 610000€

Se for 2x sujeitos para a mesma quantia liquida pagas bastante menos imposto, vais precisar de menos.
E portanto achas que 610k é um valor que é fácil de conseguir para viver dos dividendos? Acredito mais que quem tenha 610k para estarem investidos ali num FI não tenha grandes preocupações com dinheiro :lol:
JRJordao

Mensagem por JRJordao »

Alex Escreveu: 15 ago 2026 15:15 Não sou profissional do ramo. Partilho os meus investimentos como outros fazem, assim como partilho informação que recebo. Foi o caso do CA Mais (tenho conta no CA e recebi o email com a informação). Parece que houve pessoas que ficaram incomodadas com a valorização no 1º semestre e começar a "apontar" defeitos, pessoas que fazem continuamente fazem publicidade ao Property.
Falares nos outros apontarem defeitos
  • Publica-se a habitual tabela mensal da FundsPeople com os fundos mais subscritos no Best e Carregosa, vens questionar o interesse
  • Comenta-se más experiências com arrendamento de imóveis (problemas com inquilinos), no contexto de um fundo imobiliário poder ser uma alternativa mais cómoda, vem uma lição de como tu o consegues fazer melhor que quem se queixa
  • Comenta-se más experiências / pouco interesse no moey, vem sessão de questionamento e de como é um banco bom e em expansão
  • ...
Todos têm direito à sua opinião, e este é um espaço de livre discussão, mas não vejo outros a pegar e rebater até à exaustão, como se assim a posição ganhasse força. Estas trocas de argumentos não são de 2 ou 3 respostas, são de 2 ou 3 páginas, incluindo comentários como "ficava-te bem admitir o erro", "não respondeste", que novamente não costumo ver outros utilizarem.
Alex Escreveu: 15 ago 2026 15:15 Eu não tenho nada contra Property
Pelo menos, tantos aqui gostarem e subscreverem o Property, parece-te incomodar.
Alex Escreveu: 15 ago 2026 15:15 Sobre o facto de estares cansado das sessões argumentativas comigo, não me parece que sejam assim tantas, é algo que eu tenho cuidado , não entram em discussões inúteis mas não posso deixar de apontar erros ou falhas.
Não, porque já sei ao que me habilito e por norma não te respondo se tiver uma opinião diferente. Desta vez também não te respondi, mas (mea culpa) opinei sobre o tema. Para a próxima, em vez de contornar a rua, tenho de contornar o quarteirão.
Alex Escreveu: 15 ago 2026 15:15 Deixo-te o relatório de contas do fundo se quiseres verificar se estás certo ou errado....

https://www.corum.pt/sites/default/file ... ressed.pdf
Porque me estás a falar do Corum? Eu não referi esses produtos, nem estou a par deles.
Alex

Mensagem por Alex »

JRJordao Escreveu: 15 ago 2026 16:39
Porque me estás a falar do Corum? Eu não referi esses produtos, nem estou a par deles.
Erro meu, como foi no seguimento do comentário em que o D@emoon foi buscar o Corum (sabe-se lá porquê...), pensei que estavas a referir-te a este.

Em relação ao restante, se as pessoas não querem contraditório sobre a sua opinião não a partilhem num espaço de discussão publica.
Agora não se armem em virgens ofendidas, partilhei informação sobre um fundo e vieram com comparações disparatadas.
Os comentários estão aí para quem os quiser ler.
Alex

Mensagem por Alex »

Lvsitano Escreveu: 15 ago 2026 15:20 E portanto achas que 610k é um valor que é fácil de conseguir para viver dos dividendos? Acredito mais que quem tenha 610k para estarem investidos ali num FI não tenha grandes preocupações com dinheiro :lol:
Fiz um exercício teórico para uma questão tua.
wot89
Registado: 20 jan 2024 20:18
Has thanked: 123 times
Been thanked: 26 times

Mensagem por wot89 »

Alex Escreveu: 15 ago 2026 14:44

A imagem abaixo é retirada do relatório de contas do Property:

Imagem

Desculpem lá entrar aqui no terreno de batalha, mas esse AF Imobiliário que tem tido melhores resultados que o Property, é subscrito onde ?
Paranoid
Registado: 30 mar 2025 12:53
Has thanked: 2 times
Been thanked: 6 times

Mensagem por Paranoid »

No crédito agrícola, na parte dos investimentos, apresenta boa informação na carteira detida? Tipo rendibilidade anualizada, peso por ativo? Em comparação com o best, neste aspecto, fica muito atrás? Alguém tem ou teve carteira nos dois bancos? Já tive no best há muitos anos..o CA não conheço (gostaria pelo CA património crescente)
Responder